Fox Terrier: de pelo liso e pelo duro

Compartilhar:


cachorro fox terrier branco e vermelho

O Fox Terrier surgiu na Grã-Bretanha e seus registros mais antigos datam 1790. Ele era usado para caçar raposas, como seu nome já entrega! Esses cães medem no máximo 39 centímetros e seu peso não ultrapassa os 9 kg. Apesar do tamanho pequeno, sua energia é alta e ele exige diversos cuidados especiais por isso.

Continue a leitura e conheça tudo sobre essa raça.

Tipos de Fox Terrier

Fox Terrier de pelo duro em exposição de cães

Registrada em 1885 pelo American Kennel Club (AKC), a principal organização de cinologia, a raça Fox Terrier possuía dois padrões de pelagem.

No entanto, cerca de 100 anos após o primeiro registro, foi realizada uma alteração considerando duas raças diferente. Atualmente, são reconhecidos tanto os cães da raça de pelo duro, quanto aqueles chamados de pelo liso como raças diferentes.

A diferença, como o próprio nome diz, está na pelagem. O Fox Terrier de pelo liso tem a pelagem mais curta, já o Fox Terrier de pelo duro possui fios mais densos e ásperos, abaixo deles, um subpelo macio, que combinados cria uma aparência mais volumosa.

A principal mudança, visual, está no focinho, que possui fios mais longos. Um charme!

As duas raças, no entanto, possuem a pelagem com base branca com manchas pretas, marrons e avermelhadas. Não existem registros oficiais da raça com pelos preto ou de outras colorações sólidas.

Temperamento e comportamento

Fox Terrier de pelo liso em raro momento de descanso após brincar

Apesar de pequenos, esses cães possuem grandes personalidades! O destaque, sem dúvida, é o comportamento agitado e cheio de energia, que exige muita atividade física diariamente. Entretanto, esses cães possuem outros traços muito interessante.

Inteligentes, os cães da raça Fox Terrier aprendem muito rápido, mas também são teimosos e, por isso, podem apresentar alguns problemas comportamentais. Entre os principais está a dificuldade em ficar sozinho e a tendência aos latidos excessivos.

Seu passado caçador faz dele um cão alerta e que pode estranhar pessoas desconhecidas e outros animais, principalmente os menores do que ele.

Como cuidar de um cão da raça

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a raça, é importante conhecer quais cuidados esses cães exigem. O principal é ter uma rotina de exercícios físicos e atividades intensas para gastar energia e entreter o seu cãozinho. Passeios longos, brincadeiras com bolinha, corda e outros itens são fundamentais no dia a dia desse pet.

Esses pets são resistentes, mas também precisam realizar visitas periódicas ao médico veterinário para a vacinação anual e acompanhamento.

Fox Terrier: preço

Quem optar pela compra de um pet desta raça, terá que desembolsar entre 2 e 4 mil reais. A raça possui diversos criadores no Brasil. Porém, antes da compra, é recomendado verificar a documentação do animal e fazer uma visita ao canil em que os animais vivem para verificar a saúde e o tratamento recebido por eles.

Fox Paulistinha ou Terrier brasileiro

Apesar do apelido de Fox Terrier brasileiro, a raça na verdade se chama Fox Paulistinha e é diferente do cãozinho que estamos falando neste artigo. No entanto, a raça de cachorro terrier criada no Brasil é um cruzamento de diversas raças, entre elas, a estrela deste texto: o Fox Terrier!

Agora você já sabe tudo sobre esse pequeno e agitado cãozinho. Vamos conhecer outras raças de cachorro de porte pequeno?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário