Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer melão?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer melão?

Você sabia que gato pode comer melão? Se você for tutor de algum gatinho, se prepare para essa dica que é especialmente boa para dias quentes. Recomendamos que leia o texto até o fim, pois a alimentação dos gatos é um assunto complicado e não se deve oferecer nenhum alimento aos bichinhos sem antes conhecer como o organismo deles vai reagir.

Gatos comem frutas?

Antes de mais nada é preciso lembrar que gatos são animais exclusivamente carnívoros. Isso não quer dizer que eles não possam comer alguma fruta ou legume eventualmente. Porém, o fato é que o organismo desses animais não foi feito para processar esse tipo de alimento.

Como todos os carnívoros, os gatos têm o trato intestinal curto. Por isso, frutas e legumes podem provocar complicações intestinais e estomacais. Mais importante ainda é saber que algumas frutas e vegetais são extremamente venenosos ao organismo dos gatos! Por isso, nunca dê nada a seu animal sem antes consultar o seu veterinário

Frutas que gato pode comer

É preciso muito cuidado na hora de incluir algum item na alimentação do seu bichinho. Algumas frutas são seguras para os gatos consumirem, como banana, maçã, morango, melancia e pera. Já outras, como uvas e abacate, são muito perigosas, por isso não deixe seu gato nem chegar perto delas!

A boa notícia é que entre as frutas para gato que são permitidas está o melão, uma fruta delicada, refrescante e  nutritiva. É possível incluir porções pequenas dessa fruta na alimentação dos gatos, mas desde que respeitados alguns critérios

Quando o gato pode comer melão

A melhor forma de dar melão aos gatos é preparar a fruta em porções. O preparo ideal é com a retirada das sementes e da casca, pois essas partes podem provocar indigestão no bichinho. Corte a fruta em pedaços pequenos para não errar na dose.

O melão é especialmente indicado para dias quentes. Como é macia e contém muita água, essa fruta é uma ótima opção para refrescar os pets. Para aliviar ainda mais o calor e deixar a experiência melhor para seu bichinho, deixe a fruta algumas horas na geladeira.

Embora possam comer melão, é importante não exagerar. Lembre-se que o organismo dos gatos é adaptado para digerir alimentos de origem animal, qualquer exagero com alimentos de outra origem, ainda que permitidos, pode fazer mal ao seu pet.

Melões são ótimos para dias quentes.

Não vacile na nutrição

Aliás, não se esqueça que qualquer alteração no cardápio do seu gato deve ser avaliada por um especialista. Na próxima consulta, peça ao veterinário para montar um cardápio que inclua de forma segura frutas e legumes.

Por fim, não se esqueça de que os fabricantes de rações têm anos de pesquisa em laboratório para alcançar o melhor balanço nutricional para os pets. Por isso, garanta sempre uma ração de qualidade, feita com ingredientes selecionados e adequados ao tamanho, idade e condição de saúde do seu pet.

Gostou de conhecer essas dicas sobre frutas que o gato pode comer? Veja mais posts sobre nutrição animal que separamos especialmente para você em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário