Exercício para gatos: confira brincadeiras para fazer com seu amigo

Compartilhar:


exercício para gatos

Se você pensa que o gato não gosta de se exercitar, se enganou! Eles amam brincar com seus tutores e com brinquedos. É importante que você saiba que essa é uma forma prazerosa de criar e manter os laços afetivos com seu pet, além de ser um ótimo exercício para gatos. 

Filhotes e gatos adultos são estimulados pelos mesmos tipos de jogos, embora os filhotes não precisem de tanto incentivo para começar a brincar, principalmente com brinquedos para gatos. E, vale saber que as brincadeiras dos felinos são relacionadas à simulação de seu comportamento à caça.

Confira alguns exercícios para gatos que você pode fazer com o pet

Brinquedo certo

Quando falamos em brincadeiras para gatos, a primeira coisa que o tutor deve pensar é nos brinquedos e arranhadores que são mais adequados.

Por isso, se você está tentando estimular o comportamento predatório do seu bichinho, usar suas mãos não é uma boa ideia, pois ele pode querer morder, mesmo que o felino seja delicado.

Lembre-se de associar suas mãos, durante as brincadeiras com o gato, com carinho e alimentação e não à caça e ao extermínio da presa.

Sinos e guizos

Para os gatos que ficam muito tempo sozinhos o ideal é oferecer brinquedos de estímulos sonoros, como sinos e guizo, já que o som atua como estímulo adicional.

Assim como todos os brinquedos, é importante que o tutor alterne os objetos para que o gato não perca o interesse. Afinal de contas, os felinos são inteligentes e se cansam rapidamente dos brinquedos.

Jogos para gatos

Uma dica de brincadeira para gato é prender uma bolinha ou um camundongo de brinquedo na ponta de uma corda e simular a movimentação do objeto.

Você brincar com o gato como se fosse um animal se escondendo atrás de algum móvel ou balançar a corda no ar como se fosse um pássaro.

Se o seu gato quiser mastigar ou carregar o brinquedo, pode deixar, mas tenha cuidado com os itens com corda ou fio preso, pois o felino pode mastigar e engolir.

Caixa de papelão

Você já deve ter percebido como os gatos amam caixas de papelão, então, para aproveitar essa paixão, transforme esse item em um jogo de caça. Basta fazer algumas aberturas circulares na caixa e colocar uma bolinha dentro. A ideia é que o furo não seja maior que a bolinha para que o gato tenha dificuldades em retirá-la da caixa.

Com que frequência devo passar exercício para o meu pet?

exercício para gatos

O ideal é você brinque com seu gato em duas sessões diárias, que podem ser pela manhã e antes de dormir, por exemplo. Vocês encontrarão o momento ideal para que essa brincadeira aconteça.

No entanto, caso o gato não se mostre interessado em brincar na primeira tentativa, não desista. Continue tentando e logo você perceberá o momento que ele gosta de brincar e com quais itens! No mercado existem muitas opções disponíveis de brinquedos e acessórios para tornar a vida do seu amigo muito mais feliz.

Veja outras maneiras de cuidar do seu gatinho!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário