Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Espirro reverso em cães: o que é, como tratar e prevenir

| Atualizada em

Colaboração de Pedro Giovannetti | Médico-veterinário   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão espirrando

Você sabe o que é espirro reverso em cães? Embora o nome possa parecer estranho, esse é um problema comum entre os animais, especialmente nos cachorros braquicefálicos.

Facilmente confundido com um engasgue, conversamos com o médico-veterinário Pedro Giovannetti (CRMV-SP – 33878), da Educação Corporativa da Cobasi, que explicou tudo sobre essa reação involuntária de espirrar “para dentro” dos cachorros. Saiba mais!

O que é espirro reverso em cachorro?

O espirro reverso em cães é uma reação comum que ocorre quando o ar é empurrado do pulmão para dentro – ao invés de soltá-lo para fora, como em um espirro normal.

Nesses casos, os tutores podem ficar assustados, pois o cachorro com espirro reverso pode parecer que está engasgado, com tosse intensa ou até sufocado. Mas, calma. por si só, o espirro reverso não é um motivo de preocupação.

O que causa espirro reverso no cachorro?

De modo geral, a reação do espirro reverso em cachorro é causada por:

  • irritação nas narinas (pólen, poeira, perfume e cheiros estranhos);
  • excesso de felicidade;
  • situações de excitação e ansiedade, como beber água.

O que fazer quando o cachorro está com espirro reverso?

O médico-veterinário da Cobasi, Pedro Giovannetti dá dicas para ajudar o pet:

“Ao se deparar com essa situação, o animal irá fazer um som semelhante a um ronco, devemos manter a calma e fechar brevemente as narinas do animal, massageando levemente o pescoço por alguns segundos que irá se resolver naturalmente.” 

Além disso, evitar momentos de ansiedade – como a chegada do tutor ou na hora de dar a comida ou água do cachorro – são ações que vão ajudar o espirro reverso ser bem menos provável.

Tratamento para espirro reverso

Espirro reverso em cachorro
Casos as crises de espirros aconteçam com alta frequência, não hesite em procurar um médico-veterinário.

Não existe um tratamento para o espirro reverso, o que se pode fazer é ajudar o cachorro a passar por esse problema de forma a cessar o espasmo, como mencionamos acima.

O espirro em cães não é uma condição que costuma acontecer com frequência. Contudo, o cachorro com espirro reverso frequente precisa ser diagnosticado por um médico-veterinário, para descobrir o que pode estar causando a reação.

Raças de cães com predisposição para espirro reverso

Apesar de ser uma condição que pode ocorrer com todas as raças, o espirro reverso é mais comum em cachorros braquicefálicos – com o focinho “achatado” – como pug, bulldog e shih-tzu.

Vale ressaltar, o ato involuntário de espirro reverso também pode ocorrer em gatos, mesmo que em menor frequência.

Como diferenciar colapso de traqueia e espirro reverso?

Apesar de apresentarem similaridades, são condições diferentes. O espirro reverso é uma reação fisiológica, que não é uma doença, portanto não demanda tratamento.

Ao contrário do colapso de traqueia em cães, que sim é uma doença – degenerativa e progressiva – que necessita de um acompanhamento veterinário para tratar a enfermidade.

A patologia é a obstrução das vias aéreas superiores em cães, sendo causada pela diminuição da rigidez do músculo traqueal, como também pela degeneração dos anéis traqueais.

Espirro invertido em cachorro

Gostou do conteúdo? Agora você sabe o que é espirro reverso e tudo sobre essa reação comum em cães. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

[sam_pro id=0_5 codes="true"]
Pedro Giovannetti | Médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Pedro Giovannetti | Médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. José Carlos Amaral disse:

    Nosso Yorkshire está com um quadro de espirro reverso que aumentou nos últimos dois dias. Preocupa muito esse estado. Há o que possamos fazer para ajudá-lo a superar isso ??

    • Cobasi disse:

      Olá, José! Como vai? O recomendável é procurar um médico veterinário, que poderá avaliar o seu cãozinho e indicar o tratamento adequado.

  2. Gisleide lopes disse:

    Meu cachorro está cm muita dor.nao fecha a boca babá.e grita muito e quando fecho a sua boca ele não consegui respirar e o nariz tá cm sangramento leve

  3. Adalgisa disse:

    Boa noite! Tenho um Yorkshire e ele está tendo crises de espirro reverso todos os dias, as vezes mais de uma vez ao dia. Levei no veterinário, cardiologista, fez eco, eletro, raio x, aferiu a pressão, hemograma completo, função do rim e do fígado e está tudo normal. O que posso fazer p amenizar essas crises? Obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi Adalgisa, como vai? O indicado é manter a calma e fechar as narinas do animal, massageando levemente o pescoço por alguns segundos que irá se resolver naturalmente 🙂

    • Luciana disse:

      Precisa descartar colapso de traqueia! Se acontece com frequência o ideal seria levar no seu veterinário para descartar essa patologia que é progressiva mas que existe tto para retardar a sua progressão.

  4. Marlene disse:

    Minha cachorra apresentou um dia de muitos espirros um quadro sangramento. Levei ao doutor ele perguntou se rla estava edpirrandi muito, disse q sim.ele respondeu q poderia ter estourado um vaso. Passou medicacao, e resolveu. Mas ela continua espirrando.
    Estou muito preocupada porq sismei q temnum carrapato nas narina. Ha um tempo q apareceu alguns carrapatos no mru apt. Isdo me desesperou. Um carrapato cinza, e cheguri a pegar nas duas cachortinhas. Estou desesperada nessa possibilidade.

    • Cobasi disse:

      Oi, Marlene. Como vai? Deixaremos aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento, mas não deixe de retornar com a sua cachorra no medico-veterinário.

  5. Júlia Oliveira disse:

    Minha cachorrinha, comeu por acaso algum tipo de creme , teve vômito logo após com bastante espuma e gosma – do creme / entretanto está tento muita respiração inversa , umas 5 vezes ao dia

Deixe o seu comentário