Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Miado de gato filhote: entenda os sinais de seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
miado de gato filhote
Gato miando de tristeza

Ter um felino em casa além de divertido, é ideal para momentos fofos de carinho e afeto, não é mesmo? E uma das melhores maneiras de se comunicar com os pets é aprender a decifrar os significados do miado de gato filhote. Por isso, nós preparamos uma série de dicas para ajudar você a entender as necessidades do seu animal. Confira!

Por que entender o miado de gato filhote?

O miado é a maneira que os gatinhos têm de se comunicar. Esse é o jeito que eles encontram para expressar felicidade, pedir ração, demonstrar medo ou pedir ajuda em caso de dores ou incômodos. Por isso, entender o miado de gato filhote é essencial para o convívio saudável entre você e seu pet.

O miado natural e espontâneo dos gatos

Nem todo o miado de gato quer dizer que ele precisa de alguma coisa ou tem alguma necessidade. Há um miado natural que serve para que ele possa se comunicar com seus irmãos e com a mãe.

É também através do ronronar que os gatinhos conseguem identificar a presença da mãe logo após o nascimento. Afinal de contas, esse é o primeiro contato deles com o mundo.

Conheça os significados do miado de gato filhote

miado de gato filhote
Muitas vezes os miados não querem dizer nada

1. Miado de saudade ou adaptação

Esse tipo de miado acontece geralmente durante os primeiros meses de vida do gato filhote, pois é o período em que ele está passando pelo desmame. Por causa disso, é normal que ele use o miado para demonstrar saudade da mãe ou dos irmãozinhos, principalmente se ele está passando pelo processo de adoção.

A principal característica desse miado de gato filhote é o som baixo, como se ele estivesse chorando. A melhor maneira de agir nessas situações é proporcionar atenção e afeto pelo pet, seja colocando-o no colo e fazendo carinho ou preparando uma cama quentinha para que ele possa dormir com todo o conforto.

2. Miado de gato filhote para stress ou medo

A mudança para um novo lar, além de despertar a saudade da família em seu gatinho, também pode deixá-lo com medo do novo ambiente e causar stress. E para expressar esse tipo de sentimento, o miado do gato filhote é mais forte e extenso.

Se você percebeu um miado com essas características em seu pet, o mais indicado é estar presente o maior tempo possível ao lado na fase de adaptação à nova casa. Em um primeiro momento, o que você pode fazer é introduzir novos brinquedos à rotina dele e incentivar que as demais pessoas da casa interajam com ele. Assim ele irá, aos poucos, se sentir confortável e acolhido.

Outra boa dica para diminuir o stress e o medo do gato filhote ao novo ambiente é levá-lo para explorar os diversos espaços da casa. Desse jeito ele irá encontrar, naturalmente, um espaço seguro para descansar e dormir, crescendo de uma maneira saudável e independente.

3. O miado que significa as necessidades básicas

Chegou em casa e percebeu que o seu gato filhote está miando de um jeito alto, insistente e com o ronronar curto? Isso é sinal de que ele precisa satisfazer as suas necessidades básicas. Normalmente, esse tipo de miado está ligado à fome, sede ou à vontade de ir à caixinha de areia se aliviar.

Para deixar o seu amigo feliz de novo, basta limpar o banheiro do gato, colocar mais ração no comedouro ou encher o potinho de água dele. Com certeza, ela vai gostar de dar deliciosos miados de satisfação.

Uma dica: Um jeito legal de garantir o bem-estar do seu pet e evitar que ele precise avisar que está com necessidades é trocar a areia da caixinha diariamente. Não se esqueça também de deixar a quantidade certa e ração para ele no comedouro e ligar a fonte para gato para que o seu pet sempre tenha uma água fresquinha para beber.

4. O miado de gato filhote para dores

O seu amigo está com um comportamento diferente, desanimado, sem forças e miando com muita frequência e em um volume alto? Então é melhor ligar o sinal de alerta. Esse tipo de situação quer dizer que o seu gato está sentindo dores, que pode ser devido a acidentes, infecção ou doenças. Ao perceber esse tipo de sinalização, leve o seu pet direto a um veterinário de sua confiança.

5 O miado de gato filhote feliz

O miado de gato feliz é aquele tipo de som que todo tutor deseja ouvir. Se o gato filhote emite um miado curto e tranquilo sempre que encontra você, isso é sinal de que ele está à vontade no novo lar e muito feliz com o carinho recebido.

Viu como é simples identificar o miado de gato filhote e se comunicar com seu o pet? Se você tem alguma história divertida com o seu felino e o miado dele, conte para gente nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Zenaide Lima disse:

    em fim tirei todas dúvidas obrigada 🐕🤗❤️

Deixe o seu comentário