Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de um cachorro poodle

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como cuidar de um cachorro poodle

Membro de uma das raças mais populares no Brasil e no mundo, o cachorro poodle precisa de alguns cuidados específicos para se manter sempre saudável, bonito e brincalhão, do jeitinho como deve ser.

Nesse artigo, vamos falar sobre algumas características do poodle, cuidados básicos e pontos de atenção que você precisa ter se quiser escolher um cachorro poodle como seu companheiro de quatro patas. Vamos lá!

Origem e características gerais do cachorro poodle

Origem e características gerais do cachorro poodle

Existem explicações diferentes para a origem do cachorro poodle. Enquanto alguns especialistas defendem que sua primeira aparição foi na França, outros tantos garantem que foi na Alemanha. Ainda que não exista um consenso sobre o local de surgimento da raça, o que ninguém duvida é que esse é um cachorro extremamente inteligente, muito dócil, carinhoso e bastante fácil de treinar. Inclusive, o cachorro poodle é o segundo mais inteligente do mundo, ficando atrás apenas do border collie. 

O cachorro poodle costuma ter bastante energia e estar sempre disposto a brincar. Portanto, é uma boa ideia oferecer a ele alternativas para gastar toda essa bateria, como passeios, brincadeiras de bolinha, brinquedos para roer e interação com seus tutores. 

Esse, aliás, é um ponto muito importante: todo cachorro precisa enxergar em seu tutor um líder, alguém em quem confiar e a quem se possa seguir. Por ser muito inteligente, o cachorro poodle precisa perceber autoridade no seu tom de voz. Do contrário, pode não respeitar você como deveria.

Cuidados com a pelagem do cachorro poodle

Cuidados com a pelagem do cachorro poodle

Os pelos do cachorro poodle são, provavelmente, a característica mais marcante da raça. Para que permaneçam bonitos e saudáveis, é preciso escovar a pelagem todos os dias, com delicadeza e cuidado, para evitar a formação de nós, que podem ser muito dolorosos para o cão.

Vale lembrar que, diferentemente de outros cães, no cachorro poodle a pelagem pode crescer indefinidamente. Por isso, a escovação é fundamental, e é necessário avaliar junto ao médico veterinário a melhor maneira de proceder com a tosa.

Outro ponto de atenção é que o cachorro poodle lacrimeja bastante. Por isso, é preciso limpar seus olhos diariamente, com lenço ou algodão umedecido em água morna, para evitar o acúmulo de impurezas.

O cachorro poodle e sua habilidade na água

O cachorro poodle é um excelente nadador, sabia? Inclusive, uma das vertentes adotadas para explicar a origem da raça indica que seu surgimento aconteceu na Alemanha, onde era conhecido como cão “pudel” – que significa “cão da água”.

Você pode levar seu cachorro poodle para nadar tanto no mar quanto em piscinas, desde que tome os devidos cuidados com a sua segurança. O mais indicado é colocar um colete salva-vidas no cachorro, mas em locais como piscinas mais amplas e tranquilas você também pode utilizar boias para flutuação. Não deixe seu cachorro próximo da água sem supervisão em nenhum momento, para prevenir acidentes.

A natação pode ser um excelente exercício físico para o seu cãozinho, desde que você tome os devidos cuidados com ele depois da brincadeira. Lave o pelo com um shampoo que seja apropriado, desembarace e escove os pelos para remover os nós, limpe os olhos e dê atenção especial aos ouvidos, para prevenir a formação de doenças pelo acúmulo indevido de água.

Confira outros artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário