Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato nervoso: como identificar a situação e acalmar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato nervoso

Um objeto novo na decoração, um móvel que mudou de lugar ou um ruído diferente – tudo isso já é motivo para deixar o gato nervoso. Isso porque os felinos são sensíveis a mudanças, mesmo que pequenas. 

Os gatos podem até ter personalidade forte, mas eles são animais bem metódicos e não se incomodam em ter uma vida rotineira. Na verdade, para eles isso é o mais confortável. 

Por isso, preparamos este texto para você saber identificar um gato estressado e como ajudar o felino a superar essa condição. 

Conheça os sintomas de gato nervoso

Antes de conhecer os sintomas de gato nervoso, é válido ressaltar que devemos saber diferenciar o estresse da personalidade do gato. Afinal, cada gato possui uma personalidade diferente e alguns deles podem ser naturalmente nervosos. 

Por outro lado, existem gatos que podem desenvolver o problema por alguma razão, ficando nervosos por alguma mudança na rotina ou até com a chegada de outro animal na casa. 

Por isso, é sempre bom estar atento ao comportamento do seu animal de estimação para saber quando o gato apresenta algum problema. 

Saiba identificar quando os gatos estão nervosos:

  • Miados altos e persistentes.
  • Pelo eriçado.
  • Cauda para cima.
  • Fugas e esconderijos.
  • Comportamento agressivo.
  • Unhas para fora.
  • Distanciamento do tutor.
  • Caminha agachado.
  • Lambeduras em excesso.
  • Pupilas dilatadas.

Se você notar alguns desses sinais no felino, saiba que ele pode estar nervoso ou estressado com alguma coisa. 

Como acalmar um gato nervoso?

Todo mundo quer um gatinho meigo e carinhoso, portanto, caso ele esteja nervoso, é importante procurar formas de acalmar o felino. Afinal, o estresse pode afetar o bem-estar do gato, além de causar outros problemas de saúde. 

Deixe ele se acalmar naturalmente

Tentar pegar o gato no colo ou acariciar o pet vai deixá-lo ainda mais irritado. Espere que ele se acalme naturalmente. Além disso, evite barulhos em excesso e agitação. Aproveite o momento para se acalmar ou focar em outra coisa. 

Ofereça objetos que ele gosta

Mostre a ele a caminha ou algum brinquedo que ele gosta. Tentar distrair o gato e mostrar que ele está em um ambiente seguro e confortável é uma ótima maneira de evitar que ele fique nervoso por muito tempo. 

Ofereça petiscos ou catnip

Se tem uma coisa que acalma os pets instantaneamente é a bendita erva do gato. Os gatos adoram a catnip e podem ficar muito confortáveis depois de cheirarem um pedacinho. Além disso, outros petiscos para gatos podem chamar a atenção do felino e ajudá-lo a ficar mais calmo. 

Procure um veterinário

gato nervoso

Gato nervoso uma vez ou outra é bem comum. No entanto, quando isso se torna frequente pode ser necessária uma intervenção médica. Nesse caso, procure ajuda de um médico-veterinário, afinal, pode ser que tenha algo incomodando o gato, como uma dor ou algum problema de saúde

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rerinauda disse:

    Cheguei até vocês porque fui pesquisar o que deixaria um gato nervoso, pois tenho uma vizinha que tem um gato e ela maltrata muito ele, eu já tenho 2 fêmea e meu esposo não me deixar pegar o dela, mais não aguento mais de vê ela maltrar seu gato 🙀

Deixe o seu comentário