Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor Narciso: significado, características e cultivo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flor narciso

A flor narciso é uma espécie de muitos valores e significados, que vão desde a sua origem até a singularidade de sua fragrância, que a tornou tão popular na fabricação de perfumes. Se você gosta de flores exuberantes, coloridas e cheias de história, então você vai adorar conhecer mais sobre essa planta.

O nosso texto irá abordar sobre as características, origem mítica, simbologia das cores, como plantar e tudo o que engloba as flores narciso. Continue a leitura!

As história por trás da origem da flor narciso

A história da flor de narciso abrange aventuras mitológicas, deuses, pessoas e plantas. Vamos começar apresentando-a: narciso ou narcissus é originária do grego “narke” e significa “estupor, entorpecimento”. 

A sua relação com a mitologia grega está associada com o homem chamado Narciso. Muito vaidoso, o personagem acabou se apaixonando pelo próprio reflexo em lagos, após ser amaldiçoado pela deusa Nêmesis (a deusa da retribuição).

Isso acontece porque um dos admiradores do Narciso, inconformado com a rejeição do rapaz, súplica à deusa Nêmesis que o faça sentir o mesmo sentimento que estava no seu peito, mas com um adendo: que ele nunca pudesse possuir o objeto de seu desejo. 

Sendo atendido o pedido do admirador, em um belo dia o jovem Narciso, enquanto voltava para casa, encontrou o primeiro espelho da história (uma fonte de águas límpidas, transparentes e virgem). Esta foi provavelmente a origem da história clássica do belo Narciso, que definhou e morreu ao ver seu reflexo na água. 

flores narciso
Na mitologia grega, Narciso é um personagem filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope.

Você deve está se perguntando o que a flor tem haver com a história, né? Segundo a mitologia grega, nesse momento, quando ele depara-se com sua própria imagem, o rapaz transforma-se em uma flor na beira de um rio para que assim ele pudesse contemplar o seu reflexo pela eternidade.

A lenda acaba ganhando força por conta das características da flor narciso: ter seu eixo inclinado para baixo, crescendo geralmente em rios ou lagoas, gerando o reflexo da planta nas águas, assim como o personagem.

Ainda tem mais história sobre a origem do nome de narciso

Além da clássica versão, existem outras histórias que também são contadas sobre a origem do nome da flor narciso

Como por exemplo, na mitologia, acredita-se que o nome da flor está relacionada ao rapto de Prosérpina (a deusa do submundo na mitologia grega), que também é considerada a deusa da agricultura. Diz-se que entre as flores que ela colhia, estava a planta narciso, que, desde então, passou a simbolizar a morte.

Qual o significado da flor de Narciso?

Entre essas e outras versões da origem da flor de narciso, começaram a surgir os significados sobre a planta. Como acreditavam que a coroa de flores da espécie causava loucura em quem a usava, por conta do cheiro dolorosamente doce. Então, era uma espécie de lembrete de que o narcisismo era passível de punição. Por conta disso, um dos significados da flor narciso é o egoísmo e o amor frívolo.

Características da flor narciso

flor de narciso
A flor de narciso tem como característica física vigorosa e rústicas com folhas alongadas e de verde intenso.

As características da flor de narciso (Narcissus poeticus) é a folhagem alongada com um verde intenso, combinada com seis pétalas ou mais na parte exterior. Com um formato vigoroso e rústico, a espécie na sua parte interior apresenta uma estrutura que parece um pequeno trompete ou um funil.

Com ciclo de vida perene – aquelas que possuem um ciclo de vida considerado longo – a flor narciso pode chegar a altura de 15 a 50cm. Há também muita variedade quanto às cores.

As cores da flor narciso

As tonalidades mais comuns são a flor de narciso branco, amarelo e tons de creme. Mais raramente, existem algumas versões que apresentam cores mais variadas como flores lilás, alaranjado, rosa e a flor narciso azul

Flor narciso é tóxica?

Sim! A espécie tem um alto nível de alcalóides de fenantridina, cristais de oxalato de cálcio e licorina. Essas substâncias são consideradas plantas tóxicas tanto para humanos, como animais. Ou seja, o seu consumo é perigoso e pode levar a graves problemas de saúde. 

É importante saber que até para quem a cultiva, é necessário ter cuidado com o manuseio pois pode causar enfermidades de pele. Portanto, qualquer contato com a planta deve ser zeloso e com a utilização de luvas e potencialmente óculos de proteção. O consumo acidental pode provocar:

  • fortes náuseas;
  • cólicas;
  • convulsões;
  • desmaios;
  • entre outros. 

Quando o narciso floresce?

planta amarela em decoração
Com cuidados em dia, a espécie de planta narciso garante flores incríveis em seu jardim ou decoração interna de seu lar.

A época de floração do narciso ocorre no inverno e na primavera. Porém, o período é curto, durando apenas 20 dias. Posteriormente, a planta inicia o processo de dormência que vai durar até o início do próximo ano.

Como plantar a flor narciso?

Narciso é uma espécie fácil de plantar e cultivar, inclusive para jardineiros iniciantes. Como as plantas não demandam tantas etapas complexas e a sua toxicidade faz com que animais e pragas fiquem longe de suas folhas, cuidar de narciso pode ser considerado simples. 

Confira algumas dicas de como plantar narciso:

  1. plante o narciso durante o inverno ou em temperaturas mais frias;
  2. escolha os bulbos maiores e mais firmes;
  3. plante o narciso virado para cima com cerca de 7 a 12 centímetros de profundidade;
  4. se for plantar em jardim, o ideal é separar as covas entre aproximadamente 13 centímetros;
  5. escolha um local com exposição inteira ou parcial do sol;
  6. opte por solos moderadamente férteis e bem drenados;
  7. posteriormente, basta cobrir com terra;
  8. faça a primeira rega, deixando o solo úmido, mas não encharcado.

Como cultivar a flor narciso

Depois do plantio, vem as etapas de cuidados com a flor narciso. Confira tudo o que você precisa saber para ajudar no crescimento da planta e para embelezar seu jardim. 

Como regar a flor de narciso?

A planta necessita de um cronograma frequente de rega, em especial quando está em período de floração. Nesse cuidado é preciso ter atenção com duas questões: não deixar o solo e as flores encharcadas, isso porque as pétalas podem acumular água facilmente. 

Narciso precisa de adubação?

Narcissus
Para o plantio em vaso dentro de casa ou em áreas externas, a flor narciso demanda de cuidados básicos para florescer com saúde.

Vale destacar que a planta narciso tem a capacidade de se desenvolver em diversos tipos de terra. Mas, para crescer de forma saudável ela precisa de uma boa adubação, com a aplicação de produtos orgânicos, pelo menos uma vez por ano. 

Atenção com a temperatura e iluminação

A flor de narciso prefere ambientes que proporcionam luz solar direta. Apesar de conseguir se adaptar em ambientes com um pouco de sombra, o ideal é promover um clima temperado e sem geadas.

Cuidados com os bulbos da flor narciso

Como a fase de florescimento dura 20 dias, e após isso a planta entra em período de dormência, alguns cuidados são necessários para preservar os bulbos. Então, será necessário manipular seus bulbos, que precisam ser retirados do solo e reservados em um ambiente fresco e seco. Essa ação é fundamental para que o bulbo consiga passar pelo processo de cultivo outra vez. 

Gostou de conhecer mais sobre a flor narciso? São muitas histórias e curiosidades sobre a planta. Se estiver pensando em cultivá-la lembre que é importante dar atenção aos cuidados com a rega, solo e todas as etapas que mencionamos. Dessa maneira, a espécie vai deixar o seu jardim lindo e colorido. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário