Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato preto dá azar? De onde vem essa lenda?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato preto de olhos amarelos em um fundo preto

Todo mundo já ouviu falar que o gato preto dá azar. A lenda fica mais evidente nas épocas de halloween ou na sexta-feira 13. Entretanto, isso causa muito medo às pessoas e aos tutores de gatos preto. 

Isso porque muita gente ainda acredita que esses felinos podem causar algum mal. Além disso, nessas épocas os tutores ficam assustados, já que por conta da superstição, muitas pessoas fazem mal a essas criaturinhas

Mas afinal de contas, gato preto dá azar mesmo? De onde surgiu essa ideia? Vamos te contar tudo isso e muito mais sobre os gatos pretos! 

É bom ter um gato preto?

Gato preto deitado

Essa superstição é tão forte e antiga, que muita gente acredita que somente por passar por um gato preto já terá azar. No entanto, isso não passa de uma crença antiga que pode ter diversas explicações que contemos mais adiante.

É bom ter um gato preto? Sim! É ótimo! Os gatos pretos, assim como os felinos de todas as outras cores, são pets excelentes! Carinhosos, independentes, engraçados e muito graciosos, os gatos são conhecidos por serem ótimos companheiros.

É verdade que o gato preto dá azar?

A lenda de que o gato preto atrai má sorte é tão antiga, que algumas pessoas acreditam que o simples fato de passar próximo desse animal trará mal agouro. Também há quem acredite que não se deve cruzar um gato preto na rua. 

Essa lenda é tão forte, que algumas pessoas são capazes até de atravessar a rua quando se deparam com gato preto. No entanto, isso não passa de uma lenda sem cabimento algum!

Embora existam uma série de lendas e superstições que circundam o mundo felino, elas não passam de meras histórias antigas que hoje fazem parte da cultura e crença popular dos povos. 

Os gatos pretos, são gatos como todos os outros. São belos animais e assim como as outras cores, são excelentes animais de estimação. Só ótimas companhias, dóceis, afetuosos e na verdade, eles dão sorte. 

Afinal, um tutor que tem um gato preto para chamar de seu, certamente é uma pessoa muito contente, afinal, se tem uma coisas que esses gatos são capazes de oferecer aos humanos, é amor incondicional!

Qual a relação entre o gato preto e a sexta-feira 13?

Antes de entender porque os gatos têm essa relação com a sexta-feira 13 e todas essas superstições, precisamos entender porque este dia é considerado o dia das bruxas, ou do terror. E essa é uma história que vem lá da antiguidade e tem vários pontos diferentes. 

Uma das histórias mais conhecidas que deu origem ao medo que as pessoas têm da sexta 13 se relaciona com a história de Jesus. Segundo a Bíblia cristã, Jesus foi perseguido em uma sexta-feira e, na noite anterior, ele realizou uma ceia que contava com 13 apóstolos. 

No dia seguinte, ele foi capturado pelos romanos, e o dia foi considerado um mal agouro. Já na mitologia nórdica, acredita-se que o número 13 foi causado pela presença de Loki, que apareceu no evento sem ser convidado e resolveu se vingar de todos. 

Quando os bárbaros foram cristianizados na Europa antiga, surgiu a lenda de que toda sexta-feira, a deusa Friga se reunia com uma figura demoníaca e onze feiticeiras para desejar o mal dos homens. 

Uma deusa, um demônio e onze feiticeiras, resultam mais uma vez no número treze. A partir dessa ilusão, a deusa passou a ser considerada uma bruxa que desejava o mal e o número 13 ganhou mais um mito.

Após conhecer um pouco sobre algumas histórias que podem originar o tão temido mito de que a sexta-feira 13 dá azar, podemos entender como surgiu a relação entre a data e o gato preto.

Onde entra o gato nessa superstição toda?

Simples, a Idade Média não foi um dos melhores períodos para a humanidade, durante ela, nossos ancestrais vivenciaram o que chamamos de Santa Inquisição, que era uma espécie de tribunal criado pela Igreja Católica Romana para julgar todos que eram considerados uma ameaça às doutrinas da época. 

Nesta época, as pessoas que eram consideradas suspeitas, eram perseguidas, presas e julgadas pela igreja. Os condenados cumpriam penas que poderiam ser temporárias ou perpétuas. Entre as mais temidas, estava a pena de morte na fogueira em plena praça pública, para os considerados seres maléficos, ou no caso, das trevas. 

Alguns dos fatores que estavam relacionados à ideia de alguma ligação com as trevas, eram a cor preta e os cabelos ruivos. Como os gatos são animais de hábitos noturnos e discretos, eles não passaram ilesos por esse período e logo foram considerados animais relacionados às trevas.

Com o passar dos anos essa história se popularizou e passou a ser relacionada com a bruxaria. Segundo a lenda, se uma mulher era dona de um gato preto, ela poderia ser considerada bruxa. 

Uma das várias lendas que relaciona o gato preto à bruxaria, conta que um felino ferido por uma pedra se escondeu na casa de uma mulher. No dia seguinte, a mulher foi vista com um machucado e as pessoas acreditaram que ela era uma bruxa que se transformava em gato para vagar pelas trevas durante a noite.

Esses acontecimentos foram responsáveis por intensificar ainda mais a associação do gato preto com o azar e por creditar à sexta-feira 13 a data relacionada às trevas. 

As várias lendas ganham versões diferentes de um país para o outro e hoje têm uma perspectiva mais curiosa e divertida, no entanto, ainda há quem acredite que esses animais fazem algum mal. 

Em contrapartida, gato preto dá sorte!

Apesar dos vários mitos e fantasias relacionando o gato preto ao azar, também existem muitas histórias que tratam os felinos como símbolos de prosperidade e sorte.

Encontre os melhores produtos para gatos em poucos cliques.

Na cultura egípcia, por exemplo, o gato era considerado como um deus e tinha sua existência relacionada à fertilidade, proteção do lar, saúde e ao prazer. Eles eram animais venerados!

Além disso, os gatos eram animais muito utilizados em navegações, afinal, eles eram fundamentais na caça aos ratos. Mas isso fez com que esses animais fossem vistos como provedores de boa sorte

Alguns gatos fizeram tanto sucesso que são lembrados até hoje como gatos da marinha da Inglaterra, como o Tiddles, um gatinho que viajou mais de 40 mil quilômetros a bordo de um navio da Marinha Real Britânica. 

Essas histórias parecem muito mais reais para os tutores dos gatos, não é mesmo?! Ao contrário dos mitos negativos relacionados à sexta-feira treze, quem tem um gato preto em casa pode confirmar que esses animais dão sorte e levam muito amor para qualquer lar.

Conheça algumas raças de gato preto:

Infelizmente o gato preto não é uma raça, no entanto, existem diversas raças de gato que contém animais pretos em seu padrão. Ou seja, são diversos tipos de gatinhos para todos os gostos! 

Gato persa

O gato persa chama a atenção pela sua pelagem longa e focinho achatado. Eles tem um temperamento amoroso, dócil e apegado aos tutores. No entanto, quando perturbados podem se mostrar estressados e ariscos. 

Angorá  

Embora ele seja mais conhecido pela pelagem branca, existe o gato preto dessa raça. Eles são gatos dóceis e carinhosos, adora conhecer coisas novas, brincar, escalar e pular.  

Maine Coon 

Se tem uma coisa que chama a atenção nesse pet, é que ele é gigante e parece um ursão! Mas eles são muito brincalhões, espertos, interativos, carinhosos e gentis. Além de serem animais muito bonitos, peludinhos e independentes. 

Bombaim 

Se existe um gato bonito e diferente, é este! Ele até parece uma pantera de tão lindo, mas é um gato muito tranquilo e sossegado. Eles são extremamente curiosos, adoram conhecer as coisas e xeretar tudo que veem pela frente. 

Se você, assim como nós, ama os gatos, fique por dentro dos principais cuidados com esses pets:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Alice disse:

    Coisas mais lindas 😍😍😍 😍 🥰🥰🥰🥰

Deixe o seu comentário