Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quando é necessário usar hidratante para cachorro?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hidratante para cachorro

Assim como os humanos, os cachorros também podem ficar com a pele e os pelos ressecados. Usar hidratante para cachorro em determinadas épocas do ano pode ajudar e muito!

Assim como nós, os cachorros também podem ficar com a pele ressecada no inverno, isso é comum e acontece por causa dos baixos níveis de umidade no ar. Além disso, algumas doenças de pele como sarnas e alguns tipos de dermatites podem causar ressecamento e coceiras. 

Uma das alternativas para conter esses problemas é com o uso de cremes hidratantes.  

Quando é indicado o uso de hidratante para cachorro?

É comum que os cachorros apresentam ressecamento na pele, em algumas épocas do ano como no inverno e no verão, a umidade do ar fica mais baixa, isso pode afetar a hidratação natural da pele. 

Coceiras em excesso costumam preocupar tutores. No entanto, em alguns casos é apenas a falta de hidratação adequada. Mesmo assim, é importante estar atento aos sinais e em caso de dúvidas, levar o animal para uma consulta com o veterinário. 

Entre os principais problemas de ressecamento canino estão as patas e os cotovelos. Além disso, nessas áreas são mais perceptíveis e podem indicar que o animal está com algum probleminha. No dorso do animal, o ressecamento aparece normalmente associado às descamações da pele.

A melhor forma de combater os ressecamentos causados são através do uso de cremes hidratantes para cachorro que serão indicados após o diagnóstico do problema por um médico veterinário. Caso seja uma seborreia seca, o uso de creme hidratante para cachorro pode ser fundamental.

No entanto, é importante tomar cuidado para que o diagnóstico esteja correto, afinal, o hidratante pode piorar algumas doenças. Hidratar um cão com seborreia oleosa, pode acabar causando queda de pelos e complicando ainda mais a pele do bichinho. Por isso, a importância de consultar um veterinário. 

As almofadinhas do cachorro que se localizam nas patas são bem frágeis e podem ficar ressecadas com mais facilidade, especialmente caso sejam expostas a altas temperaturas durante os passeios em dias quentes. 

Nesse caso o hidrante para as patas pode ser de grande ajuda e devem ser aplicadas especialmente após os passeios. 

Além do ressecamento da pele, os pêlos também podem ser hidratados. Ao promover a hidratação da pelagem do animal, automaticamente a pele está se hidratando. A hidratação dos pelos costuma ser feita em animais de pêlo longo, contudo, animais de pelagem curta também podem se beneficiar dos hidrantes. 

Cuidados para evitar o ressecamento da pele dos cachorros

hidratar cachorro

É claro que em determinadas estações do ano os animais precisam de uma ajudinha extra dos cremes hidratantes. No entanto, existem alguns cuidados que podem ser colocados em prática diariamente para evitar o ressecamento.

Separamos 6 dicas que você precisa saber!

  1. Escove os pêlos do pet: a escovação frequente estimula os folículos da pele, ajudando na liberação dos óleos hidratantes naturais da pele do animal.
  2. Em dias frios, coloque roupinha no pet: embora eles possuam pelos que ajudam no aquecimento, uma camada de tecido auxilia no aquecimento e, com isso, evita o ressecamento da pele. 
  3. Evite muito sol e calor: evite sair com o pet em dias nos horários mais quentes. Além de ressecar a pele, o calor pode aquecer o solo e queimar as almofadinhas das patas.
  4. Cuide da alimentação do pet: uma ração rica em nutrientes também ajuda muito na hidratação da pele e na saúde dos pelos do cachorro. No entanto, caso a ração já seja de qualidade e o animal ainda esteja com o pelo ressecado, procure um veterinário para suplementação
  5. Abuse da água: não é novidade que a água é uma eficiente forma de hidratação para a pele e com os animais não é diferente. Portanto, procure formas de incentivar seu animal a beber água. Nos dias mais quentes, uma boa dica é colocar pedrinhas de gelo na água, dessa forma ela fica mais fresquinha e os cachorros se sentem estimulados a beber. 

Agora que você já sabe como hidratar seu cachorro, que tal saber mais dicas de saúde no nosso blog?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário