Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tudo sobre a arruda: da origem ao misticismo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
arruda
A arruda é muito indicada ao culto exotérico.

A arruda é uma planta muito popular utilizada para diferentes meios. É bem comum vê-las entre em jardins verticais, canteiros e entre as principais plantas destinadas ao cultivo exotérico. Quer saber mais sobre ela? Vamos lá! 

O que é a arruda?

De nome cientifico Ruta Graveolens, a arruda é uma planta de origem europeia que pode alcançar até 1,5 metros quando plantadas diretamente no solo. Assim, ela possui folhas de coloração verde-azulada e ainda acinzentada. Por isso, a arruda possui um forte aroma que pode ser identificado de longe. 

Além disso, em toda a sua extensão, desde a base, a planta apresenta uma haste lenhosa e ramificada. Por isso, suas folhas são carnudas e alternas e podem possuir até 15 centímetros de comprimento. Isto é, essa planta apresenta também pequenas flores amareladas que disponibilizam frutos bem pequenos, capsulares que podem se abrir em até cinco valvas. 

Como plantar?

A arruda é uma planta fácil de plantar e cultivar. Isso porque, elas preferem um solo sem muito cuidado para o crescimento, mas que seja rico em matéria orgânica. Assim, a arruda é uma planta que precisa de sol intenso e um solo seco e bem drenado para o crescimento. 

Além disso, ao plantar em um vaso, é importante que tenha uma camada de drenagem no fundo do vaso. Por isso, uma ótima opção neste cenário é a utilização de argila expandida. Assim, a água escoa facilmente e, portanto, impede que a raiz fique por muito tempo em contato com a água, o que lhe causa o apodrecimento. 

Cuidados necessários

Caso seja a primeira vez que você esteja embarcando na aventura de cultivar arruda, é fundamental você saber que ela é uma planta altamente tóxica. Por isso, elas tem que estar longe do alcance de crianças e animais. E, além disso, recomenda-se que a plantação de arruda seja em vasos diferentes de outras espécies de planta, já que o seu crescimento pode interferir no desenvolvimento das vizinhas. 

A seiva presente na planta pode, inclusive, causar problemas dermatológicos para os que a manuseiam sem proteção. Por isso, use sempre luvas e roupas de mangas compridas quando for mexer na arruda. 

Quais são os benefícios?

arruda
A arruda é rica em minerais .

Aqui está um dos principais motivos de cultivar essa planta. A arruda é rica em minerais e possui propriedades que podem ser muito benéficas aos seus usuários. Seus componentes têm ações variadas, por exemplo:

  • Calmantes;
  • Cicatrizantes;
  • Anti-Inflamatória;
  • Vermífuga;
  • Antirreumática. 

O qual o misticismo da planta?

Desde a sua origem a arruda sempre foi destinada a ações misticas. Na antiguidade, por exemplo, era normal utilizar os ramos dessa planta durante as missas para aspergir água benta nos fiéis. Elas ainda eram utilizadas na prevenção de doenças contagiosas e proteção contra feitiços.

Por este motivo, na atualidade a sua imagem é vinculada a proteção contra inveja, mau-olhado e energias negativas. Por isso, ela compõe um espaço fixo entre as chamadas “ervas de proteção”, na companhia do guiné, comigo-ninguém-pode e entre outras. Acredita-se que a arruda oferece proteção aos lares onde são instaladas, garantindo um ambiente livre de más energias e ainda mais vitalidade aos moradores.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Antúrio: uma planta exótica e exuberante
Quais são os tipos de orquídeas?
Jardim dos sonhos: 5 dicas para florir
Como fazer uma horta vertical em casa

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário