
Um objeto novo na decoração, um móvel que mudou de lugar ou um ruído diferente – tudo isso já é motivo para deixar o gato nervoso. Isso porque os felinos são sensíveis a mudanças, mesmo que pequenas.
Os gatos podem até ter personalidade forte, mas eles são animais bem metódicos e não se incomodam em ter uma vida rotineira. Na verdade, para eles isso é o mais confortável.
Por isso, preparamos este texto para você saber identificar um gato estressado e como ajudar o felino a superar essa condição.
Antes de conhecer os sintomas de gato nervoso, é válido ressaltar que devemos saber diferenciar o estresse da personalidade do gato. Afinal, cada gato possui uma personalidade diferente e alguns deles podem ser naturalmente nervosos.
Por outro lado, existem gatos que podem desenvolver o problema por alguma razão, ficando nervosos por alguma mudança na rotina ou até com a chegada de outro animal na casa.
Por isso, é sempre bom estar atento ao comportamento do seu animal de estimação para saber quando o gato apresenta algum problema.
Saiba identificar quando os gatos estão nervosos:
Se você notar alguns desses sinais no felino, saiba que ele pode estar nervoso ou estressado com alguma coisa.
Todo mundo quer um gatinho meigo e carinhoso, portanto, caso ele esteja nervoso, é importante procurar formas de acalmar o felino. Afinal, o estresse pode afetar o bem-estar do gato, além de causar outros problemas de saúde.
Tentar pegar o gato no colo ou acariciar o pet vai deixá-lo ainda mais irritado. Espere que ele se acalme naturalmente. Além disso, evite barulhos em excesso e agitação. Aproveite o momento para se acalmar ou focar em outra coisa.
Mostre a ele a caminha ou algum brinquedo que ele gosta. Tentar distrair o gato e mostrar que ele está em um ambiente seguro e confortável é uma ótima maneira de evitar que ele fique nervoso por muito tempo.
Se tem uma coisa que acalma os pets instantaneamente é a bendita erva do gato. Os gatos adoram a catnip e podem ficar muito confortáveis depois de cheirarem um pedacinho. Além disso, outros petiscos para gatos podem chamar a atenção do felino e ajudá-lo a ficar mais calmo.
Gato nervoso uma vez ou outra é bem comum. No entanto, quando isso se torna frequente pode ser necessária uma intervenção médica. Nesse caso, procure ajuda de um médico-veterinário, afinal, pode ser que tenha algo incomodando o gato, como uma dor ou algum problema de saúde.