Hamster pode comer morango? Descubra!

Compartilhar:


Hamster pode comer morango? Descubra!

Para saber se hamster pode comer morango, é preciso primeiro falar sobre a alimentação ideal desse pequeno roedor. Se você já é tutor de um hamster, ou se está planejando receber um desses peludinhos em casa em breve e já está até pensando em opções de nome, é ótimo que esteja interessado em saber mais sobre a melhor maneira de cuidar dele.

Neste artigo vamos falar sobre a importância da alimentação balanceada como uma das principais medidas de cuidado com a saúde do hamster, além de outros aspectos que você deve observar para garantir que ele esteja se desenvolvendo bem. Vem com a gente conferir!

Afinal, hamster pode comer morango?

A fonte primária de alimentação do hamster é uma ração especialmente desenvolvida para eles, que costuma ser chamada de ração peletizada. Ela é composta por nutrientes de qualidade, que são preparados de maneira a garantir a ingestão diária de tudo aquilo que o hamster precisa. Porém, na prática, pode ser que isso não aconteça.

Por isso, a maior parte dos médicos-veterinários que fazem acompanhamento de hamsters indica complementar a alimentação com sementes, frutas e verduras que vão suprir essa carência nutricional.

A oferta desses alimentos deve ser feita de maneira ponderada e gradativa, pois dessa forma é possível evitar problemas como desarranjo intestinal e obesidade. Assim, a orientação do veterinário é imprescindível para garantir que o pet esteja bem e que não esteja ingerindo alimentos que façam mal para ele ou em quantidades inadequadas. Portanto, converse sempre com o profissional de saúde!

Alimentação de hamster: dicas e sugestões

Quando o assunto é fruta, existem algumas que o hamster pode comer com segurança. Mas mesmo essas, é sempre bom ressaltar, você deve oferecer em quantidades bem pequenas e em dias alternados.

Antes de oferecê-las, é sempre bom lembrar que a limpeza do alimento é fundamental. Faça a higienização da casca, remova sementes, talos e cabinhos. Corte as frutas em tamanhos adequados para cada animal, de modo a evitar engasgos.

Além disso, não esqueça que todo alimento fresco que sobrar na gaiola do hamster deve ser removido o quanto antes. Assim você evita proliferação de fungos e bactérias, previne o mau cheiro e ainda mantém uma série de insetos indesejados, como moscas e baratas, bem longe dali.

Como alimentar seu hamster de maneira balanceada

Além das frutas que você pode oferecer em complemento à ração, alguns outros alimentos podem beneficiar a saúde e o bem-estar do seu hamster. Confira a seguir!

Grãos

hamster pode comer morango

A quantidade de grãos oferecidos ao hamster vai depender diretamente da presença ou não de uma ração específica na alimentação diária dele. Você pode oferecer até uma colher de sopa de grãos próprios para o consumo do hamster caso ele não tenha a ração peletizada como fonte primária de nutrientes, sempre seguindo a orientação veterinária.

No entanto, tenha cuidado para não exagerar nos grãos mais calóricos, como sementes de girassol e amendoins! Afinal, dessa maneira você evita que o hamster fique acima do peso ideal para seu tamanho e idade.

Vegetais

Vegetais

Incluir vegetais frescos na alimentação é sempre uma boa pedida. No caso dos hamsters, a cenoura e os vegetais de folhagem verde-escuro são os preferidos, além de trazerem benefícios ao peludinho. Sempre que possível, dê preferência aos alimentos orgânicos.

Feno e folhas secas

Feno e folhas secas

O feno faz muito bem para hamsters, especialmente porque ajuda a manter os dentes em um tamanho ideal e saudável para o peludo. Você pode oferecê-lo como petisco ou colocá-lo junto com os demais alimentos do pet.

Frutas que o hamster pode comer

Varie e complemente a alimentação do seu hamster com algumas frutas que fazem bem para ele! Hamster pode comer morango, mas, além disso, veja também outras frutas que o seu pequeno roedor pode comer com toda segurança:

  • amora;
  • ameixa;
  • banana;
  • kiwi;
  • maçã;
  • melancia;
  • melão;
  • pera;
  • uva.

Hamster pode, sim, comer morango!

Mas calma: não vá sair oferecendo uma caixinha inteira de morangos para o seu hamster. Primeiramente, escolha morangos frescos, de preferência que sejam orgânicos, e faça uma boa higiene das frutas.

Retire as sementinhas e corte o morango em tamanhos adequados para que o seu hamster possa comê-los sem engasgar. Observe o pet se alimentar e remova qualquer restinho de fruta e outros alimentos frescos assim que ele terminar.

Como oferecer fruta para hamster

As frutas podem fazer muito bem para a saúde do hamster, mas em excesso podem até mesmo colocar a vida dele em risco. Por isso, comece devagar! Escolha uma fruta, faça a higiene, corte em pedaços pequenos e comece oferecendo duas vezes por semana.

Observe o pet para identificar qualquer mudança no seu comportamento, além de alterações no processo digestivo. Se tudo correr bem, faça o mesmo procedimento com outra fruta e vá seguindo com cautela.

O objetivo não é substituir a ração principal pelas frutas, nem mesmo dar frutas para o hamster diariamente, como se fosse um petisco. Tenha em mente que a proposta é garantir a ingestão de vitaminas e minerais importantes, mas como os hamsters têm tendência a obesidade, é preciso encontrar o equilíbrio.

Água fresca, filtrada e sem cloro

É fundamental garantir que seu hamster tenha acesso irrestrito à água fresca, filtrada e sem cloro. O bebedouro deve ser limpo diariamente, tendo a água trocada. Além disso, pelo menos uma vez por semana deve ser lavado em água corrente, com auxílio de uma escovinha própria para remover limo e restinhos de alimento.

Petiscos para hamster

Existem petiscos industrializados de boa qualidade para hamster. No entanto, como você já deve imaginar, eles não devem ser oferecidos em excesso nem diariamente, para evitar o sobrepeso e outros problemas de saúde, como excesso de açúcar e gordura.

O que não dar para o seu hamster comer

O que não dar para o seu hamster comer

Nunca dê alimentos de consumo humano para o seu hamster. Quando for oferecer frutas e vegetais, siga as orientações do médico-veterinário sobre a quantidade e a frequência, para não colocar o pet em risco.

Faça sempre uma boa higiene desses alimentos in natura antes de dar para o hamster comer e retire as sementes! Frutas como maçã e pera, por exemplo, têm uma substância chamada cianeto na composição das sementes que é extremamente tóxica para os animais.

No site, no app e nas lojas físicas da Cobasi você encontra as melhores opções para cuidar do seu hamster com todo carinho que ele merece! Venha conferir!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário