Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é espirro reverso em cães?

| Atualizada em

Colaboração de Pedro Giovannetti   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão espirrando

Embora o nome possa parecer estranho, o espirro reverso em cães é um problema comum entre os animais, especialmente nos cachorros braquicefálicos. Além disso, o espirro reverso de cachorro pode ser facilmente confundido com um engasgue. 

Qual a diferença do espirro reverso em cães para o comum?

Para entender como acontece o espirro reverso em cachorro, é importante compreender como ele ocorre de maneira comum. Normalmente, eles acontecem quando o ar é expelido dos pulmões para fora, por meio do nariz e da boca — no caso dos animais, do focinho. 

Isso acontece porque as narinas tem um papel fundamental na defesa do organismo, que é filtrar o ar, para que não entrem substâncias estranhas como poeiras, ácaros, pólens, etc. 

Já o espirro invertido, como também é conhecido, ocorre de forma contrária, ou seja, durante a inspiração.

Dessa forma, o espirro pode acontecer quando o ar é puxado para dentro do pulmão, causando um espasmo involuntário na garganta do cachorro, dando a impressão de que ele espirra para dentro. 

Na realidade, apesar do nome, de espirro não tem nada. Quando isso ocorre, o cachorro pode emitir um som, como chiado ou ronco, trazendo a impressão de que o animal está engasgado, o que acaba gerando confusão e até preocupação entre os tutores.

Quais os sintomas do espirro reverso em cães?

Embora pareça assustar, o espirro reverso dura pouco tempo, muitas vezes apenas alguns segundos. No entanto, quem nunca presenciou um cachorro com espirro reverso pode achar que o pet está asfixiando, engasgando, ou até mesmo tossindo. 

Em alguns casos, é comum que o espirro invertido em cães seja confundido com uma crise do colapso de traqueia, uma doença degenerativa que causa a redução do diâmetro da traqueia e dificulta a respiração do animal. 

Em relação aos sintomas do espirro reverso em cães, vale ressaltar que não há nada muito específico, como ocorre com outros problemas de saúde.

No entanto, os sinais mais comuns de se observar são por parte do comportamento do animal enquanto o problema acontece. Ou seja, naqueles poucos segundos de duração em que o pet espirra invertido.

Nesses casos é normal que o cachorro fique com o pescoço esticado, com olhos arregalados, inspirando rapidamente e com a boca fechada.

Apesar da preocupação ao presenciar uma crise de espirro reverso em cães, estes episódios não trazem problemas à saúde do pet, nem afetam sua respiração.

Contudo, caso esta condição seja frequente, é importante consultar um veterinário. Desta forma, será possível garantir se existe alguma outra coisa causando o problema de saúde no seu animal.

O que causa o espirro reverso em cachorro?

Ao contrário do que muita gente pensa, os espirros reversos em cães não ocorre por conta de um engasgue ou soluço, mas podem acontecer por várias razões, de forma aleatória, ou induzida

Alguns problemas que podem causar o espirro reverso são: irritação na garganta e laringe, alergias, inalação de aromas fortes como perfumes e produtos de limpeza, presença de pelos na garganta ou de parasitas no organismo do pet. 

Este espirro ocorre como uma forma de retirar as secreções ou aliviar dores de garganta. 

cachorro com máscara

Existe tratamento para espirro reverso?

Não existe um tratamento para o espirro reverso, o que se pode fazer é ajudar o cachorro a passar por esse problema de forma a cessar o espasmo.

Nesses casos, o Veterinário da Cobasi Dr. Pedro Giovannetti Marques Ricardo dá dicas para ajudar o pet “Ao se deparar com essa situação, o animal irá fazer um som semelhante a um ronco, devemos manter a calma e fechar as narinas do animal, massageando levemente o pescoço por alguns segundos que irá se resolver naturalmente.” 

O espirro reverso em cães não é uma condição que costuma acontecer com frequência, contudo, se o cachorro estiver desta forma com muita facilidade, é importante conversar com um médico veterinário para descobrir o que pode estar causando o problema. 

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

Pedro Giovannetti

| Atualizada em

Colaboração de Pedro Giovannetti

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. José Carlos Amaral disse:

    Nosso Yorkshire está com um quadro de espirro reverso que aumentou nos últimos dois dias. Preocupa muito esse estado. Há o que possamos fazer para ajudá-lo a superar isso ??

    • Cobasi disse:

      Olá, José! Como vai? O recomendável é procurar um médico veterinário, que poderá avaliar o seu cãozinho e indicar o tratamento adequado.

  2. Gisleide lopes disse:

    Meu cachorro está cm muita dor.nao fecha a boca babá.e grita muito e quando fecho a sua boca ele não consegui respirar e o nariz tá cm sangramento leve

  3. Adalgisa disse:

    Boa noite! Tenho um Yorkshire e ele está tendo crises de espirro reverso todos os dias, as vezes mais de uma vez ao dia. Levei no veterinário, cardiologista, fez eco, eletro, raio x, aferiu a pressão, hemograma completo, função do rim e do fígado e está tudo normal. O que posso fazer p amenizar essas crises? Obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi Adalgisa, como vai? O indicado é manter a calma e fechar as narinas do animal, massageando levemente o pescoço por alguns segundos que irá se resolver naturalmente 🙂

    • Luciana disse:

      Precisa descartar colapso de traqueia! Se acontece com frequência o ideal seria levar no seu veterinário para descartar essa patologia que é progressiva mas que existe tto para retardar a sua progressão.

  4. Marlene disse:

    Minha cachorra apresentou um dia de muitos espirros um quadro sangramento. Levei ao doutor ele perguntou se rla estava edpirrandi muito, disse q sim.ele respondeu q poderia ter estourado um vaso. Passou medicacao, e resolveu. Mas ela continua espirrando.
    Estou muito preocupada porq sismei q temnum carrapato nas narina. Ha um tempo q apareceu alguns carrapatos no mru apt. Isdo me desesperou. Um carrapato cinza, e cheguri a pegar nas duas cachortinhas. Estou desesperada nessa possibilidade.

    • Cobasi disse:

      Oi, Marlene. Como vai? Deixaremos aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento, mas não deixe de retornar com a sua cachorra no medico-veterinário.

  5. Júlia Oliveira disse:

    Minha cachorrinha, comeu por acaso algum tipo de creme , teve vômito logo após com bastante espuma e gosma – do creme / entretanto está tento muita respiração inversa , umas 5 vezes ao dia

Deixe o seu comentário