Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia do Meio Ambiente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dia Mundial do Meio Ambiente

Você sabe qual é a importância do Dia do Meio Ambiente? E qual é o nosso papel nessa luta tão importante pelo futuro do nosso planeta e das novas gerações? Continue a leitura e descubra por que a data foi criada!

Criação do marco e significado

O Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, e desde então ele é celebrado todos os anos. Seu objetivo principal é incentivar o pensamento crítico sobre como as nossas atitudes afetam os recursos naturais do planeta e as consequências das nossas ações a curto, médio e longo prazo na biodiversidade e na sobrevivência das espécies.

Quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O Dia do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho. A data faz referência à abertura da Conferência de Estocolmo na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante este dia, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência sobre Meio Ambiente, com princípios que visam à preservação da natureza.

A reunião durou 11 dias e reuniu diversos governos e ONGs de todo o planeta.

A importância do Dia do Meio Ambiente

A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente visa conscientizar a sociedade e governantes sobre os impactos do ser humano na natureza, a fim de promover atividades de proteção e estimular a tomada de atitudes a respeito da preservação.

Todos os anos, nesta data, países e instituições divulgam suas ações para preservar o meio ambiente e diminuir o impacto da ação humana sobre a natureza.

Além de avaliar o papel dos governos e das empresas, a data marca o lançamento de campanhas que procuram conscientizar a população sobre as atitudes que podem fazer a diferença quando o assunto é cuidar do planeta.

O crescimento do número de problemas ambientais mostra que o impacto gerado pela ação humana na natureza ainda é muito grande. Se o consumo exagerado de recursos naturais, a perda da biodiversidade, poluição e outras adversidades continuarem no mesmo ritmo, as consequências irão comprometer a sobrevivência de todos nós.

Portanto, garantir um desenvolvimento sustentável através de ações diárias é a melhor maneira de assegurar mais anos de vida na Terra.

Como posso ajudar o meio ambiente?

O papel de cada um de nós

Às vezes podemos nos sentir impotentes diante de desafios muito grandes, mas podemos cuidar do planeta todos os dias, um pouquinho de cada vez. Na verdade, isso vale para todos nós – qualquer pessoa comum que opte por fazer a diferença no seu cotidiano.

Todas as empresas, os governos e as instituições que existem são feitas por seres humanos, como nós. Por isso, se cada um fizer a sua parte, mudando pequenas atitudes no dia a dia, todos nós podemos ir muito longe juntos.

Medidas básicas do dia a dia para preservar o meio ambiente

O Dia do Meio Ambiente nos ajuda a lembrar como podemos contribuir para a sua preservação. Confira algumas medidas básicas!

  • Fechar a torneira ao escovar os dentes e durante o banho, enquanto ensaboamos o corpo ou cabelos.
  • Optar por veículos não poluentes, como bicicletas, carros elétricos ou que utilizem combustíveis de origem natural.
  • Planejar o consumo de alimentos para evitar desperdício.
  • Reciclar, reutilizar e reaproveitar, sempre que possível.
  • Preferir comprar de empresas que tenham responsabilidade socioambiental comprovada.
  • Separar o lixo para coleta seletiva.
  • Evitar todo tipo de consumo desnecessário, especialmente aquele que gera muito lixo.
  • Nunca, jamais comprar animais silvestres que não estejam devidamente documentados e registrados.
  • Desligar a luz e o ventilador dos cômodos que estiverem vazios.
  • Abrir e fechar a geladeira rapidamente.
  • Utilizar a máquina de lavar roupas com consciência, na capacidade máxima. Dessa maneira, você evita o desperdício de água.
  • Optar por materiais biodegradáveis.
  • Ser responsável sempre que for à praia, cachoeira ou fizer trilhas em meio à mata. Para isso, fique atento para não deixar lixo para trás nem invadir o espaço dos animais que ali residem.
  • Conscientizar as crianças da importância de incorporar esses hábitos às suas rotinas. Dessa maneira, elas crescem com consciência socioambiental e se tornam adultos responsáveis e respeitosos com o meio ambiente.

E você, o que mais acrescentaria a essa lista? Vamos juntos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário