Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Giardicid: tratamento para giárdia

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Veterinário segurando gato e cachorro para dar giardicid

O medicamento Giardicid é indicado para combater inúmeros problemas gastroentéricos em cachorros e gatos, entre eles a giardíase, causada por um parasita. Conheça quais doenças podem ser tratadas com o remédio, como funciona e principais informações da medicação.

Para que serve o medicamento Giardicid?

Cães e gatos com giardíase podem receber um tratamento a base de Giardicid. Além desta infecção causada pela giárdia, o medicamente auxilia na cura de coccidiose, trichomoníase, amebíase e no combate a contaminações por microorganismos sensíveis à sulfadimetoxina e metronidazol.

Este remédio é contraindicado para animais gestantes ou em lactação, pets hipersensíveis ao metronidazol, derivados do nitroimidazol e sulfonamidas. Além disso, deve ser evitado em pets com disfunção hepática ou renal, e cachorros ou gatos debilitados.

O Giardicid só deve ser administrado com a recomendação de um médico veterinário.

Quando dar Giardicid?

Cachorros e gatos podem fazer uso do remédio após comprovação de qualquer doença gastroentérica, inclusive é o único medicamento que trata todas ao mesmo tempo. O Giardicid está disponível no formato suspensão e comprimido.

O veterinário é responsável por indicar a dose correta para cada animal.

De acordo com a bula Giardicid líquido, cães necessitam de 0,5mL/kg, de 12 em 12 horas. O tratamento tem duração de 5 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a prescrição do veterinário. Já a dose para gatos é de 0,5mL a 1mL  para cada 2kg do animal, de 12 em 12 horas. O tratamento tem duração de 5 dias podendo sofrer alterações de acordo com a prescrição do veterinário.

Quanto tempo o Giardicid demora para fazer efeito?

Embalagem de giardicid

Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração. Porém, cada animal tem um caso com características específicas. Somente o veterinário pode avaliar e indicar o tratamento adequado.

Quais os sintomas da Giárdia em cães?

A zoonose, doença transmissível para humanos é causada pela Giárdia, um protozoário, que se instala no intestino do cachorro inflamando o órgão e os principais sintomas da Giardíase são:

  • Fezes com sangue
  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Náusea e vômito
  • Perda de peso
  • Dores abdominais

Qual melhor remédio para Giárdia de cachorro?

Apenas um veterinário capacitado pode orientar sobre o melhor tratamento para Giárdia. Pode ser necessária a junção de medicamentos para amenizar os sintomas da doença.

O que a Giárdia pode causar?

Na maioria das vezes é difícil detectar a Giardíase, visto que muitos animais ficam assintomáticos. Exames de fezes e sangue podem não identificar o parasita, então tomar cuidados para prevenir a Giárdia são fundamentais.

A vacina contra Giárdia para cachorro não é obrigatória, mas pense bem antes de achar que está poupando um gasto, principalmente se o seu pet está sempre em contato com outros cães, anda na rua e frequenta creches.

Nos gatos, a maioria das infecções acontece através das fezes e contato oral com felinos infectados, geralmente assintomáticos.

Caso seu animal seja diagnosticado com a doença, siga todas as instruções do veterinário, pois a evolução do problema pode levar a óbito.

Queremos que nossos amigos de quatro patas permaneçam saudáveis e felizes ao nosso lado, por isso informações sobre medicamentos e doenças fazem a diferença.

Saiba mais sobre cuidados com a saúde dos pets:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

17 Comentários

  1. Daniele Silva disse:

    Olá, gostaria de saber quanto tempo após o tratamento contra Giardia, o gato ainda pode transmitir a doença?

    • Cobasi disse:

      Daniele, como vai? Após curado, o gato não transmite mais a doença. Recomendamos que procure um médico veterinário para dizer a data exata levando em consideração o tratamento do seu pet. Agradecemos por seu comentário!

  2. Mislene de Oliveira Pacheco disse:

    Boa noite! Eu tenho um cachorro que está com estes sintomas já faz três dias, o que devo fazer?

  3. Nilza susechi disse:

    Posso dar giardicid para meu cachorro diagnisticafo com colite,,,,?

  4. Micheli disse:

    Meu cachorro está com diarreia com sangue vivo será que é giargia também está magrinho por não querer se alimentar direito

  5. marcella disse:

    oi, meu cachorro esta em tratamento contra giardia, ja tomou 2 comprimidos, e desde que começou a tomar nao fez mais coco

  6. Deuzelita disse:

    Estou fazendo o tratamento de giardia e em filhote de pets já faz 4 meses e não combateu ainda os viros de giardia
    O que fazer agora?
    Pois está resistente já usei vários remédios. Me ajuda por ver

    • Cobasi disse:

      Olá, Deuzelita! Tudo bem?

      Recomendamos que siga as recomendações do veterinário e converse com o profissional para entender o grau de evolução do tratamento, e outras possíveis intervenções.

  7. Haiany rochell Oliveira disse:

    Geralmente é de quantos meses ou anos que tem que fazer tratamento no cão?

    • Cobasi disse:

      Olá, Haiany! Tudo bem?

      A giárdia em cães é um parasita que ataca o sistema gastrointestinal dos animais, provocando fortes dores de estômago, diarreia, entre outras enfermidades, e após o diagnóstico da doença, é necessário que o tratamento seja iniciado rapidamente e acompanhado por um profissional.

      Para que você entenda mais, deixaremos aqui um conteúdo completo sobre a doença.

      https://blog.cobasi.com.br/giardia-canina/

  8. Ana disse:

    Olá, gostaria de saber se posso repetir o medicamento giardicid suspensão em quanto,quanto tempo

  9. Cleide Nascinento disse:

    O Giardicid suspensão após aberto, perde sua eficácia??? Mesmo no prazo de validade????

    • Cobasi disse:

      Olá, Cleide! como vai?
      É importante seguir as instruções de armazenamento do fabricante e observar a data de validade do medicamento. Se o Giardicid suspensão foi aberto e armazenado de acordo com as orientações corretas e ainda está dentro do prazo de validade, é provável que a eficácia não seja comprometida.

Deixe o seu comentário