Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Diferença entre boi e touro: entenda aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Diferença entre boi e touro: entenda aqui!

Na natureza, existem diversos tipos de animais, e alguns deles são extremamente parecidos, porém, possuem nomes distintos. Justamente por conta disso, é comum a gente se perguntar qual é a diferença entre boi e touro, por exemplo. Mas essa é bem fácil de responder! Quer descobrir?

Afinal, qual é a diferença entre boi e touro?

Por incrível que pareça, ambos os nomes se referem ao mesmo animal! Tanto o touro quanto o boi são da espécie Bos taurus, também conhecidos como gado doméstico, e se referem ao macho da vaca. Mas, então, qual é a diferença entre boi e touro?

Essa diferença de nomes não se trata de espécie nem de raça, mas sim da capacidade de procriar! Isso porque boi é a nomenclatura utilizada para se referir ao macho castrado, ou seja, que não tem atividade reprodutiva. O touro, entretanto, segue mantendo a função de reproduzir.

O boi costuma ser criado em pastos para arar a terra, ou como gado de corte, que será destinado à produção de carne. Por isso, ele é castrado em seus primeiros meses de vida, afinal, produzir descendentes não faz parte das funções atribuídas a ele. 

Já o touro se trata de um macho reprodutor, e costuma ser mantido nas criações de gado bovino, e o seu objetivo é, justamente, cruzar com as vacas férteis para garantir a descendência, aumentando o número do rebanho.

Ou seja, resumidamente, boi e touro são a mesma coisa, porém um é castrado e o outro não. Sendo assim, desempenham funções diferentes atribuídas pela atividade agrícola.

Sobre as principais características destes animais

Diferença entre boi e touro: entenda aqui!

De nome científico Bos taurus, essa é uma espécie de bovino. O macho, como já sabemos, se divide entre boi ou touro, dependendo de sua capacidade de reprodução. A fêmea é a vaca, e os seus filhotes são conhecidos como bezerros.

Esses animais são mamíferos e herbívoros, se alimentando, basicamente, de fenos, capins, pastagens, cana-de-açúcar, e rações feitas a partir do milho, farelos, soja, sorgos etc.

Além disso, essa espécie é ruminante, ou seja, após ingerir um alimento, este é regurgitado de volta para a boca, e depois é novamente mastigado e engolido. Isso porque o estômago dos ruminantes é dividido em quatro partes: retículo, rúmen, omaso e abomaso.

Em relação à alimentação, um fato interessante a ser mencionado é que o gado é capaz de passar até seis horas do dia apenas comendo, e mais oito horas somente regurgitando. 

Nos dias de hoje, é possível encontrar gados bovinos em quase todos os países, sendo que o Brasil é um dos maiores responsáveis pelos grandes rebanhos. Essa espécie foi domesticada pelo homem há bastante tempo e é muito utilizada em uma série de atividades como a produção de carne e de laticínios, sendo de extrema importância para a situação economia de diversos países.

Caso você tenha interesse em produtos para pets, a nossa loja conta com diversos produtos para cães, gatos e aves!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário