Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meu gato pode comer ração de cachorro? Descubra agora!

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comendo ração do cachorro
Gato não pode comer comida de cachorro. pois elas possuem ingredientes diferentes

Será que gato pode começar ração de cachorro? Essa é uma dúvida frequente, principalmente em tutores dos dois tipos de animais de estimação.

Para responder a essa pergunta e falar mais sobre a dieta dos felinos, nós convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação corporativa da Cobasi. Acompanhe!

Gato pode comer ração de cachorro?

Meu gato pode comer ração de cachorro? A resposta é não! E a explicação para isso é bem simples. Os alimentos de cães e gatos possuem composições diferentes. 

Diferenças entre a ração para gato e para cães

Os gatos são animais essencialmente carnívoros, por isso uma dieta balanceada deve conter alta concentração de proteína animal e gordura.

Além disso, a fórmula das principais rações para gato do mercado possui baixa quantidade de fibras, por meio de arroz e pequenas porções de vegetais.

Por sua vez, assim como os humanos, os cachorros são animais onívoros e se alimentam tanto de vegetais quanto de carnes.

Em virtude disso, as raças fabricadas para cães têm uma concentração maior de proteínas vegetais e menor de nutrientes de origem animal.

Por causa dessas diferenças, é que o gato não pode comer ração de cachorro, já que isso cria um desequilíbrio no funcionamento do organismo do pet.

E não é só isso! Se um gato comer ração para cães com frequência, o pet pode desenvolver sérios problemas de saúde, como explica Joyce:

“A ausência desses nutrientes pode gerar quadros preocupantes, como doenças visuais, neurológicas, musculares e cardíacas”, contou a veterinária.

Meu gato comeu ração de cachorro: o que fazer?

cachorro e gato olhando para o pote de ração
Eventualmente o gato pode comer ração de cachorro. Só não pode virar um hábito

Os felinos são animais curiosos, por isso, eventualmente eles podem acabar comendo a ração do seu cachorro. A princípio, não há problema nisso.

Para Joyce: “Pode ocorrer, eventualmente, de os gatos comerem a ração do cachorro. Não faz mal se isso acontecer ocasionalmente”, disse.

Porém, ela alerta: “No entanto, se o gato tornar como um hábito comer a ração do cachorro, a ponto de deixar de comer a sua ração, problemas podem surgir pela falta de nutrientes que os felinos necessitam”, finalizou.

Por isso, se você perceber que o seu gato está comendo ração de cachorro com frequência, procure a orientação de um veterinário. Só ele poderá ajudar a mudar esse hábito. 

A dieta ideal para o gato

A dieta ideal para um gato crescer saudável em qualquer fase da vida deve ser composta por ração de qualidade, petiscos e hidratação constante.

O recomendado por veterinários é oferecer pequenas porções durante o dia para evitar sobrepeso ou problemas como obesidade.

Já os petiscos devem ser oferecidos como recompensa ou reforço positivo. Nunca devem substituir a ração para gatos na dieta do seu animal de estimação.

Por fim, procure estimular a hidratação do seu gatinho. Espalhar bebedouros pela casa ou investir em fontes para gatos são uma ótima alternativa.

Como trocar a ração do gato

como trocar a ração de gatos

Agora que você já sabe a resposta para gato pode comer ração de cachorro, conte para gente: qual é a ração predileta do seu animal de estimação?

Fique por dentro…

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose 4 sinais que o seu pet está com pulgas Gato vira-lata: conheça e se apaixone!