Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dia Nacional dos Animais é celebrado em 14 de março

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Dia nacional dos animais capa
O Dia Nacional dos Animais é uma data para falar sobre a importância de lutar contra abandonos e maus tratos

Você sabia que o Dia Nacional dos Animais é comemorado todo o dia 14 de março? É isso mesmo! A data foi criada para ajudar na conscientização da importância da proteção aos animais, sejam eles silvestres ou domésticos.

Quando surgiu o Dia Nacional dos Animais?

O Dia Nacional dos Animais é uma celebração recente, criada em 2005. Na época, entidades que atuam na proteção animal, se reuniram para criar uma data para reforçar a importância dos animais.

As comemorações do Dia Nacional dos Animais têm como objetivo gerar reflexões e ações para evitar maus tratos e abandonos. Além, é claro, de incentivar a adoção e posse responsável de animais de estimação.

Denuncie os maus tratos

A principais maneiras de contribuir com o bem-estar dos pets no Dia Nacional dos Animais é denunciar maus tratos a qualquer tipo de animal.

De acordo com a lei n° 9.605 de 1998, determina que maus tratos a animais domésticos e/ou silvestres são considerados crimes.

Além dela, há a Lei 1.095/2019 que aumenta a punição para quem abusar, agredir ou mutilar os animais, com penas que podem variar de 3 meses a 1 ano e multa.

O que são maus tratos?

São considerados maus tratos qualquer ação que comprometa a saúde física e mental dos animais. Os mais comuns são:

  • deixar o animal sem alimentação e água;
  • mantê-lo em locais sujos e anti-higiênicos;
  • não cuidar da higiene do animal;
  • abandonar o animal;
  • obrigá-lo a realizar trabalhos exaustivos;
  • ferir, mutilar e até mesmo matar o animal;
  • promover lutas entre animais;
  • promover violência física ou psicológica.

Como participar do Dia Nacional dos Animais?

homem cuidando de cachorro e gato
Uma das maneiras de participar do data é praticar a adoção responsável

Além de denunciar maus tratos às autoridades locais, há outras maneiras de participar ativamente do Dia Nacional dos Animais. Confira as principais.

Adoção Responsável

Sempre realizar adoção de animais de abrigos locais. Pois, além de oferecer conforto, alimentação e segurança a um animal abandonado, você permite que a ONG possa resgatar outro animal.

Educação e Conscientização

Informação e conscientização são essenciais para ajudar na promoção do bem-estar dos animais domésticos. Sempre que possível, compartilhe conhecimento com pessoas que pretendem fazer a adoção responsável de um pet. 

Apoie ONG’s de proteção animal

Oferecer suporte para ONG ‘s de proteção animal contribuiu para que muitos animais possam ser resgatados e protegidos contra os maus tratos. Doenças e trabalho voluntário são ótimas opções para contribuir com a causa da proteção animal.

Agora que você já sabe por que comemorar o Dia Nacional dos Animais, conte para gente: o que você tem feito em prol da causa animal?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário