Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia Mundial do Gato: tudo sobre a data dos felinos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dia-mundial-do-gato

Na data 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato. Para todos os peludos, sem se importar com o tamanho, raça e cor, todo gato é amor.

Se você, assim como nós, é apaixonado por esses peludinhos, temos um convite especial para fazer: continue a leitura e saiba tudo sobre o Dia Mundial do Gato. Preparamos um conteúdo especial para homenagear e celebrar a presença dos gatos em nossas vidas. Confira!

17 de fevereiro é o Dia Mundial do Gato

É o Dia Mundial do Gato. Mas, para nós tutores apaixonados, quando não é o dia dos nossos amados pets, não é mesmo? Porém, a escolha do dia 17 de fevereiro tem uma simbologia muito importante. Senta que lá vem história!

A data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de conscientizar e promover campanhas contra os maus tratos aos gatos. A boa notícia é que a ideia se espalhou pelo mundo.

Uma prova disso é o surgimento de diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, que aproveitam a data para promover a adoção de gatos abandonados, informações essenciais sobre os felinos, dicas de cuidados, alimentação e muito mais.

Não é só isso! A proposta deu tão certo que, a partir disso, o Dia Mundial do Gato não ficou reservado apenas a uma ocasião no ano. Ao redor do mundo, existem diversas datas dedicadas a celebrar a vida dos gatos de estimação, conheça algumas delas para celebrar ao lado do seu amigo: 

20 de fevereiro – Dia do Gato nos Estados Unidos

dia mundial dos gatos
As datas comemorativas para gatos é importante para conscientizar sobre os cuidados essenciais com a saúde e bem-estar dos felinos.

O Dia do Gato nos Estados Unidos é uma homenagem ao Socks, em tradução livre, “meias”, que era nada mais nada menos que o gato de estimação do ex-presidente Bill Clinton.

O animal de estimação era muito popular e querido pelos americanos por seu jeito carismático e suas aparições na Casa Branca. Dentre as suas “gatices” estava subir na mesa oval em eventos de imprensa. Em 20 de fevereiro de 2009, poucos dias antes de completar 20 anos de idade, o Socks , que já estava com a saúde debilitada devido a um câncer, nos deixou.

Com isso, a data, que já era conhecida como o “Dia Nacional de Amar o Seu Pet”, ganhou também mais um belo adjetivo e se tornou o Dia do Gato para os americanos. 

22 de fevereiro – Dia Nacional do Gato no Japão

O Dia do Gato no Japão é celebrado no dia 22 de fevereiro e foi criado em 1987. Essa é uma data muito especial para eles pois além de reforçarem o seu amor pelos felinos, é um momento de muita diversão. Muitos se vestem como gatos ou fazem fotos “engraçadinhas” nas redes sociais e nos comércios com doces, mangás temáticos e retratos, por exemplo.

A escolha da data tem uma explicação: conhecida como “Neko no Hi”, o dia foi escolhido graças aos seus números: 22/2 (ni ni ni), que tem uma pronúncia que soa aos japoneses como o miado de um gato (nyan nyan nyan).

1 de março – Dia Nacional do Gato na Rússia

Na Rússia, o Dia dos Gatos é celebrado no dia 1 de março. A data, que tem o objetivo de celebrar os gatinhos domésticos ou de rua, também reflete muito a cultura que os russos têm com os felinos.

Estima-se que mais da metade da população que mora na Rússia têm pelo menos um felino em casa, destacando o país com o maior percentual de tutores de gatos do mundo. Inclusive, existe uma superstição por lá: quando se compra uma casa ou apartamento, o gato da família precisa entrar primeiro, para que o ambiente fique livre de maus espíritos.

04 de abril – Dia de Abraçar seu Gato

Você sabia que todo 4 de Junho é celebrado o “Dia de abraçar seu gato?” Isso mesmo! Não se sabe exatamente qual é a origem desta data, mas com certeza é só mais um motivo para os tutores fazerem carinho nos seus bichinhos. Seja qual for a ideia por trás da data, uma coisa é certa: é mais uma oportunidade de mostrar o quanto amamos nossos gatos.

08 de agosto – Dia Internacional do Gato

Visa conscientizar os tutores sobre como cuidar de seus felinos. A data foi criada pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (International Fund For Animal Welfare), em 2002. A partir daí, 8 de agosto também ficou dedicada aos gatinhos, sendo reconhecida como o Dia Internacional do Gato.

Dia do gato preto: 17 de agosto

dia do gato preto
A data comemorativa visa exaltar o amor e carinha que esses felinos merecem, como também espantar qualquer tipo de preconceito sobre eles.

Dedicada aos gatos pretos, essa data tem um papel muito importante para desmistificar e proteger esses felinos. Pois estamos falando de um animal de estimação que sofre muita violência e maus-tratos devido à diversos preconceitos.

No Brasil e no mundo, o dia 17 de agosto é conhecido como Dia do Gato Preto ou Dia Internacional de Apreciação do Gato Preto. O idealizador da data foi o defensor dos animais Wayne H. Morris.

29 de outubro – Dia do gato

O dia 29 de outubro também é celebrado como Dia Internacional do Gato. Considerada uma das datas oficiais, os felinos têm mais esse momento especial no calendário. A data foi escolhida pela Colleen Paige, uma instituição especializada no comportamento animal, que visa promover o bem-estar dos bichinhos.

Essas são algumas datas especiais no calendário dos gatos, que são perfeitos para você registrar momentos, retribuir todo carinho, amor e gratidão que os felinos tem por você. Inclusive, para te ajudar, separamos algumas dicas.

Saiba como comemorar o Dia mundial do gato

adote um gatinho
Os gatos são animais muito amados e super especiais, por isso merecem muitas e muitas datas comemorativas.

Cada vez mais os tutores apaixonados pelos seus felinos buscam formas de celebrar datas especiais, como o Dia Mundial do Gato e o aniversário do pet, por exemplo.

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população felina cresce a cada dia no Brasil, registrando 27,1 milhões de animais. Viu? Os gatos são animais de estimação muito amados. Então, se você quer saber como comemorar essas datas, confira 4 dicas: 

  • crie um ambiente para o seu gato, a gatificação só traz benefícios ao seu amigo;
  • acessórios como arranhadores e brinquedos são essenciais para a diversão do pet; 
  • a ração e petisco prediletos são sempre bem-vindos;
  • Interação com muito carinho e amor.

Dia Mundial do Gato: adote um gatinho

dia internacional do gato
Que tal adotar um gatinho? A Cobasi te ajuda!

A adoção de animais é um ato de amor e responsabilidade. Por isso, é sempre bom destacar que a partir do momento da adoção, você será o responsável pelo bem-estar de uma vida.

A guarda responsável é a primeira etapa antes de tomar a decisão de adotar. É preciso  refletir sobre os impactos que a chegada de um bichinho tem na nossa vida, validando questões, como:

  • quantas horas você poderá passar com seu gato?
  • o gato vai viver com outros animais?
  • terei condições de garantir o bem-estar do pet?

Essas são apenas algumas questões que você precisa responder e combinar com o seu momento de vida. Posteriormente, se a decisão for positiva, nos da Cobasi, estamos sempre prontos para ajudar os tutores nas etapas da adoção.

O Cobasi Cuida – pilar social da Cobasi – desde 1998 atua a favor da adoção, guarda responsável, proteção e promoção do bem-estar animal. Para te ajudar a encontrar o seu gatinho, a nossa plataforma online reúne dezenas de associações protetoras de animais e ONGs parceiras que conectam animais em busca de um lar com famílias responsáveis.

Confira algumas das diversas ONG’s especializadas e dedicadas na adoção de gatos parceiras da Cobasi Cuida: 

  • SOS Gatinhos;
  • Perfeitos Especiais;
  • GPA;
  • Só Gatinhos;
  • Res-gatinhos;
  • Vet Amiga dos Animais.

Dê o play e conheça mais sobre o trabalho do Cobasi Cuida:

Você já adotou um gato? Então, você vai precisar montar um enxoval para ajudar na adaptação do pet à nova casa.

Funciona assim: na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para gatos. Então, com base no porte, idade, características da pelagem e hábitos, são escolhidos acessórios, produtos, rações e outras soluções que vão ajudar no dia a dia do seu amigo.

Visite o pet shop online ou vá até uma loja física da Cobasi para montar o enxoval para gato, fundamental para quem vai receber um peludinho novo em casa e quer se preparar para isso. 

5 curiosidades sobre os gatos

Como nós amamos muitos felinos, listamos cinco curiosidades sobre os gatos que você precisa conhecer.

1. Gatos não enxergam apenas preto e branco

Os gatos enxergam cores, sim. A diferença é que não conseguem ter a mesma visão de uma pessoa. Enquanto um humano tem três tipos de pigmentos na retina, o que o torna capaz de captar o azul, o vermelho e o verde (juntos formam outras cores), os gatos têm apenas dois pigmentos, limitando o espectro de cores que podem ver.

2. Gatos não sentem o gosto doce

Isso mesmo, os felinos não sentem o doce. Aliás, os gatos são carnívoros, o gosto salgado os agradam bastante. Vale explicar que o paladar deles não é tão aperfeiçoado, embora eles sintam gostos, o olfato se torna o principal sentido na hora de escolher um alimento.

O olfato deles é bastante apurado, sendo 14 vezes maior que o de um humano. Por isso, conseguem sentir quando uma comida está azeda ou amarga.

3. Ronronar tem mais de um significado

O famoso som de ronronar emitido pelos gatos nem sempre tem um significado claro. Por exemplo, em alguns casos, o ronron demonstra que o felino está confortável na presença do tutor. Porém, o som também serve para chamar a atenção e alegar que possa estar com fome, satisfeito, pedidos por carinho ou até para se afastar de alguma coisa que seja perigosa.

4. Gatos odeiam água? Não é bem assim

Já escutou que todo gato não gosta de água? Pois é, mas isso depende de como o felino estará acostumado em sua rotina. Inclusive, há raças que adoram se molhar, como o Maine Coon e o Angorá Turco, chegando a se jogarem embaixo de torneiras na ausência de água. Então, não é uma regra estabelecida que os gatos são contrários à água, isso é relativo.

5. Gatos são traiçoeiros?

Algumas pessoas associam os gatos a animais traiçoeiros e ariscos. Porém, na prática, o modo que ele demonstra carinho é peculiar e isto não representa que ele seja traiçoeiro. Por exemplo, ele pode lamber o tutor e, depois, dar uma leve mordida. Em vez de ser um ato de agressão, é a forma que ele encontra para manifestar o seu afeto.

ongs de gatos

Gostou de saber mais sobre as datas que simbolizam o amor que temos pelos gatos? Nos comentários, conte a sua história com o seu amigo. Queremos saber tudo. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário