Qual o melhor adubo para horta?

Compartilhar:


Horta com hortaliças no quintal

Cuidar de hortas exige muito mais cuidado, já que elas garantem alimentos que podem ser levados à mesa. Elas são cultivadas tanto em vasos, quanto na própria terra do quintal, basta garantir condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Por isso, é muito importante escolher o melhor adubo para horta.

O adubo é um tipo de fertilizante responsável por garantir nutrientes ao solo e, assim, melhorar o crescimento das plantas. Isso porque, como consomem nutrientes todos os dias, é necessário repor com frequência.

Descubra qual o melhor adubo para horta com as dicas da Cobasi!

Melhores adubos para hortas: principais recomendações

Escolher o melhor adubo para horta faz toda a diferença no crescimento de frutas, legumes, verduras e até mesmo pequenos temperos. Cada alimento precisa de um tipo de adubação, por isso sempre verifique suas características e necessidades.

Os adubos mais comuns para horta são:

  • Húmus de minhoca: é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica feita por minhocas. O produto fornece nutrientes e deixa o solo macio e mais leve.
  • Esterco bovino: é um combo de benefícios para terra, porque melhora a fertilidade, aeração e infiltração de água.
  • Bokashi: adubo com origem japonesa, é feito com ingredientes animais, vegetais e micro-organismos eficientes. Este tipo de adubo melhora o pH do solo e estimula o crescimento de vegetais

Todos são ótimas sugestões para aplicar em hortas, porque não contém produtos químicos na composição.

Além deles, adubos com a sigla “NPK” também são excelentes. Eles possuem a junção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), três nutrientes imprescindíveis no crescimento e manutenção das plantinhas que fornecem frutos, tubérculos e flores.

Os adubos “NPK” podem ser diluídos em água ou misturados na terra, caso sejam granulados. A maioria dos fertilizantes para horta possuem alta concentração de fósforo, um nutriente que melhora a aparência das folhas e frutos.

Além deles, é possível usar até mesmo resto de alimentos encontrados em casa, como casca de banana e de outras frutas, casca de ovos e borra de café, por exemplo. 

Reaproveite os próprios compostos da horta para mantê-la fortificada. Sabe aquelas folhas, caules e frutas que caem no chão? Eles são ótimas fontes de nutrientes também, por isso podem ser usados!

Afinal, qual o melhor adubo para horta?

Cenoura plantada no solo vista de perto

Ao fertilizar o solo da horta, prefira sempre os adubos orgânicos! Isso porque, fertilizantes a base de produtos químicos podem ser tóxicos à saúde, sobretudo porque os alimentos serão previamente consumidos.

Toda horta precisa de adubação?

É claro que escolher o melhor adubo para horta faz toda a diferença em seu crescimento. Contudo, antes de comprar, é importante verificar se o solo já é nutritivo o suficiente.

O excesso faz mal à planta. Ao invés de auxiliar seu desenvolvimento, exagerar faz as plantas frutificarem menos e tornam-nas mais propensas a ataques de pragas.

No entanto, se o solo realmente está fraco, não pense duas vezes: use adubo! Aliado a ele, não se esqueça das regas frequentes, que ajudam a manter todos os nutrientes do solo ativos.

Gostou das dicas? Então, continue no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário