Guia do Beagle Filhote: tudo sobre a raça e principais cuidados

8 de fevereiro de 2021

Guia de Raças
Beagle filhote deitado com a boca de fora

O Beagle filhote é alegre e tranquilo, perfeito para famílias com crianças e pessoas calmas. Um ótimo companheiro para todas as horas e uma raça que pode viver em apartamento. Porém, antes de ter um exemplar em casa, é importante entender as características e cuidados com um Beagle.

Esta é uma raça com mais de 1.400 anos de história. Estes cachorrinhos são conhecidos por suas habilidades em caçar coelhos e foram bastante usados na Europa.

Conheça mais sobre a raça e como cuidar de um Beagle filhote em casa:

Filhote de Beagle dá trabalho?

A raça por si só é amável e se dá bem com todos ao seu redor. Um Beagle jovem adora correr e explorar lugares, ou seja, vai querer farejar a casa inteira assim que estiver ambientado com o novo espaço.

Outra características clássica da raça é o latido que vai de encontro ao companheirismo desses cachorrinhos. Eles não gostam de ficar sozinhos, então pense duas vezes caso não tenha tempo suficiente para o pet ou vá deixá-lo horas sem a companhia de alguém.

Os primeiros meses do seu Beagle serão dentro de casa, mas já se prepare para passeios diários após a administração de todas as vacinas. Animais com um instinto caçador e explorador precisam sair, sentir cheiros diferentes, conhecer lugares novos e interagir.

Como cuidar de um filhote de Beagle?

Mulher brincando com um beagle filhote

A raça de cachorro Beagle precisa dos mesmos cuidados que um cão filhote, porém com orientações específicas para eles. Para facilitar, reunimos em uma lista o que você precisa ter em casa para receber o seu amigo:

  • O seu pet vai precisar de uma caminha para cachorro desde o início. O cachorro Beagle é de porte médio, no caso dos mini, porte pequeno. Para escolher o produto correto, considere o tamanho adulto do seu amigo;
  • O comedouro e bebedouro são acessórios básicos que fazem parte do dia a dia do animal, fornecendo alimentação e hidratação;
  • Aventureiros de carteirinha! A raça Beagle é ativa, e para proteger seu amigo nos passeios, é fundamental o uso da coleira e placa de identificação;
  • Brinquedos ajudam a entreter o bichinho e gastar energia, se puder, escolher opções que estimulem o lado lúdico do pet e seu instinto de caça;
  • Petiscos para filhote possuem fórmulas desenvolvidas para esta fase da vida do cachorrinho, então você pode optar pelo snack como forma de recompensa.

Alimentação para Beagle filhote

A fase de crescimento dos cães é um período de alerta, pois é o momento que os ossos e órgãos vão acabar de se desenvolverem, e pensando nisso, a alimentação é crucial.

Existem várias rações para cachorro filhote de ótima qualidade, sendo aquelas Super Premium as mais nutritivas, com alto valor protéico e livres de corantes e aromatizantes artificiais. Algumas até fazem uso de conservante natural.

A melhor ração para Beagle filhote é aquela que o pet gosta de comer, tem o tamanho certo para a sua mastigação, ou seja, grão de porte pequeno ou médio, e fornece os nutrientes que ele precisa.

Vacinas para Beagle filhote

Um dos cuidados iniciais com qualquer pet de estimação é a sua carteirinha de vacinas. A primeira dose de vacinação deve acontecer após os 60 dias de vida do animal.

A V8/V10 é a mais importante e costuma estar dividida em 3 doses com frequência mensal. A vacina previne de doenças como cinomose, coronavirose, parainfluenza, leptospirose e hepatite canina.

Com a última administração da V8/V10, o veterinário deve incluir a antirrábica, vacina que protege contra a raiva e também é obrigatória. 

Outras vacinações, como a prevenção contra a tosse dos canis e giárdia são opcionais, porém não deixe de considerá-las pelo bem do seu Beagle filhote. Dois complementos importantes para a qualidade de vida do animal são o vermífugo e o antipulgas.

Como saber se o Beagle é puro?

Cachorros da raça beagle correndo

As três características que norteiam a aparência física do Beagle são suas orelhas longas e caídas, sua pelagem em branco e marrom, com possibilidade do preto, e a ponta da cauda branca.

Você só terá 100% de certeza que o seu amigo é puro com a presença do pedigree, que mostra a linhagem do pet e “de onde ele veio”.

Qual o tamanho do Beagle mini?

Enquanto um exemplar clássico da raça tem mais ou menos 33 cm, um Beagle mini ou “pocket” fica em torno dos 25 cm. Uma miniatura de pet!

Adestramento de um filhote

Pai e filha com um cachorro beagle

O Beagle filhote é considerado um cachorrinho bem teimoso, por isso o ideal é começar os treinamentos e educação desde cedo, assim o pet vai, aos poucos, entendendo que precisa de alguns limites.

Comece com o básico, que no caso do filhote, é aprender o local das necessidades. Depois você pode evoluir para os três comandos: senta, deita e fica.

Independente do processo que decida seguir, a recomendação é educar seu amigo através do adestramento positivo, que nada mais é que não brigar ou usar da força física. A melhor forma de ensinar é com amor e repreender com sabedoria, ou seja:

  • Tirar algo que ele gosta muito, como um brinquedo ou a sua companhia, caso faça algo errado;
  • Se acertar, elogie, faça carinhos e parabenize com um petisco, por exemplo.

Saúde e doenças mais comuns

A expectativa de vida do Beagle é de 10 a 13 anos. No geral, esta é uma raça resistente, os tutores precisam de uma atenção redobrada com as orelhas do bichinho, pois infecções de ouvido são comuns.

A obesidade também atinge muitos cães, por isso a dieta precisa ser equilibrada e sem exageros em petiscos, por exemplo.

Questões que envolvem a saúde do seu companheiro precisam ser tratadas como prioridade, visitas frequentes ao veterinário podem ajudar a prevenir a evolução de problemas.

Os primeiros meses de um bichinho em casa são pura alegria e novas descobertas, principalmente para tutores de primeira viagem. Agora que já leu tudo o que você precisa saber sobre a raça Beagle, é aproveitar seu filhote em casa com a família e seguir os cuidados necessários para que ele cresça saudável e feliz.

Temos mais conteúdo pra você! Veja outros artigos do nosso blog que podem te interessar: