Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Collie: carismático, belo e encantador

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro da raça collie

Collie é uma raça de cachorro originária da Escócia, conhecido por sua grande habilidade em pastoreio. Os cães dessa raça são muito ágeis, espertos, carismáticos e leais a seus tutores. 

O Collie ficou famoso após o lançamento de uma série de TV chamada Lassie, em meados dos anos 60. Lassie era uma cadela da raça Collie que foi vendida por seu tutor após dificuldades financeiras. 

O que nem todo mundo sabe, é que este cachorro é muito mais encantador do que o que a série conta. Continue lendo para conhecer mais sobre esse cachorro peludo e super amigável.

História e Origem do Collie

Collie é um cão de origem escocesa. Seu primeiro exemplar data de meados dos anos 1800, quando a Rainha Vitória descobriu a raça. No entanto, há vestígios de que a raça chegou à Escócia dois mil anos antes, através dos romanos.

Ao que consta a história da raça, os ancestrais do Collie podem ter cruzado com outros cachorros locais, até a criação do cachorro em questão. Além do trabalho de pastoreio, estes cães foram muito utilizados como cães de guarda, cães cuidadores de bois e até animais para puxar carroças

A raça passou a ser reconhecida em 1886 pela AKC. 

Características da raça

Os cachorros da raça Collie, chamam a atenção pela sua pelagem longa, densa e exuberante. No entanto, é importante saber que a raça também pode conter exemplares de pelo curto. 

É um cão de porte médio, pode medir até 60 cm e pesar até 25kg. Possuem olhos médios de coloração marrom escura, alguns cães da raça, com a tonalidade merle, podem possuir olhos azuis ou heterocromia

Possuem orelhas pequenas, levemente afastadas, uma estrutura proporcional e harmoniosa, focinho longo e ligeiramente fino.

A pelagem do Collie costuma ser densa, composta por um subpelo macio e a camada externa áspera. As variações da raça podem ser conhecidas pela pelagem, sendo a Smooth para os cães de pelo curto e Rough para cães de pelo longo

As cores podem variar entre merle, azul merle, tricolor e sable, dourado e mogno.

Personalidade e temperamento do Collie

Os cães da raça Collie são animais muito amigáveis e bem humorados. Se dão muito bem com idosos, crianças e com outros animais. São muito inteligentes, energéticos e adoram brincar. Por serem cães de pastoreio, são muito atenciosos e cuidadosos, por isso são ótimos em brincadeiras com crianças, sendo animais capazes de cuidar delas. 

A raça possui muita energia, no entanto, pode viver muito bem tanto em casas na cidade quanto em locais mais abertos, como chácaras e fazendas. Contudo, necessitam de praticar exercícios diariamente. 

São muito leais, por isso podem ser ótimos cães de guarda, mas sem se tornar agressivos com os humanos. Além disso, eles podem ser um pouco teimosos e latir bastante, mas apenas em alguns casos.

Saúde e Cuidados

Os exemplares de pelagem longa necessitam de escovação diária, para ajudar com a retirada de poeiras do pelo e de pelos soltos. Já os cães de pelagem curta, demandam menos cuidados, mas escovações semanais são indicadas. 

Devem receber uma alimentação balanceada e rica e além disso, precisam da prática de atividades físicas frequentes para evitar que fiquem entediados. 

A expectativa de vida desses cachorros varia entre 12 e 14 anos de idade. Embora eles sejam fortes e possuam uma saúde de causar inveja, podem ser acometidos por algumas doenças hereditárias, como a perda de visão

O ideal, é que desde filhotes os cães desta raça façam exames oftalmológicos a fim de averiguar sua saúde ocular. É comum que eles sofram de alergias, sensibilidades a medicamentos, displasia de quadril, e atrofia da retina

Leia mais conteúdos sobre o universo pet!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário