Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra qual é o melhor adubo para hortas!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Horta com hortaliças no quintal

Usar o adubo para horta é essencial para garantir o crescimento da sua plantinha para ter um alimento saudável na mesa de toda a família. Por isso, nós preparamos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor adubo para a horta da sua casa. Confira!

Melhores adubos para hortas: o que há no mercado?

Escolher o adubo para a horta ideal não é uma tarefa simples, pois é preciso saber qual o tipo de fertilizante mais indicado para as plantas. Existem dois tipos: os adubos orgânicos e os minerais. Conheça melhor cada um deles.

Adubo orgânico para horta

O primeiro tipo de fertilizante é o adubo orgânico para horta. Eles podem ser encontrados nas variações húmus de minhoca, esterco bovino e bokashi. Confira os benefícios que cada um oferece para a sua horta em casa:

  • Húmus de minhoca: produzido a partir da decomposição de matéria orgânica feita por minhocas. O produto fornece nutrientes e deixa o solo macio e mais leve.
  • Esterco bovino: promove um combo de benefícios para a terra, porque melhora a fertilidade, aeração e a infiltração de água.
  • Bokashi: adubo com origem japonesa. Essa versão é feita com ingredientes animais, vegetais e micro-organismos eficientes. Este tipo de adubo melhora o pH do solo e estimula o crescimento de vegetais.

A principal vantagem em apostar em adubos orgânicos para a sua horta é que eles não possuem químicas nocivas ao solo. Entretanto, levam mais tempo para liberar os nutrientes e fazer efeito.

Adubo químico para horta

Uma alternativa de efeito rápido ao fertilizante para hortaliças orgânico é o adubo químico para horta. Eles possuem a junção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), três nutrientes imprescindíveis no crescimento e manutenção das plantinhas que fornecem frutos, tubérculos e flores, sendo conhecidos pela sigla “NPK”.

Os adubos “NPK” podem ser diluídos em água ou misturados na terra, caso sejam granulados. A maioria dos fertilizantes para horta possuem alta concentração de fósforo, um nutriente que melhora a aparência das folhas e frutos.

Dentro da categoria de adubo químico para horta é possível encontrar quatro variações, cada uma delas com uma concentração diferente de minerais. São elas:

NPK 4-14-8

Seu uso é recomendado para no momento da preparação do solo, tanto para cultivo da horta e para enriquecer o solo na hora do início do plantio. Sua fórmula contém a seguinte concentração: 4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio.

NPK 10-10-10

Esse tipo de adubo químico para horta possui a mesma proporção de cada nutriente sem sua composição. A solução é indicada para plantas e hortaliças já desenvolvidas que precisam apenas de uma leve reposição de nutrientes.

NPK 15-15-20

Entre os adubos minerais, esse é o mais indicado para o cultivo de hortas em casa e cultivo de plantas hidropônicas. O seu diferencial é ser rico em potássio, que é essencial para o desenvolvimento da sua hortinha.

Qual o melhor adubo para horta?

Cenoura plantada no solo vista de perto

Ao fertilizar o solo da horta, o recomendado por especialistas em jardinagem é o uso de adubo químico para horta. O motivo dessa preferência é que os fertilizantes para hortaliças químicos podem conter substâncias tóxicas à saúde, sobretudo os alimentos que serão consumidos pela família, conhecida como PANCS

Toda horta precisa de adubação?

É claro que escolher o melhor adubo para a horta faz toda a diferença em seu crescimento. Contudo, antes de comprar, é importante verificar se o solo já possui os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da sua horta.  

É importante lembrar que o excesso de fertilizante para hortaliças pode fazer mal à planta. Isso porque, ao invés de desenvolvimento, ela deixa o solo mais propício ao surgimento de pragas e diminui a capacidade da planta em frutificar.

No entanto, se o solo realmente está fraco, não pense duas vezes: use adubo. Aliado a essa ação, não se esqueça das regas frequentes, que ajudam a manter todos os nutrientes do solo ativos.

Gostou de saber qual é o melhor adubo para horta? Então, vamos começar a cultivar uma bela hortinha em casa hoje mesmo?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Regina Célia Carvalho grade disse:

    Gostei,bem esclarecido

Deixe o seu comentário