Descubra os sintomas e tratamentos para peixe com íctio

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ictio

O íctio em peixes é uma infecção parasitária conhecida popularmente como a “doença dos pontinhos brancos”.

Isso porque as manchinhas brancas são o principal sintoma da presença do protozoário Ichthyophthirius no organismo do pet. Conheça outros sintomas de peixe com íctio, os tipos de tratamento e como evitar a doença.

Principais sintomas de peixe com íctio

Além as pequenas manchinhas brancas pelo corpo do peixe, principalmente na região das nadadeiras, os outros sintomas de íctio em peixes em peixes são:

  • coceira;
  • irritação;
  • feridas no corpo;
  • pet se esfregando em acessórios ou itens de decoração.

Ao notar algum desses sintomas, procure urgente a ajuda de um médico-veterinário especializado em peixes. Pois, caso as manchas cheguem às brânquias, o pet pode sofrer com problemas respiratórios e vir a óbito. 

Como fazer o diagnóstico de íctio no peixe?

O diagnóstico de íctio no peixe deve ser feito apenas por um profissional. Após realizar os exames necessários, ele poderá indicar o tratamento mais assertivo.

Para preservar a saúde do pet, o recomendado é colocar peixe em um saco com água do próprio aquário e levá-lo com urgência ao veterinário. 

Tratamento para peixe com íctio

Tratamento para peixe com íctio

O tratamento para peixe com íctio é feito com administração de parasiticidas na água a cada 48 horas, de acordo com a orientação do veterinário.

Para que o tratamento seja mais efetivo, a recomendação é aplicar o medicamento no começo ou final do dia.

Após despejar o remédio para íctio em peixe, deixe a luz artificial e o filtro do aquário desligados. Por fim, mantenha a temperatura da água entre 28 e 30°C, pois Isso irá ajudar na eliminação do parasita do organismo do pet.

Um jeito de estimular o restabelecimento do animal é oferecer suplementos vitamínicos juntos com a ração do peixe. Dessa maneira, ao mesmo tempo que o parasita é eliminado, o sistema imunológico do peixe vai se recuperando.

O que causa íctio no peixe?

ictio em peixe

A origem do íctio no peixe é a pouca imunidade, associada à introdução de outros peixes ou acessórios contaminados com Ichthyophthirius. 

Essa queda na defesa do organismo do pet acontece por conta da mudança brusca na temperatura ou parâmetros de pH da água. Além disso, excesso de amônia e nitritos ajudam a baixar a imunidade do peixe.

Como evitar peixe com íctio?

A melhor maneira de prevenir a íctio no peixe é investir na higiene e na manutenção da qualidade da água do aquários.

Para isso, a recomendação é manter o nível de alcalinidade de água mais próxima do neutros. Nesse caso, procure deixar o nível de pH entre 6,5 e 7,5.

Outro cuidado importante é evitar o acúmulo de sujeiras e dejetos na água. A melhor maneira de promover a limpeza da água é com um sistema de filtragem adequado à capacidade do aquário.

Por fim, evite variações bruscas na temperatura da água com o uso de termômetro e termostato.

Dessa maneira, você garante que o seu peixe de estimação terá um desenvolvimento saudável ao longo da vida.

Gostou de saber o que é, sintomas, tratamento e prevenção de íctio em peixe? Para aprender mais cuidados com aquarismo, continue navegando no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário