Giardicid: tratamento para giárdia

18 de novembro de 2020

Saúde e Cuidados
Veterinário segurando gato e cachorro para dar giardicid

O medicamento Giardicid é indicado para combater inúmeros problemas gastroentéricos em cachorros e gatos, entre eles a giardíase, causada por um parasita. Conheça quais doenças podem ser tratadas com o remédio, como funciona e principais informações da medicação.

Para que serve o medicamento Giardicid?

Cães e gatos com giardíase podem receber um tratamento a base de Giardicid. Além desta infecção causada pela giárdia, o medicamente auxilia na cura de coccidiose, trichomoníase, amebíase e no combate a contaminações por microorganismos sensíveis à sulfadimetoxina e metronidazol.

Este remédio é contraindicado para animais gestantes ou em lactação, pets hipersensíveis ao metronidazol, derivados do nitroimidazol e sulfonamidas. Além disso, deve ser evitado em pets com disfunção hepática ou renal, e cachorros ou gatos debilitados.

O Giardicid só deve ser administrado com a recomendação de um médico veterinário.

Quando dar Giardicid?

Cachorros e gatos podem fazer uso do remédio após comprovação de qualquer doença gastroentérica, inclusive é o único medicamento que trata todas ao mesmo tempo. O Giardicid está disponível no formato suspensão e comprimido.

O veterinário é responsável por indicar a dose correta para cada animal.

De acordo com a bula Giardicid líquido, cães necessitam de 0,5mL/kg, de 12 em 12 horas. O tratamento tem duração de 5 dias, podendo sofrer alterações de acordo com a prescrição do veterinário. Já a dose para gatos é de 0,5mL a 1mL  para cada 2kg do animal, de 12 em 12 horas. O tratamento tem duração de 5 dias podendo sofrer alterações de acordo com a prescrição do veterinário.

Quanto tempo o Giardicid demora para fazer efeito?

Embalagem de giardicid

Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração. Porém, cada animal tem um caso com características específicas. Somente o veterinário pode avaliar e indicar o tratamento adequado.

Quais os sintomas da Giárdia em cães?

A zoonose, doença transmissível para humanos é causada pela Giárdia, um protozoário, que se instala no intestino do cachorro inflamando o órgão e os principais sintomas da Giardíase são:

  • Fezes com sangue
  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Náusea e vômito
  • Perda de peso
  • Dores abdominais

Qual melhor remédio para Giárdia de cachorro?

Apenas um veterinário capacitado pode orientar sobre o melhor tratamento para Giárdia. Pode ser necessária a junção de medicamentos para amenizar os sintomas da doença.

O que a Giárdia pode causar?

Na maioria das vezes é difícil detectar a Giardíase, visto que muitos animais ficam assintomáticos. Exames de fezes e sangue podem não identificar o parasita, então tomar cuidados para prevenir a Giárdia são fundamentais.

A vacina contra Giárdia para cachorro não é obrigatória, mas pense bem antes de achar que está poupando um gasto, principalmente se o seu pet está sempre em contato com outros cães, anda na rua e frequenta creches.

Nos gatos, a maioria das infecções acontece através das fezes e contato oral com felinos infectados, geralmente assintomáticos.

Caso seu animal seja diagnosticado com a doença, siga todas as instruções do veterinário, pois a evolução do problema pode levar a óbito.

Queremos que nossos amigos de quatro patas permaneçam saudáveis e felizes ao nosso lado, por isso informações sobre medicamentos e doenças fazem a diferença.

Saiba mais sobre cuidados com a saúde dos pets: