Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Enxoval para gato: tudo que o seu pet precisa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Enxoval para gato: tudo o que o seu pet precisa

O enxoval para gato é fundamental para quem vai receber um peludinho novo em casa e quer se preparar para isso. Seja um gato filhote ou um animal já adulto, há uma série de itens de primeira necessidade para garantir o bem-estar e a segurança do pet. Além disso, outros itens contribuem para a sua alegria e conforto.

Neste artigo vamos falar sobre tudo o que não pode faltar no enxoval de gato! Também vamos dar dicas de como você pode se organizar para receber o seu novo melhor amigo. Fique com a gente para descobrir!

Enxoval para gato filhote ou adulto

Enxoval para gato: filhote ou adulto, tudo o que o pet precisa

Gatos são animais extremamente limpos e inteligentes. Assim como os cachorros, eles precisam de uma alimentação adequada à sua idade e fase da vida, que leve em consideração todas as suas necessidades nutricionais.

Mas o enxoval do gato vai muito além da ração e dos petiscos. É preciso considerar onde o pet irá dormir, quais brinquedos são mais estimulantes para ele e que cuidados diários você deve ter com a pelagem, por exemplo. Afinal, é assim que o tutor garante que o pet esteja sempre limpinho, bonito e bem cuidado.

Como a grande maioria dos gatos não tem hábito de passear na rua, como acontece com os cães, é preciso garantir que o pet sinta-se entretido e desafiado no ambiente interno da casa.

Uma das melhores alternativas para tornar isso possível é promover a chamada gatificação do ambiente. Ela consiste em uma série de ações que o tutor toma para tornar a casa adequada e estimulante para os instintos naturais do gatinho. Aí estão incluídas a disponibilização de prateleiras, tocas, rampas e redes pelo ambiente.

Gato se divertindo em um ambiente gatificado
Marca exclusiva Cobasi. A linha Flicks oferece produtos de alta qualidade para o enriquecimento ambiental do seu pet.

Com isso e com sessões diárias de interação com o peludo, a rotina do felino passa a ser mais completa, agradável e saudável. Assim você contribui diretamente para o bem-estar e a felicidade do animal.

Coleira para gato

Coleira para gato

Não é porque o seu gatinho não vai todos os dias passear na rua que você não precisa investir em uma boa coleira. A coleira e a placa de identificação são itens importantíssimos! Afinal, elas garantem que o pet não se perca nas visitas ao veterinário e que possa ser encontrado caso isso aconteça.

Escolha o modelo que preferir e lembre-se de fazer uma adaptação com o pet aos pouquinhos, para que ele se acostume com o acessório. Isso é especialmente importante se você pretender levar seu felino em viagens e passeios.

Ração e petiscos para gatos

A definição da ração e dos petiscos mais adequados ao seu pet deve ser feita em conjunto com um médico-veterinário. O profissional de saúde indicará a necessidade diária de ingestão de nutrientes do seu pet. Dessa forma, ele se mantém saudável e com desenvolvimento adequado para a idade e fase da vida.

Se for necessário, por qualquer motivo, fazer uma troca da alimentação do seu pet ou introduzir alimentos novos, faça isso gradativamente. Vá apresentando a nova ração para o pet pelo menos ao longo de uma semana, enquanto reduz a quantidade de alimento antigo.

Assim você dá tempo para que o seu gatinho se acostume com os novos sabores, aromas e texturas e consegue observar caso haja qualquer reação desagradável e imprevista, como diarreia ou falta de interesse pela comida.

Comedouro, bebedouro e fonte de água

Comedouro, bebedouro e fonte de água

Os gatos gostam muito de água fresca e corrente. Por isso, se você passa muito tempo fora de casa, deixando o pet sozinho, considere investir em uma fonte de água própria para gatos.

A escolha do bebedouro e do comedouro são mais importantes do que parecem. Invista em itens de qualidade e com boa durabilidade, que sejam fáceis de limpar e que não retenham cheiro ou gosto, para que seja possível trocar a alimentação do pet sem maiores problemas.

Lembre-se de que esses itens devem ser limpos diariamente para remover restos de alimento que podem atrair insetos indesejados, além de contribuir para a proliferação de bactérias e fungos. Assim você também contribui para proteger a saúde do seu pet!

Caixa de areia

Se você tem ou pretende ter mais de um gato em casa, é fundamental que cada um tenha a sua própria caixa de areia. Os torrões formados pelo contato com as fezes e a urina do gato devem ser removidos diariamente, se possível logo depois que o pet usar o banheiro, para evitar sujeira no ambiente e também o mau cheiro.

Pelo menos uma vez por semana você deve fazer uma limpeza completa, com água corrente, sabão neutro e uma escovinha própria para isso. Depois que a caixa de areia estiver completamente seca, coloque o granulado higiênico da sua preferência e devolva o item para o espaço destinado na sua casa a abrigar o banheiro do pet.

Shampoo e condicionador

Shampoo e condicionador

Gatos são animais “autolimpantes”, mas isso não quer dizer que você pode ignorar os cuidados com sua pele e pelagem. Se desejar ou se for preciso dar banho neles, utilize apenas produtos próprios para felinos, para evitar que haja qualquer reação alérgica indesejada.

Escova

Uma boa escova rasqueadeira pode fazer grande diferença na quantidade de pelos caídos e espalhados pela casa, além de contribuir diretamente para a saúde do pet. Há uma redução na formação das temidas bolas de pelo bastante considerável quando os gatos são escovados diariamente, pois assim os fios soltos que seriam engolidos ficam presos à escova.

Acostume o seu gato o quanto antes com o ritual da escovação. Você pode usar petiscos para que ele fique mais seguro e confortável durante o procedimento, por exemplo. Seja firme, mas não deixe de ser gentil, para evitar machucados e puxões caso haja algum nó.

Arranhadores e brinquedos

Os arranhadores também devem ser itens de uso individual caso haja mais de um gato na casa. Isso porque o felino tende a se esfregar no objeto, marcando território, e pode acabar arrumando briga com outro gato se precisar disputar espaço.

Os brinquedos devem ser de qualidade e seguros para a idade, tamanho e fase da vida do pet. De tempos em tempos é preciso fazer uma inspeção para descartar os que oferecem riscos de acidentes, como partes soltas que podem ser engolidas, além de uma limpeza para remover qualquer sujeirinha.

Caixa transportadora

Mesmo que o seu gatinho saia de casa apenas para comparecer às consultas de rotina com o médico-veterinário, é preciso investir em uma caixa de transporte adequada.

Escolha modelos com tamanho que permitam a movimentação livre do gato no espaço interno e que garantam ventilação suficiente para que o animal não sufoque. Nunca deixe o gato preso na caixa de transporte exposta ao sol, vento, frio ou chuva, pois mesmo sendo um ambiente fechado é preciso protegê-la.

Personal Pet: o serviço de enxoval da Cobasi

Personal Pet: o serviço de enxoval da Cobasi

Se mesmo com todas as informações que fornecemos aqui você sente que ainda pode se beneficiar de uma ajuda especializada, a Cobasi oferece o serviço de Personal Pet em todas as suas lojas físicas.

O Personal Pet é um serviço de assessoria que ajuda a localizar, entender e escolher todos os itens de primeira necessidade para você que vai se tornar tutor de pet e não sabe muito bem por onde começar.

Funciona assim: você vai até uma loja física da Cobasi, procura pelo colaborador especializado na elaboração do enxoval pet e descreve o seu melhor amigo peludo para ele. Espécie, porte, idade, características da pelagem, hábitos relacionados aos passeios, brincadeiras e interesses e por aí vai… toda informação é válida!

Com isso será possível escolher os melhores alimentos (ração e petiscos) e acessórios para comida e bebida, o modelo e tamanho de cama correto, os brinquedos, roupinhas e itens de higiene adequados para o seu pet. Além disso, você pode escolher os acessórios de passeio que vão garantir que o seu pet esteja seguro fora de casa.

Aproveite para conhecer mais esse serviço incrível na unidade Cobasi mais próxima de você!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário