Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

“Vira-lata caramelo” pode virar patrimônio cultural brasileiro

Por Cobasi   Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro vira-lata caramelo sentido com fundo cinza
Tie é um vira-lata caramelo adotado pela Khadia Rodrigues, colaboradora da Cobasi

Mais do que uma paixão nacional, agora o vira-lata caramelo pode virar oficialmente um símbolo da nossa cultura! O Deputado Felipe Becari (União-SP) é autor do Projeto de Lei 1897/23 que reconhece a expressão como parte importante da nossa identidade.

Continue a leitura e entenda.

Projeto de Lei 1897/23: “vira-lata caramelo” como patrimônio brasileiro

O Projeto de Lei propõe que a expressão “vira-lata caramelo” seja reconhecida como manifestação cultural imaterial do Brasil. O texto foi aprovado pela Comissão de Cultura e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania após o recesso parlamentar.

O autor da proposta, o Deputado Felipe Becari, busca enaltecer as qualidades desses “cachorros mais populares e amados do Brasil”, como redigido no texto.

“Apesar de muito amados, os vira-latas ainda sofrem com o preconceito de algumas pessoas, que os consideram menos nobres do que os cães de raça pura. No entanto, a verdade é que esses animais são tão inteligentes, leais e adoráveis quanto outros cachorros.”, completa Becari estimulando o debate sobre o tema.

Próximos passos para o vira-lata caramelo virar Lei!

Cachorro vira-lata caramelo deitado no sofá
Fonte: Pixabay

O Deputado Felipe Becari apresentou o Projeto de Lei em abril de 2023. Desde então, o texto foi aprovado pela Comissão de Cultura. No momento, a Câmara está em recesso parlamentar e deve voltar em 2 de fevereiro, quando o processo será retomado.

A tramitação é em caráter conclusivo e após passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, se aprovado, deve seguir para o Senado sem a necessidade de aprovação no Plenário da Câmara.

Vai, Caramelo!

Afinal, o que é um patrimônio imaterial?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera patrimônios imateriais expressões, representações, conhecimentos, técnicas e práticas que a comunidade em questão reconhece como patrimônio cultural.

E é claro que o vira-lata caramelo, cedo ou tarde, seria lembrado para o título!

O reconhecimento legal, colocará o famoso Caramelo ao lado de símbolos brasileiros, como o Círio de Nazaré, o queijo minas artesanal e o Bumba Meu Boi.

Leia o Projeto de Lei 1897/23 na íntegra.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário