Melhores plantas repelentes para ter em casa

Compartilhar:


Plantas repelentes

Para que sofrer com zumbidos e picadas se nós podemos apostar em plantas repelentes que perfumam e alegram a casa?

Quem vive em regiões tropicais úmidas sabe que mosquitos e pernilongos podem ser um terror. Eles não só perturbam o sono e nos enchem de coceiras, como também são vetores de doenças e podem desencadear reações alérgicas em nosso corpo. Por isso, quanto mais longe eles estiverem da casa, melhor para todo mundo. 

Apostar em plantas pode ser uma boa estratégia para manter esses bichinhos longe. Além disso, ter plantas que afastam insetos em casa também pode ajudar na decoração do ambiente trazendo mais vida e perfumes.

Assim, se você quiser preparar um bosque interno para não deixar os chupadores de sangue chegarem perto, veja a seguir quais são as melhores plantas repelentes para ter em casa.

Capim contra insetos

Na categoria dos capins encontramos dois representantes de peso. Começando com a citronela, a rainha das plantas repelentes. A citronela é tão poderosa para afastar inseto que é utilizada há anos em diversos produtos repelentes. E, sim, ela é basicamente um capim, mas um capim especial.

Outro capim especial ótimo para repelir insetos é o capim-limão, também conhecido como capim-santo. Aliás, tanto a citronela quanto o capim-limão crescem em touceiras e precisam de bastante sol. Se for plantar em vaso faça podas regulares para manter as plantas enxutas e as raízes curtas.

Uma forma de utilizar essas plantas é fazendo chás ou infusões em álcool para extrair os princípios ativos que espantam os insetos. Aplique estas infusões no ambiente com um pano ou borrifadores. Além disso, elas também servem para espalhar na pele quando precisar de um reforço direto contra mosquitos e pernilongos.

Ervas contra insetos

Se você prefere ervas mais elegantes ou com outros perfumes, não se preocupe. Afinal, a natureza tem várias plantas repelentes que são lindas e cheirosas. É o caso, por exemplo, da lavanda. Esta é uma planta arbustiva natural da Europa e que prefere climas mais frios.

O alecrim também é ótimo contra a invasão de bichinhos desagradáveis. Tal qual a lavanda, ele precisa de bastante sol e pouca água. São plantas que se dão muito bem com vento, o que é uma ótima notícia para quem mora em apartamentos. Aliás, plantadas em jardineiras na janela elas receberão sol e o vento ainda vai ajudar a espalhar os perfumes pela casa.

Ainda no grupo das ervas nós temos o manjericão. Além de ser um excelente tempero, ele também é ótimo para repelir mosquitos e pernilongos. O preparo ideal é fazer um chá bem concentrado e depois misturar com álcool de cereais. Essa solução pode ser borrifada inclusive sobre outras plantas.

Outras plantas repelentes

Por fim, outras plantas repelentes que são ótimas para ter em casa são o boldo e a arruda. Além disso, o boldo é um poderoso fitoterapico, com efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório e antioxidante. Já a arruda, segundo as religiões de matriz africana, são excelentes contra energias negativas. 

Enfim, seja com ervas, plantas sagradas ou capim, a natureza tem uma imensa variedade de plantas repelentes para manter os insetos longe. Basta escolher a sua preferida.

Gostou de saber um pouco mais sobre plantas repelentes? Confira mais dicas sobre casa e jardim em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário