Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Maltês filhote: saiba mais sobre como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
maltês filhote

O Maltês filhote é um cachorro muito fofo, com pelo branquinho e um olhar cativante, esta raça é perfeita para famílias com crianças e pessoas que gostam de se movimentar. 

Isso mesmo! Apesar do tamanho pequeno, este é um pet bem enérgico. Além de ser muito dócil, amoroso e apegado aos tutores. Agora, se você pretende ter um cachorro Maltês filhote, ou quer conhecer mais sobre essa raça, continue lendo. Vamos te contar mais sobre e dar dicas de como cuidar do filhote Maltês!

História e origem do Maltês

Pelo seu nome, já podemos deduzir que o Maltês é originário de Malta. No entanto, não se sabe ao certo quando surgiram os primeiros exemplares dessa raça, o que sabemos é que desde o século V, estes cães aparecem em esculturas de cerâmica e em pinturas antigas. 

Segundo a história da raça, acredita-se que seus ancestrais eram cães que viviam perto dos portos, contudo, a raça se popularizou por ser um cachorro pequeno e graças ao seu comportamento sociável, carinhoso e brincalhão, mas ao mesmo tempo, de um cão educado e sofisticado, que conquistou a realeza. 

A raça foi tão apreciada, que até Aristóteles escreveu sobre ele, apelidando a raça de “cão de Malta”. Muitos anos depois, graças a popularização, a raça foi enviada para a América e para a Inglaterra, ganhando ainda mais notoriedade e se tornando cães de companhia. Contudo, apenas em 1888 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club. 

Maltês filhote: como é o comportamento desta raça?

maltês filhote
Os filhotes Maltês são super fofos, não é mesmo?

Se o que você procura, é um cachorro alegre, brincalhão, ativo, mas carinhoso, inteligente e extremamente fofo, o Maltês é a raça ideal! 

Afinal, esses cães adoram ser mimados, eles são muito inteligentes, sociáveis e ótimos companheiros. No entanto, podem ser um pouquinho teimosos, por isso, eles precisam ser treinados desde filhotes.  .

A carinha angelical pode enganar, visto que eles são bem ativos, adoram correr e brincar. No entanto, é uma raça que vive bem em apartamento. O problema, é que por serem cães ativos, precisam de atividades físicas para gastar essas energias todas! 

Eles são animais extremamente gentis e se dão bem com todo mundo, crianças, idosos, aves, gatos e fazem amizade rapidamente, inclusive com os desconhecidos. 

Além disso, eles são muito destemidos e corajosos, não temem os perigos e nem os cães maiores. Portanto, é necessário estar atento ao pet no caso de convívio com outros animais, evitando que ocorram brigas.  

Então se você está pensando em ter um Maltês, saiba que vai precisar dedicar um bom tempo ao seu amigo de quatro patas, afinal, além de carentes, eles são energéticos. Uma ótima opção para distrair esta raça é apostar no enriquecimento ambiental.

O que eu preciso para ter um Maltês filhote

Antes de ter um novo membro na família, é necessário já ir preparando os acessórios para ele. Você pode preparar um enxoval para Maltês filhote. Para o bem-estar do seu novo companheiro, é preciso investir em itens básicos para um cachorro de pequeno porte, como:

  • Caminha para cachorro: Procure por uma cama bem confortável e se atente ao tamanho que seu pet terá quando crescer. O Maltês é porte pequeno, então não precisa ser muito grande.
  • Comedouro e bebedouro: Existem muitas opções! Desde os coloridos de plástico, até os feitos com inox, que duram bastante. Se atente ao tamanho do pet na hora da compra, afinal, não adianta comprar um comedouro extremamente grande para ele. 
  • Placa de identificação: Desde cedo você precisa colocar uma coleira de identificação no animal. Ela é imprescindível para a segurança dele, especialmente durante os passeios na rua.
  • Tapete higiênico: Este é um item fundamental para a higiene do tutor e do pet, afinal, ninguém quer uma casa suja e cheia de xixi espalhado. 
  • Brinquedos: Os brinquedos interativos para filhotes são um dos passatempos preferidos dos cães, portanto, não se esqueça de oferecer a ele pelúcias, bolinhas e até brinquedos inteligentes. Como o Maltês é muito energético, ela irá adorar!

Se atente aos cuidados com um Maltês:

Maltes filhote com a língua para fora

Entre os primeiros cuidados com um Maltês filhote, está o protocolo de vacinas. Elas são essenciais para garantir saúde aos animais e evitar que eles contraiam doenças graves. 

A vacina V10 ou V8 é a principal, e se divide em três ou quatro doses a partir do segundo mês de vida do pet. Além dela, é importante se informar sobre outras, como a antirrábica, que também é obrigatória e pode ser administrada junto com a última dose da V10/V8.

Além dessas duas, existem outras doenças que podem ser imunizadas com vacinas, como é o caso da giárdia, tosse dos canis e leishmaniose.  Na hora das vacinas, o ideal é procurar um profissional e seguir o protocolo vacinal definido por ele.

Um cuidado muito importante para conversarmos é: existem muitas pessoas que procuram a raça para compra, assim como existem diversos anúncios de filhotes para adoção. Nesse processo, embora seja tentador e uma pesquisa comum sobre quanto custa um cachorro Maltês, preço do filhote pode variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00, é fundamental que conheça toda a estrutura e trabalho, até para não financiar os maus tratos aos animais. Garanta isso!

Antipulgas e vermífugo 

Um cuidado que não pode passar em branco é o antipulgas e o vermífugo. Estes dois remédios vão cuidar da saúde do cachorrinho Maltês mini filhote e garantir que os parasitas fiquem bem longe. 

Afinal, tanto as pulgas quanto os carrapatos, também podem transmitir doenças aos animais, que podem ser graves se não tratadas a tempo. 

Já os vermes e parasitas intestinais, são responsáveis pela maioria das doenças que envolvem anemias ou falta de nutrição. 

Estes medicamentos costumam ser recomendados por um veterinário de confiança, indicando o melhor para as características do pet. 

Ração para Maltês filhote

Após o desmame, já é possível começar a incluir ração na dieta do cachorro, mesmo que no começo seja uma papa feita com o alimento. Na hora de escolher a melhor ração para Maltês, a Royal Canin se apresenta como a melhor solução para cães.

Além de ser uma das marcas pioneiras no mercado de alimentação para pets, como mais de 50 anos, também é reconhecida por entregar produtos de alta qualidade, com o comprometimento em proporcionar através da alimentação uma vida saudável e bem-estar para os pets.

Estamos falando de uma solução alimentar completa, com opções de rações Super Premium para todos os tipos de raças, portes e idades. Então se está procurando a melhor alimentação para filhotes de Maltês, com certeza Royal Canin tem. Conheça alguns dos benefícios:

  • Auxiliar o crescimento e desenvolvimento do filhote;
  • Fornecer energia, proteínas, cálcio e fósforo, importantes para o organismo;
  • Ajudar a manter a maciez e brilho da pelagem;
  • Ração desenvolvida para facilitar e estimular o filhote de cachorro Maltês a mastigar;
  • Otimizar a saúde digestiva.

Tosa de Maltês filhote

cachorro correndo

O pelo desta raça é longo e liso, por isso precisa ser penteado com frequência, desde cedo. Além disso, a tosa higiênica é indicada para nivelar a pelagem, ajudar na locomoção do animal e a evitar maus cheiros, porém só leve seu amigo para um pet shop após a última dose das vacinas. 

Doenças comuns da raça

De modo geral o Maltês é uma raça muito saudável, no entanto, eles podem apresentar doenças genéticas. Entre elas, está a má formação do canal arterial e a tendência à obesidade, portanto, o pet necessita de cuidados com a alimentação. 

Portanto, investir em ração Premier Maltês é uma ótima opção para uma dieta balanceada e segmentada para a raça.

Queremos saber, quais os principais cuidados que você tem com o seu Maltês filhote? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua experiência com seu amigo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Maria Lins disse:

    Adoro essa raça, Maltês. São fofos demais. Valeu por toda dica.

  2. VALQUIRIA MARÇAL disse:

    amo maltes,são doceis, amigos, adoram colo, muito apegado ao tutor, uma ração de amor.

  3. Rosa disse:

    Eu tive uma.Era a Mel,meu mundo,meu tudo. Amei desde o primeiro dia que a vi. Foi amor a primeira vista. Mas eu perdi ela com 9 anos,eu pensei que ia morrer junto dela. Tenho muita vontade de ter outra,mas sinto muito medo. Amo demais os cães e não sei se consigo ter outra.

  4. Maria disse:

    Acabei de ganhar um filhotinho maltês tem 40 dias e não sei o que fazer não sei se posso dar água para ele o que faço

  5. Paola disse:

    Minha maltes morreu semana passada e agr tô triste e roendo mto a unha e to ansiosa pra adotar outra e então li isso por q quando nasci a minha doguinha q morreu tinha 2 anos então n vi ela filhote. Valeu a dica aí

  6. Rita disse:

    Meu maltês vai fazer 7 meses e antes comia muito bem sozinho, agora ele está comendo 2 vezes ao dia e quando eu dou para ele, não está comendo sozinho. O que fazer ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Rita! Mudanças no apetite podem ser comuns, mas é sempre bom observar. Tente estabelecer horários regulares de alimentação e criar um ambiente tranquilo durante as refeições. Se persistir, recomendamos uma consulta veterinária para descartar qualquer problema de saúde. Manter uma rotina e oferecer carinho pode ajudar também.

Deixe o seu comentário