Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Feridas em gatos: saiba como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
feridas em gatos

Tem coisa pior do que ver o nosso bichinho sofrendo? Feridas em gatos são muito comuns e aqui você vai aprender como lidar com a situação sem entrar em pânico. Por serem muito ágeis e astutos, às vezes imaginamos que o felino é praticamente imbatível, o que é um grande erro!

Justamente por se aventurarem demais, as feridas em gatos acabam acontecendo, e em casos mais graves, podem ter doenças camufladas por trás desse aparente simples machucado. Para que isso não se agrave no seu gatinho, estamos aqui para te orientar sobre tudo o que precisa saber!

Como cuidar das feridas em gatos?

Tratando dos machucados, eles precisam ser tratados com total atenção e de imediato. Por isso, os banhos são tão importantes e precisam ser dados com cuidado, já que é a ocasião em que o tutor pode ter mais contato com o corpinho do animal. Siga os seguintes passos:

  • Lave as mãos para que não contamine a ferida;
  • Tranquilize seu gato, escolhendo um local aconchegante e passe segurança tratando-o com o máximo de carinho, ele não pode sentir que está em ameaça ou pode acabar prejudicando o procedimento;
  • Para ter uma boa exposição do ferimento e deixar a área livre de possíveis micro-organismos, corte os pelos em volta do machucado. Faça esse procedimento com muito cuidado;
  • Em casos de sangramento, estanque com um pano úmido até parar;
  • Com o soro fisiológico, aplique na ferida e desinfecte usando, por exemplo, uma gaze e atentamente para ter certeza de que descontaminou todo o machucado;
  • Apesar de seguir esse procedimento, leve o animal a um veterinário para uma avaliação profissional e proporcionar um melhor tratamento.

Em hipótese alguma cubra com esparadrapos, pois retarda a cicatrização das feridas em gatos. Se o ferimento estiver ao alcance do felino, recomenda-se o uso do colar elizabetano. Em caso da existência de outros gatinhos em sua residência, os mantenha longe para que não haja o perigo de um deles lamber a ferida do outro.

feridas em gatos

Em que ocasiões podem acontecer as feridas em gatos?

  • Brigas:

Como sabemos, os gatos são conhecidos pelo seu temperamento facilmente esgotável e costumam se envolver em diversas brigas. Em alguns casos, nem sempre sai ileso e, assim, algumas feridas em gatos surgem nesses momentos de confusão.

  • Reações da pele:

Você com certeza já ouviu a expressão “banho de gato”, certo? Pois então, ela resulta do fato de que os gatos se lambem para se limparem. Esse ato, ou até mesmo o movimento de se arranhar, arranhando a área, pode ocasionar em uma reação cutânea, sendo uma razão das feridas em gatos.

  • Pulgas e carrapatos:

A coceira existente por conta desses parasitas também ocasiona feridas em gatos, já que o movimento de se coçar excessivamente danifica eventualmente a pele do animal. Para evitar que o gatinho passe por isso, pode-se usar uma coleira antipulgas.

  • Ácaros:

Um dos maiores inimigos dos nossos amiguinhos é o ácaro. Por causarem uma imensa coceira na região interna ou externa da orelha, o parasita faz com que o movimento gere uma futura ferida. Os medicamentos a serem usados devem ser recomendados por profissionais especializados e capacitados.

Feridas em gatos na boca

Ao notar pontinhos pretos (muito parecidos com os cravos que encontra na pele humana) na parte interna da boca do seu bichinho, se atente. É o sinal de que o gato se encontra com acnes por conta do excesso de gordura em sua pele. Trate rapidamente para que o animalzinho não tente coçar e piorar mais ainda.

Ferida que nunca cicatriza? Cuidado!

Caso você note que a ferida não está cicatrizando, mesmo com tratamento, pode ser um indicador de um possível carcinoma cutâneo, mais conhecido como câncer de pele em gatos, causado principalmente pela exposição ao sol por muito tempo. Mais comum entre os felinos idosos. Por isso, é tão importante ficar atento a mínima ferida que seja e fique longe de remédios caseiros, confie sempre em veterinários profissionais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário