Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

11 melhores raças de cachorro para criança

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A presença de cães na infância é uma boa forma de potencializar o desenvolvimento motor, físico e emocional da sua família, principalmente os filhos. Além de alegrar o ambiente, também são companheiros fiéis e marcantes. Se você está pensando em adotar um pet, conheça as melhores raças de cachorro para criança.

Cachorro e criança são uma dupla perfeita. Deu vontade de trazer um cãozinho pra casa agora mesmo, não é? A seguir, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre adoção, convívio e benefícios com pets na infância e uma lista com 11 raças indicadas para encantar qualquer criança. Confira!

Benefícios do convívio entre cachorro e as crianças 

Está comprovado: a interação entre animais e crianças faz bem para saúde. Pesquisas destacam que a amizade entre os pequenos e os peludos, além de elevar o respeito pelos animais, também promove importantes benefícios à saúde mental, imunológica, física e no comportamento dos pequenos.

Por exemplo, pesquisadores da Universidade St George’s, de Londres, realizaram uma análise com 2.065 crianças de 9 a 10 anos. O resultado revelou algo em comum entre os pequenos tutores de cães: são crianças mais ativas.

A resolução do estudo demonstra que as famílias multiespécies  apresentam um maior nível de atividade física. Em outras palavras, registrou maiores níveis de movimento diário, por conta da interação com o cão. Em média, são 325 minutos de atividade física por dia. 

O Centro de Construção do Ambiente, Saúde, Escola e Saúde da População, na Austrália, também reforçou o estudo, apresentando resultados semelhantes em uma análise com 1.218 pessoas de 10 a 12 anos. Segundo a pesquisa, a interação com cães também é eficaz no aumento da atividade física nos menores.

melhor cachorro para criança
Adotar um cãozinho para o seu filho é uma grande responsabilidade de cuidar e amor aos animais.

E não para por aí, viu? Além dos efeitos positivos para a saúde física, também existem pesquisas que comprovaram os benefícios para as questões mentais em crianças. Já ouviu falar sobre a Terapia Assistida por Animais? 

Conhecida pela sigla TAA é um tratamento que conta com animais de estimação com objetivo de oferecer a sensação de bem-estar e emocional para as pessoas de todas as idades, inclusive na infância. 

Quando o tratamento é realizado com cães, por exemplo, os animais são inseridos na rotina de terapia ou atividade assistida com pacientes, logo após passarem por um protocolo rígido: 

  • ter mais de 15 meses de idade;
  • passarem por testes e treinamento para oferecer o suporte emocional adequado;

Agora você já sabe como a amizade entre criança e cão pode apresentar benefícios e como pode alegrar qualquer ambiente. Lambidas, brincadeiras e muito carinho vão marcar positivamente a infância e ser um grande diferencial para a formação e fases seguintes de vida.

11 melhores raças de cachorro para criança

Antes de adotar um pet, são muitos aspectos que precisam ser avaliados, principalmente se a escolha for encontrar um cachorro para criança. Nesse caso, existem raças de cães que se dão muito bem com elas, claro que tudo vai depender da forma da criação, adestramento e a personalidade do animal. 

Porém, pensando em uma fácil adaptação, selecionamos 11 raças de cachorro para crianças que você precisa conhecer, com personalidades que se adaptam melhor à vida em família.

1. Shih Tzu

shih tzu para crianças

Fofo, inteligente e muito adaptável, a raça Shih Tzu conquistou seu espaço no coração e no lares de muitos brasileiros. Esse cãozinho é o verdadeiro companheiro de todas as horas, são bastante carinhosos e adoram ficar pertinho dos seus tutores. Muito brincalhão, certamente vai garantir uma boa diversão com crianças. 

Tamanho: raça de pequeno porte.
Personalidade: divertido, companheiro e alegre.
Cuidados: cuidados com a pelagem e respiração.
Pontos fortes: Muito apegado aos seus tutores e sempre prontos para uma boa diversão. 

2. Golden Retriever

Golden Retriever para crianças

Dóceis, inteligentes e brincalhões, os cachorros da raça Golden Retrievers são ótimos com crianças. São pets que adoram fazer parte de uma família multiespécie e participar das atividades, sua personalidade amável e pelagem dourada conquistam qualquer coração. 

Tamanho: raça de grande porte.
Personalidade: ama brincar e se divertir com crianças.
Cuidados: requer exercícios diários e socialização.
Pontos fortes: muito ativo, leal e conquista todos que cruzam o seu caminho.

3. Labrador Retriever

Labrador Retriever para crianças

Uma das raças mais populares e indicadas para crianças é a raça Labrador Retriever. Eles são conhecidos por serem amigáveis, gentis, inteligentes e muito enérgicos. Então, são ótimos companheiros para crianças ativas e que adoram brincadeiras.

Tamanho: raça de grande porte
Personalidade: amigável, paciente e brincalhão
Cuidados: requer exercícios diários e socialização
Pontos fortes: ótima disposição para brincadeiras e fácil treinamento

4. Beagle

Beagle para crianças

Os Beagles apresentam uma personalidade divertida e enérgica, que costumam se relacionar muito bem com crianças. Além disso, tem um perfil bastante curioso e sociável, então as brincadeiras e passeios vão ser sempre uma aventura e tanto. 

Tamanho: raça de porte médio.
Personalidade: curioso, afetuoso e enérgico.
Cuidados: precisa de exercícios regulares e estímulo mental.
Pontos fortes: ótimo faro e com muita energia

5. Bulldog Inglês

três filhotes de buldogue inglês no parque

Os Bulldogs Ingleses têm uma aparência robusta, mas não deixe-se enganar pois são extremamente gentis e pacientes, perfeitos para dar muito amor para famílias com crianças. Inclusive, são pets que amam brincar, lamber, correr e têm uma disposição incrível. São cães ótimos para ambientes internos.

Tamanho: raça de porte médio a pequeno.
Personalidade: calmo, afetuoso e leal.
Cuidados: suscetível a problemas de saúde devido à sua morfologia
Pontos fortes: personalidade calma e amorosa.

6. Poodle

poodle para crianças

Podemos perfeitamente dizer que os Poodles são conhecidos como uma raça inteligente, leal, mas que pode ser tímida no começo. Porém, com o trato certo, socializam muito bem com as crianças e pessoas que conhece. 

As variações de tamanho do Poodle, também apresentam uma característica muito interessante da raça: versáteis, pois podem viver tranquilamente em diversos tipos de ambientes.

Tamanho: variável médios, miniatura, toy.
Personalidade: inteligente, alerta e brincalhão.
Cuidados: necessitam de cuidados com o pelo e exercícios mentais.
Pontos fortes: inteligência e adaptabilidade.

7. Boxer

boxer para criança

Os Boxers tem corpo bastante atlético, e musculoso e um comportamento brincalhão e fiel, conhecidos por seu amor à família. Como são muito enérgicos, são pets que adoram brincar com crianças, como também são bastante atentos na hora de proteger seus tutores. 

Tamanho: raça de porte médio a grande.
Personalidade: brincalhão, leal e protetor.
Cuidados: cuidado com a pelagem, requer exercícios regulares e treinamento consistente.
Pontos fortes: protetor e leal à família.

8. Bichon Frisé

Bichon Frisé cachorro para criança

A raça de cães Bichon Frisé são pequenos, fofos e alegres. Com perfil afetuoso e amável, são bastante sociáveis com pessoas do seu convívio, com estranhos, outros pets e com crianças.

Tamanho: raça de pequeno porte.
Personalidade: alegre, brincalhão, carinhoso.
Cuidados: fique de olho no acúmulo de sujeiras e cuidados com o pelo.
Pontos fortes: com tamanho ideal para ambientes menores e adora companhia.  

9. Collie

Collie Pelo Longo cachorro para criança

Você já assistiu a série Lassie? O famoso programa contava as aventuras de uma simpática e inteligente cachorra da raça Collie. É um cachorro com características únicas, por conta da pelagem, inteligência e lealdade. São extremamente dóceis e apegados aos tutores, famílias com crianças vão amar brincar, correr e ter a companhia desse cachorro. 

Tamanho: raça de porte médio.
Personalidade: inteligente, leal e gentil.
Cuidados: necessita de exercícios, estímulo mental e escovações frequentes.
Pontos fortes: protetor e inteligente.

10. Cocker Spaniel

cocker spaniel cachorro para criança

Um dos cachorros mais populares do mundo – da mesma família do Springer Spaniel Inglês, o Sussex Spaniel – o Cocker Spaniels são cães energéticos e amorosos, ideais para famílias ativas. Eles gostam de brincar e são conhecidos por seu afeto pelas crianças.

Tamanho: médio.
Personalidade: afetuoso, brincalhão e corajoso.
Cuidados: necessita de cuidados com as orelhas e exercícios.
Pontos fortes: carinhosos, cheio de energia e alegria de viver.

11. Dachshund

Dachshund cachorro para criança

Os Dachshunds, também conhecidos como “salsichas”, são cães pequenos, compactos e musculosos. São animais com instinto brincalhão, caçador e curioso, que sempre está procurando algo e quando acha gosta de avisar o tutor. Apesar do tamanho, a raça tem um temperamento muito corajoso.

Tamanho: raça de porte pequeno.
Personalidade: companheiro e ativo.
Cuidados: precisa de tosas e cuidados com a escovação.
Pontos fortes: amigável, bastante ativo e adora brincar com humanos. 

Cachorro para criança: importância de fazer a escolha certa

Ter um cachorro como animal de estimação para uma criança pode ser uma experiência maravilhosa, mas também requer uma grande responsabilidade por parte dos pais ou responsáveis. Portanto, antes de adotar, considere os seguintes pontos:

Tamanho e raça

Escolha uma raça ou tamanho de cachorro que seja adequado para o espaço disponível do seu lar. Geralmente, cães menores e de temperamento amigável são mais adequados para famílias com crianças pequenas.

Adestramento de cães

É importante investir tempo no adestramento de cachorro para que ele receba ensinamentos comportamentais e seguros ao redor da criança. Além disso, é fundamental  certifique-se de que a criança também seja educada sobre como interagir com o cachorro de maneira adequada.

Higiene e saúde

Cuidar da saúde do cachorro é essencial, incluindo vacinações, visitas ao veterinário e a utilização de produtos de higiene para cães.

Exercício e socialização

cachorro para criança

A maioria dos cachorros precisa de exercício e interação social regular. Promova atividades com a criança, para que possa acompanhar essas necessidades, seja brincando no quintal, passeando com o cachorro ou indo a ambientes pet friendly. 

Supervisão

É importante manter uma supervisão, principalmente se for uma criança muito pequena. Independentemente da raça, temperamento e confiança, esse cuidado deve ser constante para garantir a segurança de ambas as partes.

Cachorro para criança: guarda responsável

Ter um cachorro é um compromisso de longo prazo. A sua família precisa entender esse processo e estar pronta para cuidar do cachorro durante toda a sua vida.

Além disso, considere adotar um cachorro de um abrigo local. Isso pode ensinar às crianças sobre responsabilidade social e dar um lar a um cachorro necessitado. O Programa Cobasi Cuida, por exemplo, tem a missão de promover encontros entre pessoas e pets, conectando famílias a milhares de cães e gatos em todo o Brasil.

Dê o play no vídeo a seguir e saiba mais: 

Lembre-se de que cada criança e cada cachorro são únicos, e a compatibilidade entre eles pode variar. Portanto, avalie todas as necessidades e personalidade de ambos para garantir uma convivência feliz e segura.

Faça pesquisas, converse com um veterinário e continue procurando informações no nosso Blog para sentir confiança na decisão de cuidar de uma vida. Então, se sua família está pronta para cuidar de um pet, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para o seu cachorro. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário