Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tosa verão para cachorro: fazer ou não?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tosar cachorro poodle

O calor está cada dia mais intenso e frequente. Se você tem aflição de ver seu pet peludinho embaixo do sol, certamente já pensou em fazer uma tosa verão nele.

De um lado parece óbvio que remover os pelos vai deixar seu cachorro mais fresquinho. Do outros, especialistas alertam para riscos de queimaduras, desequilíbrio na manutenção da temperatura e até ferimentos. Mas afinal, o que fazer?

Nesses dias de alta temperatura em que escolhemos roupas leves e curtas, deixando o corpo mais exposto, o que devemos fazer com os nossos cães? A resposta não é tão simples e, por isso, preparamos um conteúdo completo pra você. Confira!

Pode fazer tosa verão nos dias quentes?

A resposta é depende! É comum que os tutores queiram tosar o cachorro no calor, mas nem sempre essa é a opção indicada.

Apesar de variar de uma raça para a outra, a pelagem dos cães tem a função de isolamento térmico. Isso reduz o impacto da temperatura externa no corpo do animal e vale para frio e calor. Isto é, nos dias mais quentes a camada de pelos funciona como uma geladeira, assim como nos dias frios eles podem colaborar como um cobertor quentinho.

Isso quer dizer que tosar o cachorro no calor pode resultar em uma sensação térmica e temperatura efetivamente mais altas. Dessa maneira, tosar cachorro no verão pode resultar numa exposição maior ao calor e ao sol e até gerar queimaduras na pele do pet.

Isso quer dizer que é proibido tosar cachorro no verão? Não! É só fazer de forma adequada! 

Como e quando tosar o cachorro?

Quando o tema é tosa verão ou mesmo tosa em geral, a regra mais importante é respeitar as características da pelagem do seu pet, normalmente associadas à raça dele. A melhor forma de fazer isso é buscar orientação veterinária e levar seu cachorro em um banho e tosa de confiança. Profissionais capacitados devem realizar tosas que respeitem o tipo de pelo do animal.

Cada raça possui um padrão de pelagem, à exemplo do Spitz Alemão, mais conhecido como Lulu da Pomerânia, que possui sub-pelo. O sub-pelo é uma camada de fios mais fina, volumosa e curta que permite que o Spitz não tenha calor, mesmo com os pelos longos.

Essa raça não pode receber a tosa verão muito curta porque eliminará a camada que o mantém com temperatura estável. Entretanto, pode ter seus pelos aparados de forma bastante curta.

Algumas raças acabam sendo mais tolerantes que outras nesses casos. Além disso, por vezes o “corte da raça” colabora para que partes específicas do corpo do animal não fiquem diretamente expostas ao calor. 

Vale lembrar que quando estão com calor, para manter a temperatura certa, os cães realizam a troca de calor com o ambiente através da língua e do corpo. Por isso, é comum que eles bebam mais água e procurem superfícies mais frias para descansar. 

Tipos de tosas para o verão

Como mencionamos, cada raça possui um tipo de tosa que respeita sua variedade de pelo. Com a tosa verão não é diferente! Confira algumas das mais procuradas:

Cachorro Golden Retriever dourado na janela de um carro preto na praia
Cachorro da raça poodle branco deitado na grama
Cachoro Yorkshire deitado na grama com tosa verão e bolinha verde entre as patas
cachorro Shih Tzu com tosa verão em pé na grama
Cachorro Golden Retriever dourado na janela de um carro preto na praia
Tosa Golden Retriever verão
Cachorro da raça poodle branco deitado na grama
Tosa verão para poodle
Cachoro Yorkshire deitado na grama com tosa verão e bolinha verde entre as patas
Tosa Yorkshire verão
cachorro Shih Tzu com tosa verão em pé na grama
Tosa Shih Tzu verão

No caso dos cães sem raça definida, os famosos vira-latas, o mais indicado é que um veterinário avalie o animal e oriente o tutor sobre as recomendações que deverão ser seguidas pelo tosador.

Como saber se meu cachorro está com calor?

E já que estamos falando de dias quentes, será que você sabe identificar se o seu cãozinho está com calor? Assim como nós sentimos cansaço, preguiça e vontade de não fazer nada. Com os cães não é diferente! Eles também ficam com a respiração mais ofegante, mais lentos e preguiçosos.

Além disso, é possível identificar que o pet está com calor, quando:

  • Apresenta falta de apetite;
  • Está apático com as brincadeiras e situações;
  • Está passando mal, com vômitos e diarreia;
  • Está com os batimentos acelerados.

E se você perceber que ele está com saliva em excesso, isso também pode ser um sinal. 

Dicas para ajudar seu pet a se refrescar

Já que tosar cachorro no verão nem sempre é uma boa ideia e algumas raças já possuem pelos curtos, existem muitas outras alternativas para refrescar o seu cãozinho.

Como dito acima, os animais utilizam a língua para a troca de calor, então vamos começar por aí. O primeiro passo para refrescar seu pet é manter o bebedouro com água fresquinha sempre

Além disso, procure locais arejados, com sombra e ventilação e prefira passear em horários alternativos, como o amanhecer ou entardecer, quando a temperatura está mais amena. 

Ainda é possível proporcionar frescor e diversão ao pet. Os ossos gelados e brinquedos interativos que podem ser congelados são ótimas opções.

A nossa última dica, que certamente o seu cachorro vai adorar, é o tapete gelado. Não precisa congelar e ele é resfriado em resposta ao peso do animal.

Aproveite o verão com cuidado e responsabilidade!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário