Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dogue Alemão: dócil e companheiro

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dogue-alemão

Gigante, o Dogue Alemão aparenta ser um cachorro intimidador para quem não o conhece. Mas, na verdade, é só aparência pelo seu porte físico.

O Dogue Alemão, também conhecido como cão dinamarquês, é companheiro e carinhoso com os seus tutores. Além de ser popular, já que a raça do famoso cachorro que protagoniza o desenho animado “Scooby-Doo”.

Continue a leitura e venha conhecer mais sobre a raça!

​Origem do Dogue Alemão

O nome revela sobre a origem da raça ser alemã. Os seus ancestrais eram o buldogue alemão ancestral, o Bullenbeißer, e cães de caça, Hatz e Saurüden. Este último era voltado para a caça de javalis. O Mastiff inglês e o Galgo irlandês são outros ascendentes do Dogue Alemão. 

Desde o início, aqueles apelidados como Dogue já se mostravam como cachorros fortes e grandes, mas ainda não havia uma raça única definida. 

No ano de 1878, em Berlim, uma espécie de comitê se formou com sete pessoas, entre criadores e juízes, e determinaram que variações da raça Dogue seriam Dogue Alemão.

Não há indício que a Dinamarca tenha participado da origem da raça, porém em alguns países ainda se associa o país escandinavo ao Dogue Alemão.  

​Características do Dogue Alemão

Sabe aquele cão que viraria uma estátua pela elegância? Este é o Dogue Alemão, conhecido como o Apolo entre as raças caninas.

Musculoso, forte e nobre, possui cabeça e pescoço expressivos, uma cauda alinhada com as costas, ou levemente para cima, com características que definem sua silhueta bem proporcionada.  

Eles são cachorros de grande porte, ou seja, os machos têm, no mínimo, 80 cm de altura. Enquanto as fêmeas não devem medir menos do que 72 cm.

Somado a sua elegância, demonstram uma expressão alerta e poderosa, o que simboliza a dignidade como um traço marcante da raça.

De pelo curto e espesso, o Dogue Alemão tem três variedades de cores: Dourado e Tigrado, Arlequim e Preto, além do Azul. 

dogue-alemão

​Comportamento do Dogue Alemão

O tamanho do Dogue Alemão chama a atenção, mas não esconde a sua personalidade cativante e dócil. Carinhoso e apegado aos tutores, é amigável, embora reservado com desconhecidos. 

Quando exigido, demonstra coragem e autoconfiança e, ainda assim, não exibe um comportamento agressivo. É extrovertido, de fácil trato e um excelente companheiro para um tutor ou família. 

Não costuma latir com muita frequência, somente em certos momentos, como em brincadeiras ou situações de grande excitação. No geral, o Dogue Alemão é um cão silencioso e gentil. 

Não difere muito de um dos seus personagens mais conhecidos, o “Scooby-Doo”, divertido e com ótima sensibilidade. 

Quais os principais cuidados com o cão?

Um dos principais cuidados com o Dogue Alemão é o pelo. Mesmo com uma pelagem curta, ele solta muito pelo, sobretudo na primavera e outono.

O recomendado é escová-lo com frequência para tirar a pelagem morta. Se puder, use uma escova certa para o seu amigo. 

Como falamos de um cão de grande porte, a alimentação é outro aspecto que necessita de atenção. Divida as refeições ao longo do dia para ele não comer em excesso numa única vez. Isso ajuda a evitar o sobrepeso e a torção gástrica, doença comum em raças grandes. 

Além disso, tenha um ambiente com um espaço para o seu cão. Ele gosta de se movimentar o que pode criar uma grande bagunça. E leve-o para fazer exercícios, uma boa caminhada ajuda a não desenvolver problemas físicos ou psicológicos ao seu pet. 

Conheça mais sobre outras raças de cachorro em nosso blog: 

 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Josimeia disse:

    Quero odoge alemão

Deixe o seu comentário