Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Escada para cachorro: segurança e saúde

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Escada para cachorro

Assim como os seres humanos, os cães mais “baixinhos” podem precisar da ajuda de uma escada para cachorro para subir e descer de lugares mais altos em segurança. Aliás, não só os cães pequenos, mas os idosos e aqueles que precisam praticar atividades físicas também podem ser beneficiados.

Nesse artigo, vamos falar sobre a escada para cachorro e como ela pode ajudar seu companheiro peludo a se deslocar com mais conforto e segurança por alguns lugares da casa.

Escada para cachorro: quando utilizar?

Escada para cachorro: quando utilizar?

Se você tem um cão mini ou de pequeno porte em casa, ou até mesmo um de médio porte com patas curtinhas e coluna alongada, como o corgi e o dachshund, é muito importante pensar em uma escada para cachorro para facilitar a vida dele.

A escada para cachorro pode ajudar seu cão a subir e descer do sofá e da cama, caso você permita que ele deite e circule por esses lugares, mas também é muito útil nos casos em que há diferença de nível entre os ambientes da casa. Há algumas residências em que, para se passar da sala para a cozinha, há um grande degrau. Em outras, o cachorro precisa dar um salto para sair da casa e acessar o quintal.

Como esse tipo de movimento pode forçar bastante a coluna, as articulações e a musculatura dos cães, investir em uma escada para cachorro garante que seu amigo possa se deslocar com toda segurança.

Cachorros idosos, que estejam se recuperando de problemas de saúde, que tenham passado por procedimentos cirúrgicos e até aqueles que precisam de ajuda para se manter ativos e perder peso também podem se beneficiar da escada para cachorro.

Como escolher a escada para cachorro adequada

Como escolher a escada para cachorro adequada

O primeiro passo é avaliar o espaço onde você pretende instalar a escada para cachorro e comparar a área disponível com as medidas informadas pelo fabricante do modelo que pretende comprar.

Tire as medidas da altura, largura e profundidade do espaço que você tem em casa onde será colocada a escada para cachorro. É fundamental que a escada seja bem instalada para ficar estável, sem qualquer risco de queda para não machucar o cachorro. Não esqueça de observar o nivelamento do piso, para que a escada não fique bamba.

Depois disso, avalie o limite de peso da escada e compare com o peso corporal do seu cão. Muitas escadas para cachorro suportam cães com até 15 kg, então se o seu companheiro pesa mais do que isso é preciso encontrar um modelo que aguente uma carga maior sem se danificar.

Escada para cachorro que vira rampa

Alguns modelos de escada para cachorro também podem se transformar em rampa. Esse tipo de produto é bastante versátil pois pode ser utilizado, também, por animais que usam cadeira de rodas para se deslocar. Nesse caso específico, a escada para cachorro que vira rampa é ainda mais segura e confortável para o deslocamento dos cãezinhos.

Depois de escolher o modelo mais adequado para a sua casa e seu pet, fique sempre de olho no estado de conservação da escada para cachorro. Faça limpeza e manutenção regulares para prevenir acidentes, remova restos de alimento para não atrair insetos, e tome cuidado com partes soltas ou instáveis, que possam machucar seu cachorro.

Se você tiver um filhote em casa, fique atento para evitar que o cãozinho em treinamento mastigue a escada e engula partes do material de que ela é feita. Isso vale não só para a escada, mas para todos os outros itens que o filhote possa roer. Providencie brinquedos e petiscos para que ele possa coçar a gengiva sem se machucar.

Por fim, a dica mais importante: depois que escolher e instalar o modelo adequado de escada para cachorro, não esqueça que você precisa ensinar seu cão a usá-la. Seja paciente, persistente e muito constante nas orientações. Logo seu amigo vai entender que a escada é para o bem dele e começará a utilizá-la regularmente.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário