Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Feridas na pele comuns em cães e gatos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animal com feridas na pele

As feridas na pele do cachorro podem assustar, ainda mais se avistarmos o machucado depois que ele já está evoluído. Por isso é tão importante estar sempre observando o pelo e corpo do pet. Dessa forma, sabemos se está tudo ok e não esperamos ele “reclamar” por dor para notar algo errado.

No caso dos ferimentos, existem diversas causas e situações diferentes que vamos te ensinar a diferenciar no post de hoje. Vem com a gente.

O que pode ser feridas na pele do cachorro?

Essas lesões podem ser uma reação de doenças de pele e também acontecimentos do dia a dia. Por isso, vamos explicar cada uma das principais causas de feridas na pele e como você pode evitar hematomas como esses.

Dermatites

A dermatite canina e a seborreica são dois tipos dessa doença que se destacam pelas crostas na pele do cachorro que se formam com o avanço da patologia. Saiba que algumas dermatites não têm cura, e o ideal é consultar um médico veterinário para entender se o seu amigo está com o problema, além de qual o melhor tratamento.

Estresse

cachorro com feridas na pele

A lambedura em excesso pode ser fruto dos níveis de estresse do animal, ainda mais se ele não tem uma rotina que contempla exercícios físicos e brincadeiras que ajudam na distração. 

Brigas com outros animais

Se você tem mais de um bichinho em casa e certos atritos acontecem, é possível que uma mordida gere feridas na pele. E mais, no caso dos gatos que frequentam a rua, é ainda mais comum, visto que você não sabe por onde o felino anda. É por isso que a recomendação sempre será de não soltá-lo por aí. 

Doenças

Determinadas patologias, como a leishmaniose canina, podem apresentar queda de pelo em conjunto com os outros sintomas da doença. Por não ter cura, é fundamental que o tutor consulte um veterinário se perceber qualquer sinal, como as feridas na pele, anemia, perda de peso, lesões oculares, febre e problemas renais.

Como tratar feridas na pele do cachorro?

O tratamento para feridas na pele do cão vai depender bastante do diagnóstico, provavelmente o profissional vai recomendar um antisséptico para limpar a região em conjunto com uma pomada cicatrizante.

No mais, é necessário entender a raiz do ferimento para uma cura total do bichinho.

Quais as doenças de pele dos gatos?

As lesões nos felinos variam tanto quanto nos cães. Além de possíveis dermatites, outras patologias comuns incluem a acne felina, que se desenvolve na região da boca e se parece com pequenas espinhas, ácaros na orelha, que com o avanço, se tornam feridas na pele, e em especial, a esporotricose felina.

O contágio acontece pela proliferação do fungo Sporothrix Schenckii, que está presente no meio ambiente, principalmente na natureza, e tem como principal sintoma o surgimento de diversas feridas na pele. O tratamento deve ser feito com urgência, pois quadro avançados colocando a vida do felino em risco, até porque as lesões pelo corpo são doloridas, desta forma, ele perde a fome e tem dificuldade em respirar.

A saúde dermatológica do seu amigo impacta no bem-estar dele, sendo assim, sempre dê importância para qualquer ferida ou machucado no corpo do animal. E saiba que em caso de dúvidas, o veterinário é o melhor profissional para cuidar do pet.

Vamos continuar sua leitura? Veja os conteúdos que selecionamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário