10 raças de cachorros pequenos para você conhecer

16 de setembro de 2020

Cachorros
Cachorros pequenos

As raças de cachorros pequenos esbanjam fofura e costumam ser escolhidas com frequência por quem tem pouco espaço na casa ou quer um pet fácil de pegar no colo. Separamos 10 raças de cachorros pequenos que você precisa conhecer! Vamos lá?!

Pug: gordinhos e fofos

Cachorro Pug

O Pug é um daqueles cachorros pequenos para apartamento que faz sucesso. Com seu focinho achatado e o rabinho enrolado, ele é um bom pet para quem mora em apartamento ou em casa porque não é muito agitado.

Suas características físicas o tornam especial, mas os tutores de Pugs precisam se preparar, pois eles costumam ter vários problemas respiratórios e de obesidade. O acompanhamento veterinário deve ser intenso e diversos cuidados devem ser seguidos durante toda a vida do animal.

Os tapetes gelados são ótimos parceiros para os Pugs nos dias mais quentes. Eles ajudam o pet a manter sua temperatura.

Saiba tudo sobre a raça Pug.

Chihuahua: um eterno filhote!

Conhecidos como a menor raça de cachorro do mundo, os Chihuahuas são criaturinhas fofas que podem medir menos de 20 centímetros! Estes cães não precisam de muito espaço, mas duas coisas não podem faltar na sua rotina: carinho e atenção. Muito carentes, são cães que, apesar do tamanho, demandam muito de seus tutores. Muitas vezes, dão mais trabalho que cães de porte grande.

A raça faz parte da lista de cachorros pequenos que não crescem e que parecem filhotes por toda a vida. Apesar de muito fofo, o temperamento dos Chihuahuas acaba sendo um empecilho para alguns tutores, pois são extremamente territorialistas, não gostam de estranhos e seu latido é bem alto e frequente.

Adestre seu Chihuahua e tenha um pequenino mais educado!

West Highland White Terrier

cachorro branco

O West Highland White Terrier é um cão carinhoso e dócil, perfeito para morar em apartamento ou casas. Ele adora praticar atividades físicas, então seus tutores devem gostar de passear.

O Westie, como é conhecido, é branco como a neve e costuma ser um cachorro com necessidades especiais na alimentação que precisa de alguns cuidados – mas nada de outro mundo.

Yorkshire Terrier: um dos favoritos da lista de cachorros pequenos

O Yorkshire Terrier, ou simplesmente Yorkshire, é um dos cachorros pequenos de raça mais comuns no Brasil. Extrovertidos e brincalhões, estes cães perdem pouco pelo, são companheiros e, ao mesmo tempo, independentes e ótimos para quem tem crianças. 

Este é um dos cachorros pequenos que encantam com seus olhos pretos e a eterna carinha de filhote.

Seus pelos longos e macios exigem alguns cuidados especiais, como a escovação diária. Escovas, rasqueadeiras e shampoos estão entre os itens importantes para seus cuidados.

Conheça mais sobre esta raça fantástica!

Spitz Alemão, o Lulu da Pomerânia: uma bolinha de pelos ambulante

Cachorro Lulu da Pomerânia

Esta é uma raça que ficou famosa no Brasil por seu glamour e pelos impecáveis (quando bem cuidados). Existe mais de um tipo de Spitz Alemão, mas o mais conhecido é o miniatura.

Inteligente e amoroso, o Lulu vive colado em seu tutor e por isso acaba estranhando pessoas desconhecidas no primeiro momento. É uma raça que gosta de latir bastante e pode ter um temperamento forte dependendo do seu adestramento.

Saiba tudo sobre a raça Lulu da Pomerânia.

Papillon: um pet que é puro charme

Ativos e protetores, os cães da raça Papillon estão sempre de olho no seu dono – e por serem tão leais, o latido pode incomodar de acordo com a educação que recebem. 

Esta é uma raça de cachorro elegante e suas orelhas são seu diferencial. O pelo, que muitas vezes mescla mais de uma cor, também chama bastante a atenção.

Apesar de lindos  e muito graciosos, esses cães não são tão comuns no Brasil.

Bulldog Francês: um pet cheio de personalidade

Cachorro Bulldog Francês

Um cachorro pequeno de pelo curto que é perfeito para apartamento! O Bulldog Francês é brincalhão e o que se destaca na sua personalidade é que eles não são de latir muito. Fisicamente, as cores dessa raça variam bastante e podem nascer com marquinhas únicas.

Por outra lado, por ser uma raça modificada geneticamente, o Bulldog Francês pode ter problemas respiratórios por conta do seu focinho achatado, o que acaba limitando o condicionamento físico do cachorro.

Passeios são muito importantes para manter o peso e distrair seu pet, mas devem ser feitos em horários com temperaturas mais amenas para não gerar problemas respiratórios.

Shih Tzu: olhos marcantes e pelo sedoso

Cachorro Shih Tzu

Uma raça de olhos saltados, focinho achatado e personalidade marcante! Os Shih Tzus são ótimas companhias e uma das raças mais querida pelos brasileiros. Já percebeu que dificilmente você anda pela rua sem se deparar com um?

O Shih Tzu é uma raça de cachorro pequeno que precisa de tosas constantes, já que os pelos podem entrar nos seus olhos, nariz e até atrapalhar na hora de andar. Por isso, ele exige alguns gastos a mais que cães de pelos curtos. 

Boston Terrier: muita elegância pra uma raça só!

Cachorro Boston Terrier

Mais um pet para a lista de cachorros pequenos e fofos! O Boston Terrier é famoso por sua pelagem que parece um “smoking” e por ser uma raça bastante sociável, tanto com animais quanto com pessoas.

A sua personalidade é preguiçosa, então se atentar ao peso do animal é importante. Carinho, atenção e mimos precisam estar na rotina desta raça de cachorro carente, porém leal e brincalhona.

Griffon de Bruxelas: o diferentão da turma

Cachorro Griffon

O prêmio de raça de cachorro pequeno exótica vai para o Griffon de Bruxelas. Este pet é singular por ser difícil de encontrar por aí e também pela personalidade. Com focinho curto, orelhas empinadas e uma pelagem que imita barba, o Griffon tem uma beleza engraçadinha, bem singular. 

Por ter um comportamento específico, a dica é conhecer bem a raça antes de ter um Griffon. Ele não é um cachorro para crianças, pois não gosta de apertões e de ser incomodado fisicamente. 

Exercícios e atividades precisam estar na rotina deste cão e quanto mais tempo ao lado do tutor, melhor. Esta raça não gosta de ficar muito tempo longe dos donos!

Agora que você conhece todas essas raças de cachorros pequenos, qual é o seu preferido? Todo pet é um ser vivo, então ofereça qualidade de vida, atenção e cuidados com ele para que seu amigo cresça feliz ao seu lado.

Quer conhecer mais sobre cachorros? Confira nossa seleção de posts!