Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Prevenção da dengue: 8 dicas para jardins e vasos seguros

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vaso de planta com água

Com a alta de casos, a prevenção da dengue se torna ainda mais importante. Quem adora ter a casa cheia de plantas e o jardim florido precisa redobrar a atenção, afinal é na água parada que acontece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da enfermidade.

A maior parte dos criadouros do mosquito transmissor está em residências. A cada ano, milhares de pessoas são infectadas e muitas perdem suas vidas pela falta de medidas preventivas contra dengue.  

Por isso mesmo, montamos este guia completo com formas de prevenção da dengue para vasos, jardins e quintais seguros. Continue a leitura e saiba as melhores dicas para se manter suas plantinhas lindas sem gerar riscos!

Dicas de prevenção da dengue em jardins e vasos

Vaso alagado
Até um vaso com jardim alagado pode ser seguro com as dicas certas

Se não cuidados adequadamente, os jardins e vasos podem se tornar ambientes de procriação e disseminação do mosquito da dengue. A correta montagem e a manutenção contínua são fatores importantes para prevenção da dengue dentro de casa. Confira as dicas: 

1. Coloque areia nos potinhos das plantas

A prevenção contra a dengue está diretamente ligada ao combate ao acúmulo de água parada. Desta forma, se evita o surgimento de criadouros dos proliferadores da doença.  

Com a correria do dia a dia é bastante tentador encher o potinho de água e deixar a planta retirar os nutrientes necessários. Além disso, ficar atento se, ao aguar as plantas, não sobra água no potinho é algo trabalhoso.

Para realizar a rega correta e recomendada para o tipo planta, e prevenir a dengue, uma dica muito simples pode ajudar: adicione areia fina lavada no pratinho e pronto!

2. Cultive plantas repelentes

Apostar em plantas repelentes é uma ótima ideia, pois além de afastar insetos indesejados, elas também contribuem para decoração do ambiente, proporcionando vida e bons aromas.

Citronela, capim-limão, manjericão e alecrim são opções que afastam mosquitos e embelezam seu lar.

3. Utilize espuma floral em arranjos

Você sabia que não são só os vasos plantados que podem atrair o temido Aedes aegypti? Aos criar arranjos florais é importante levar em consideração a prevenção da dengue.

Dê preferência à espuma floral, ao invés do vaso com água. A diferença é que a espuma não é ambiente para a reprodução do mosquito e, além de manter o arranjo bonito e com boa sustentação, ela fornece água para flores e folhagens, ao ser previamente umedecida. 

4. Jardim sempre limpo

A limpeza do ambiente é um fator fundamental na hora de evitar a proliferação de mosquito da dengue. O principal ponto de atenção aqui é a existência de entulho, vasos quebrados e outros itens que venham a acumular água após a chuva ou regas.

Além disso, faça o controle de pragas de forma periódica.

5. Redobre a atenção às flores que acumulam água

bromélia
A bromélia tem várias espécies e algumas acumulam água.

Muitas pessoas não sabem, mas algumas flores podem acumular água! Isso mesmo! É o caso das bromélias, que possuem um formato que favorece esse problema.

A água fica acumulada entre as folhas e é lá onde os ovos e as larvas do mosquito se proliferam. Para evitar faça a rega com mangueira sob pressão na parte interna da folha, justamente onde os ovos e larvas se acumulam. Essa limpeza deve ser feita uma vez por semana.

6. Invista em vasos autoirrigáveis 

Além de não ter a necessidade de usar o pratinho, os vasos autoirrigáveis são projetados para fornecer água às plantas de forma gradual e controlada. Dessa forma, se evita o acúmulo no fundo do vaso e um possível ambiente propício à proliferação do mosquito.

7. Use água sanitária em vasos alagados

Vaso com água
Vasos alagados são lindos e seguros para ter em casa.

Você já ouviu falar de vasos alagados? Fáceis de montar e cuidar, esse tipo de vaso causa temor em algumas pessoas pelo risco de criar um ambiente propício para a procriação do mosquito da dengue.

A boa notícia é que existe uma forma muito fácil de acabar com esse risco e colaborar para a prevenção da dengue. Troque a água 1 vez por semana e a cada troca coloque 10 gotas de água sanitária pra cada litro de água.

Importante: calcule corretamente a quantidade de água versus água sanitária para não prejudicar a plantinha.

8. Armazene adequadamente vasos e ferramentas de jardinagem

Todos os utensílios em desuso devem ser armazenados adequadamente para evitar que se tornem depósitos para ovos e larvas de mosquito. No caso de vasos, higienize o recipiente e guarde-o virado para baixo preferencialmente dentro de um armário e longe da chuva. 

Ancinhos, pás e outras ferramentas devem ser guardadas na vertical em um local abrigado da chuva.

Outros métodos de prevenção da dengue

Além dos cuidados com as plantas, a prevenção da dengue precisa abranger toda a nossa rotina. Confira outros métodos:

  • Mantenha a caixa d’água sempre tampadas; 
  • Descarte o lixo corretamente e garanta que lixeiras estão fechadas; 
  • Limpe sempre as calhas e canos que possam acumular água; 
  • Jamais jogue lixo em terrenos baldios; 
  • Garrafas vazias devem sempre estar com a boca para baixo;  
  • Pneus devem estar sempre secos e protegidos da chuva; 
  • Mantenha a água da piscina sempre limpa e tratada com produtos específicos;  
  • Faça limpeza no quintal constantemente;  
  • Se necessário, use telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos; 
  • Use repelente de mosquitos quando estiver ao ar livre; 
  • Lave com frequência os recipientes e troque a água diariamente dos animais de estimação; 
  • Mantenha a área externa da casa limpas e livres de entulhos; 
  • Fique atento aos sintomas da dengue; 
  • Informe as autoridades locais caso haja água parada na vizinhança. 

O que é dengue?

Mosquito Aedes aegypti
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Sendo uma doença infecciosa febril aguda, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela possui quatro tipos de vírus, os sorotipos:  DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. 

Contudo, sua contaminação pode se manifestar de duas formas, sendo a clássica ou hemorrágica. Pois existem alguns fatores específicos a serem considerados, como: infecção anterior pelo vírus, fatores individuais de saúde do indivíduo e o vírus envolvido. 

Em qual época do ano tem mais dengue? 

A época do ano com maior ocorrência da doença é o verão, mas a doença pode ter picos de casos em outros períodos. A proliferação do mosquito Aedes aegypti acontece mediante o calor e umidade, sendo assim, após períodos chuvosos e quentes é preciso redobrar a atenção.

Sintomas da dengue 

Mulher com dor de cabeça

A infecção por dengue também pode ser assintomática, mas geralmente os sintomas mais comuns apresentados são: febre alta, mal-estar, dor no corpo e articulações, perda de apetite, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e vômitos, fraqueza ou cansaço.  

No entanto, há casos conhecidos como sinais de alarme, e eles podem estar indicando uma dengue hemorrágica, e alguns dos principais sintomas são: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca ou gengivas.  

Em qualquer caso de suspeita, procure atendimento médico.

Diagnóstico e tratamento 

A confirmação da dengue requer um diagnóstico médico e confirmação laboratorial e seu tratamento inclui a ingestão de líquidos, ou seja, a reposição de fluidos perdidos. Mas em alguns casos, analgésicos são receitados e os mais graves exigem cuidados hospitalares. 

Por fim, lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de evitar a dengue. Faça a sua parte e ajude a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário