Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Diamante-de-gould: saiba como cuidar desse pássaro

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Diamante Gould Diamante Gold
O Diamante-de-Gould é conhecido pela coloração única de sua pelagem

O Diamante-de-Gould, ou Diamante Gold, é uma ave da família Estrildidae e pertencente à ordem dos Passeriformes. As curiosidades começam pela sua identificação que, na verdade, são duas. Isso mesmo! Esse pequeno e colorido passarinho é reconhecido por dois nomes científicos: Chloebia gouldiae e Erythura gouldiae.

Mas, não pense que é só isso. Essa ave tem diversas características e curiosidades que você precisa conhecer. Quer saber mais sobre esse pequenino e exuberante pássaro? Continue a leitura!

Diamante Gould ou Diamante Gold?

É muito comum você ver o nome Diamante Gold por aí, no entanto, o nome correto desse lindo passarinho é Diamante-de-Gould. A ave recebe este nome devido a um ornitólogo, aquele profissional estudioso de pássaros. O inglês John Gould catalogou a espécie em 1844. Quem deu o nome foi a própria mulher de John, que o ajudava a desenhar os pássaros que ele avistava.

Origem do Diamante-de-Gould

Descoberto em meados do século XIX,essa pequena ave é originária da Austrália, e foi levada para a Inglaterra em por volta de 1887. A partir daí, a espécie foi difundida e ganhou espaço no mundo todo, o que gerou uma queda no número de pássaros, devido à exploração do seu habitat natural pelo homem.

Diamante Gould cores e características

Os Diamante Gould são aves muito coloridas e podemos observar três principais variações de uma mesma espécie: cabeça vermelha, cabeça preta e cabeça laranja. Desde a sua descoberta, foram realizados vários cruzamentos, culminando em variações de cores. Entre elas, o Diamante Gold azul.

Apesar da grande variedade, a espécie possui uma característica presente na maioria dessas aves. O bico pequeno tem coloração clara, com a ponta alaranjada ou avermelhada. As penas da região da barriga a pelagem é amarela, no peito é visto um roxo bem vivo. O dorso tem o verde claro como cor que mais se destaca. 

De cor azul celeste vemos um colar ao redor do pescoço. A cauda possui o mesmo tom de azul, variando com preto. Já na cabeça, há máscaras que podem ser de cor vermelha, laranja ou preta. Tantas variedades fazem dessa ave exótica um dos pássaros mais admirados em todo o mundo.

Além de cores exuberantes, ele é um pequeno passeriforme, chegando a ter entre 12 e 14 centímetros de altura. Seu peso, quando adulto, varia entre 10 e 12 gramas. Esse belo passarinho pode viver em torno dos 8 anos, se cuidado de forma adequada e com o manejo correto.

Você já sabe tudo sobre a plumagem e as características físicas deste belo animal, mas e o seu comportamento? O Diamante Gould é uma ave muito tranquila e que pode viver bem com outras espécies de passeriformes, à exemplo do Manon. Entretanto, para que isso seja possível é importante que haja espaço na gaiola, poleiro, comedouro e bebedouro suficiente para ambos.

Como cuidar do Diamante-de-Gould?

pássaros Diamante-de-gould no ninho
O Diamante-de-gould é um pássaro que precisa de cuidado especial com alimentação.

Se você pretende criar Diamante-de-Gould em casa, saiba que existem alguns cuidados fundamentais com essas bonitas aves ornamentais. Mas, não se preocupe que vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber.

Gaiola

A gaiola do Diamante-de-Gould deve ser espaçosa e possuir poleiro, com comedouro, bebedouro, banheira e brinquedos de madeira. Para enriquecer ainda mais o ambiente, podem ser usados galhos de árvores bem torneados.

Além disso, é importante manter um cronograma de higienização semanal. Não deixe a gaiola da ave em local com correntes de ar e sol direto no verão e muito menos no inverno, eles são sensíveis. Mas, vale destacar que o local do viveiro precisa ser arejado e ter luminosidade.

Ninho

Para montar o ninho do diamante-de-gould uma opção é fazer com caixa de madeira, forrado internamente com grama japonesa, raízes ou até materiais prontos (esses acessórios você encontra no pet shop online da Cobasi). 

Lembre-se, na natureza, os diamantes-de-gould preferem dormir em ninhos ou em buracos nas árvores, reforçando a importância de investir em um ninho para a ave. 

Alimentação

O Diamante-de-Gould é uma espécie predominantemente granívora, ou seja, se alimenta preferencialmente dos grãos que estão no alto das árvores. Quando criada por tutores, é comum a mistura de sementes composta de alpiste, painço, milheto senha, entre outras.

Nas épocas mais críticas, como reprodução, mudança de penas e estresse, é importante dar uma farinhada (farinha de rosca e de ovo) de boa qualidade diariamente. Por fim, verduras, como couve e chicória, legumes como jiló e frutas são ótimos complementos a essas aves.

Reprodução do Diamante-de-Gould

A partir do 15º mês de vida, os Goulds estão sexualmente prontos para a reprodução. Apesar de serem férteis antes, não é indicado. Quando bem cuidados, eles podem se reproduzir em qualquer período do ano. 

O casal bota de 4 a 6 ovos por postura, que demoram de 14 a 17 dias para eclodir. Entre os 10 e 12 primeiros dias de vida, a ave ainda não tem penas e possui a pele cor-de-rosa. 

Os filhotinhos começaram a comer sozinhos a partir dos 45 dias, nessa fase não é indicado separá-los dos pais. Porque são aves bastante frágeis nessa época e precisam da proteção e cuidados dos pais para se desenvolverem. Com 1 ano de idade, eles atingem a plumagem completa de adulto.

Um fato muito interessante é que é muito comum ser utilizado ama-seca para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de Gould. Normalmente essa babá é o pássaro Manon.

Diamante Gold preço

O valor do pássaro Diamante Gold varia entre 100 e 200 reais. Se você vai comprar uma dessas aves, verifique sempre as credenciais para vendedor. Dessa forma, você colabora para a criação consciente e adequada desses lindos pássaros.

Agora que você já sabe tudo sobre o Diamante Gould – ou Diamante Gold – se tiver mais dúvidas sobre como criar esse pássaro, deixe uma mensagem nos comentários. E não esqueça tudo o que essencial para vida das aves você encontra aqui, na Cobasi.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Os comentários estão fechados.