Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como acabar com caramujos pequenos no jardim

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como acabar com caramujos pequenos no jardim

Imagine ver todo o seu trabalho e dedicação com seu jardim sendo destruído por caramujos. Para evitar que esses pequenos invasores afetem suas plantas, é bom saber como acabar com caramujos pequenos no jardim.

Por isso, vem com a gente e conheça alguns métodos seguros para eliminar o caramujo de jardim.

Malefícios do caramujo no jardim

Diferente dos caracóis que possuem uma concha menos resistentes, a dos caramujos é desenvolvida para aguentar grandes pressões.

Além de se alimentar de plantas, o caramujo de jardim transmite doenças. A esquistossomose e a fasciolíase, por exemplo, são causadas por parasitas que habitam o interior do caramujo e podem trazer riscos para a saúde humana.

Por isso, para evitar o contágio de uma dessas doenças deve-se lavar bem as frutas e verduras presentes em seu jardim ou horta. No entanto, caso notar que suas plantas estão muito afetadas por resquícios de caramujos, evite o consumo delas.

A dengue é outra doença que você deve se preocupar com o caramujo, já que a casca desse pequeno molusco é resistente. Ou seja, ela pode se tornar um local propício para acúmulo de água e viveiro de mosquitos.

Outra desvantagem para sua horta ou jardim é que o caramujo se reproduz rapidamente. Em apenas um ciclo, a fêmea do caramujo pode botar até 600 ovos, aumentando o número desses parasitas.

Ou seja, caso localize algum desses invasores no seu jardim, elimine eles imediatamente. 

Como eliminar caramujo pequeno de jardim

Como acabar com caramujos pequenos no jardim

Se você quer que suas plantas sejam as únicas moradoras do seu jardim ou horta, é hora de acabar com esses invasores cascudos.

Caso tenha poucos caramujos, uma maneira prática é eliminar eles os caçando manualmente. No entanto, utilize luvas de proteção para não ter contato direto com ele.

Agora, se perceber que a população de caramujos está descontrolada, algumas soluções mais precisas devem ser aplicadas.

Uma delas é inserir plantas repelentes em sua horta. Acrescentar pés de alecrim, salsinha, sálvia, alho e gengibre é uma opção menos impactante para seu jardim e sem afetar suas demais plantas.

Outra solução é o uso de produtos para controles de pragas. Para a eliminação de caramujos, se recomenda lesmicidas, que afetarão o caramujo de jardim diretamente.

E acima de tudo, não torne seu jardim um criadouro propício desse parasita. Em suma, não deixe objetos e entulhos acumulados no seu jardim ou horta. Se possível, cuide do jardim, deixe a vegetação com pequeno tamanho e sempre limpe a área em que as plantas estão.

Dessa forma, seu jardim só poderá abrigar suas plantas, que irão crescer fortes e bem verdes.

Viu como é simples acabar com caramujos pequenos no jardim? Lembre-se que além de afetar a vegetação local, esses pequenos moluscos ainda podem transmitir doenças e afetar a sua saúde.

Por isso, evite o contato direto com ele e cuide bem das suas plantas e vasos para evitar a proliferação dos caramujos.

E para consultar mais dicas de como cuidar das plantas do seu jardim, acesse nossos demais conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário