Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fungus Gnats: Saiba como proteger sua planta da presença delas!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mosca fungus gnats pousado em uma folha
A mosca Fungus Gnats causa diversos prejuízos às plantas

O Fungus Gnats é uma pequena mosca que tem como hábito atacar plantas ornamentais, hortaliças e árvores frutíferas. Por isso, nós separamos algumas dicas para ajudar você a mantê-la longe e preservar a saúde e o bem-estar das suas plantas. Confira!

Fungus Gnats: o que é?

A Fungus Gnats é uma pequena mosca bastante comum no Brasil. Pertencendo à família dos Sciaridae, a sua variação mais encontrada no país é a Bradysia matogrossensis. Suas principais características são se reproduzir em ambientes com pouca luz e muita umidade, além de atacar preferencialmente áreas de cultivo de fumo, cogumelos, viveiros de mudas e plantas ornamentais.

Fungus Gnats nas plantas: o que acontece?

O modo de procriação da Fungus Gnats consiste em depositar 150 ovos em locais úmidos, com preferência por terras de vasos ou plantas cultivadas sobre águas paradas. Ao eclodirem, os ovos geram larvas de, aproximadamente, 7mm de comprimento que se alimentam das raízes da planta, causando a sua morte.

Além de causar sérios danos às plantas, árvores frutíferas e hortaliças, a presença do fungo no solo abre uma porta para a proliferação de fungos. Sendo os principais Fusarium, Sclerotinia, Verticillium, Pythium, Cylindrocladium e Botrytis.

Como identificar a presença do Fungus Gnats?

Identificar a presença da mosca Fungus Gnats nem sempre é uma tarefa simples, mesmo para as pessoas mais experientes em jardinagem. Portanto, se atente a qualquer mosca que esteja sobrevoando a planta e a sinais como folhas amareladas e queimaduras nas bordas. Essa é a maneira mais rápida de descobrir que há algo de errado com suas hortaliças e plantas.

Como evitar Fungus Gnats nas plantas?

vaso de planta com a mosca Fungus Gnats
Há algumas técnicas simples que evitam a Fungus Gnats

Para manter a sua flor, planta ou hortaliça saudável e livre do Fungus Gnats, a melhor alternativa é investir na prevenção. Para isso, basta seguir as práticas a seguir e você conseguirá manter o inseto longe de suas plantinhas.

Tudo começa com a escolha do substrato

Uma prática essencial para manter a sua planta longe do Fungus Gnats é investir em um substrato de qualidade para fazer o plantio. Pois, além de evitar a proliferação de fungos e larvas do inseto, você fornecerá todos os nutrientes necessários para que a sua planta possa se desenvolver com saúde.

Além disso, é recomendado fazer a adubação do solo com fertilizantes orgânicos de qualidade. Pois, produtos de baixa qualidade com nutrientes pobres em vitaminas e minerais podem ajudar na proliferação das larvas.

Evite deixar o solo da planta úmido

Como você sabe, a grande maioria das plantas e flores não gosta que o substrato esteja excessivamente úmido ou até encharcado. Fazer a rega periódica, como também manter o solo seco, criar uma camada extra com areia, argila ou casca de pinus acima do substrato ajuda a manter o Fungus Gnats longe de suas plantas e hortaliças.

Fique atento à presença do Fungus Gnats

Apesar dos cuidados simples com a umidade do substrato do seu vaso de plantas, ainda sim é possível que ele resolva aparecer. Por isso, é muito importante ficar atento à presença de qualquer mosquito em volta das hortaliças ou plantas frutíferas.

Uma prática comum na jardinagem é ter sempre em casa repelentes contra insetos, inseticidas e produtos de controle de pragas. Com eles é possível fazer tanto o tratamento preventivo quanto o combate de mosquitos que estejam prontos para prejudicar o desenvolvimento de suas plantinhas.

Combata dos focos de larvas

Tão importante quanto atuar na prevenção do aparecimento do fungo é combater possíveis focos de larvas presentes no solo. Uma boa maneira de fazer isso é regar a terra com alguns aditivos especiais. Conheça os principais.

Água Oxigenada

Larvas de Fungus Gnats odeiam água oxigenada. Por isso, prepare misture a solução na água utilizada para fazer a hidratação do solo. A água oxigenada, além de matar e evitar o crescimento das larvas, é ótima para acabar com os fungos presentes nas raízes da planta.

Inseticidas

Inseticidas diluídos em água também são uma alternativa bastante eficaz no extermínio de larvasApós realizar a mistura, pulverize a planta com a solução e faça a rega do solo. Dessa maneira, sua planta estará sempre protegida.

Viu como atitudes simples ajudam a preservar a saúde de plantas frutíferas e hortaliças? Se você ficou com alguma dúvida sobre como evitar que o Fungus Gnats ataque suas flores e plantas, deixe a pergunta nos comentários. Vamos adorar responder!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário