Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Melhores plantas repelentes para ter em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Plantas repelentes

Está procurando por plantas repelentes para manter os insetos longe da sua casa? Conheça 10 plantinhas que atuam como inseticidas naturais que vão te ajudar nessa missão. Confira!

10 plantas repelentes a insetos 

Com a chegada das temperaturas mais altas, os zumbidos e picadas se tornam mais comuns. Mas, você sabia que existem plantas que podem te ajudar no controle de insetos? 

As plantas repelentes possuem sabor e/ou cheiro forte, fatores que impedem a aproximação de insetos. 

São tipos de plantas aromáticas, condimentares e até medicinais. Conheça mais sobre as principais opções de plantas usadas como repelentes de insetos. 

  1. Citronela (Cymbopogon)
citronela é uma boa opção sobre como espantar pernilongos
A óleo de citronela, mas especificamente a sua essência ajuda óleo de citronela (combate mosquitos e pernilongos

Na categoria dos capins, encontramos dois representantes de peso. Começando com a citronela, a rainha das plantas repelentes. A planta é tão poderosa para afastar inseto que é utilizada há décadas em diversos produtos repelentes. 

  1. Capim-limão (Cymbopogon citratus)
chá de capim-limão
O capim-limão é uma ótima opção de planta aromática para afastar mosquitos.

Um tipo especial de planta ótimo para repelir insetos é o capim-limão. É uma espécie pertencente à família Poaceae, originária da Índia. Também conhecida como capim-santo, ela cresce em touceiras e precisa de bastante sol. Se for plantar em vaso, faça podas regulares para manter as raízes curtas.

  1. Manjericão (Ocimum basilicum)
folha de manjerição
O manjericão pode ser usado para sucos, chás, temperos e também como repelente natural.

Comum em hortas caseiras, o manjericão também é muito indicado para manter os mosquitos longe. Também conhecida como alfavaca doce, é uma erva aromática pertencente à família da hortelã, Lamiaceae. 

Além de ser um excelente tempero, ele também é ótimo para repelir mosquitos e pernilongos. O preparo ideal é fazer um chá bem concentrado e depois misturar com álcool de cereais. Essa solução pode ser borrifada inclusive sobre outras plantas.

  1. Lavanda (Lavandula)
plantas repelentes lavanda
A lavanda vai deixar o seu ambiente mais lindo, cheiroso e longe de insetos.

Se você prefere ervas mais elegantes, a natureza tem várias plantas repelentes que são lindas e cheirosas. É o caso, por exemplo, da lavanda. Esta é uma planta arbustiva natural da Europa e que prefere climas mais frios.

  1. Alecrim (Salvia rosmarinus)
plantas repelentes alecrim
Além da sua utilização em receitas culinárias, o alecrim é capaz de repelir mosquitos e manter seu jardim seguro.

O alecrim também é ótimo contra a invasão de bichinhos desagradáveis. Tal qual a lavanda, ele precisa de bastante sol e pouca água. São plantas que se dão muito bem com vento, o que é uma ótima notícia para quem mora em apartamentos. Plantadas em jardineiras na janela, elas receberão sol e o vento vai ajudar a espalhar o perfume pela casa.

  1. Boldo (Peumus boldus)
planta espanta mosquito
O boldo tem um perfume único e delicado, capaz de afasta os mosquitos.

O boldo é um poderoso fitoterápico, com efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório e antioxidante. As suas folhas têm perfume repelente, com alta eficácia contra mosquitos. A melhor maneira de cultivar a planta é num espaço com bastante calor e luz diários. Não se esqueça de regá-la com frequência.

  1. Arruda (Ruta graveolens)
arruda
Arruda é uma das plantas mais usadas como repelentes de moscas e outros insetos.

A arruda é uma espécie que apresenta ação inseticida contra moscas, mosquitos e formigas. Além disso, a planta se destaca pelas suas variadas propriedades terapêuticas. 

  1. Hortelã (Mentha spicata)
planta espanta pernilongo
A hortelã é uma excelente opção para afastar pernilongos, moscas e até formigas.

Popularmente conhecida por compor receitas, como sobremesas e chás, a hortelã também possui propriedades que afastam insetos. O cheiro forte de suas folhas, além de perfumar, ajuda a repelir mosquitos e formigas que possam invadir a sua casa. 

  1. Pimenta-de-macaco (Xylopia aromatica)
plantas que afastam mosquito
A pimenta-de-macaco, também conhecida como jaborandi-do-mato ou aperta-ruão, é aliado para afastar insetos do seu lar.

Pimenta-de-macaco é uma planta da Amazônia, que foi cientificamente testada como repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti. A espécie tem um óleo essencial de ação larvicida e inseticida. Suas folhas secas se transformam num líquido poderoso contra insetos. 

  1. Crisântemo (Chrysanthemum)
crisântemo amarelo no vaso
O crisântemo é bastante usado na decoração, como também é eficaz no controle de insetos.

De origem na Eurásia (China, Japão e Nordeste Europa), a flor crisântemo é um ótimo repelente natural. Sendo eficaz no controle de baratas, percevejos, pulgas e carrapatos. 

Gostou de saber um pouco mais sobre plantas repelentes? No Blog da Cobasi, você encontra mais informações sobre essas e outras espécies, como dicas de cultivo e muito mais. 

Se precisar de ajuda para cuidar da sua planta, visite o setor de jardinagem da Cobasi. Lá você encontra tudo o que é essencial para o cultivo da citronela, capim-limão, boldo, entre outras. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário