Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Íctio: saiba o que é e como tratar a doença

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ictio

Os peixes são animais bastante tranquilos e que, por não emitirem som ou por não manifestarem sinais de dor e incômodo, é muito difícil de identificar quando algo não está bem. Uma boa dica para isso, inclusive, é sempre se atentar à aparência deles ou do aquário. Caso o seu amiguinho aquático esteja com alguns pontos brancos pelo corpo, por exemplo, atenção: ele pode estar com íctio!

O íctio é uma doença extremamente prejudicial para os peixes, pois pode causar diversos problemas de respiração, podendo ser fatal. O sinal mais aparente são pequenas bolinhas brancas, que se parecem com grãos de sal, por todo o corpo do peixinho.

Mas calma! Quando identificado a tempo, o íctio tem cura! Então, vamos falar um pouquinho sobre os sintomas e tratamento desse problema.

Quais são as causas do íctio?

Trata-se de uma doença parasitária, e é bastante frequente nos aquários. Ele é causada pelo Ichthyophthirius multifiliis, um parasita que se instala no corpo dos peixes para se alimentar de tecidos, sangue e sucos tissulares.

É muito comum os aquaristas associarem o frio como causador dessa doença, já que, sim, é mais recorrente que os peixes peguem o íctio no inverno. Mas não, as temperaturas baixas não são a causa do problema. 

O que acontece é que, quando ocorre uma mudança muito brusca na temperatura da água, os peixes tendem a ficar estressados. E o estresse, como sabemos, leva à baixa imunidade – sendo esse o melhor momento para doenças de diversos tipos se manifestarem.

Caso o seu aquário, acessórios de aquarismo ou peixes já tenham tido algum contato com o ictio, ele irá contaminar todo o ecossistema. É justamente neste período de estresse e de fragilidade dos peixes que o parasita irá se manifestar. 

Porém, vale ressaltar que as mudanças de temperatura não são as únicas coisas capazes de debilitar o sistema imunológico dos peixinhos. O excesso de amônia e de nitritos na água do aquário também pode causar esse problema, além de uma mudança brusca de pH.

Quais são os principais sintomas da doença?

O principal sintoma é o surgimento de pontinhos brancos no corpo dos peixes. Inclusive, não à toa que, justamente por isso, o íctio é popularmente conhecido como a “doença dos pontos brancos”. Essas bolinhas costumam se espalhar pelo corpo do pet, principalmente nas nadadeiras. Quando se instalam nas brânquias, levam o peixe a ter dificuldade respiratória.

Mas é importante saber que, na verdade, a primeira fase da doença acontece antes mesmo da manifestação dos pontos brancos, em que os peixes infectados começarão a apresentar algumas mudanças de comportamento, tais como: suas barbatanas ficarão dobradas contra o corpo; eles irão nadar de forma mais desengonçada; sentirão muita coceira e tentar se esfregar em pedras e objetos decorativos (o que, por sua vez, podem causar machucados pelo seu corpo).

Em seguida, as bolinhas brancas vão começar a aparecer de forma bastante discreta, sendo praticamente minúsculas. Ou seja, quando já for possível enxergar os pontinhos espalhados pelo corpo do peixe, significa que a doença já está avançada.

Como prevenir os peixes de pegar essa doença?

É essencial sempre manter a higiene e qualidade da água do aquário. Uma boa circulação e limpeza são fundamentais. Para isso, uma ótima dica é sempre contar com um sistema de filtração. 

É de suma importância, também, sempre se atentar às medidas de pH e dH ideias para a espécie do seu peixe. Além de, obviamente, ficar de olho na temperatura da água. Sendo assim, é possível adquirir um termômetro e termostato para te ajudar nessa missão. 

Sem contaminantes, sem mudanças bruscas de temperatura, sem gerar estresse nos pets e com uma alimentação de qualidade, eles com certeza ficarão bem.

Além disso, para que nenhum dos seus peixes ou acessórios de aquário tenham acesso ao parasita do íctio, é de suma importância adquirir todos esses produtos (e os animais de estimação em si) de uma loja confiável e de qualidade, como a Cobasi. 

Como tratar o íctio nos peixes?

É verdade que o íctio não consegue completar o seu ciclo de vida em águas mais quentes, entre 30°C e 32°C. Mas não tente regular a temperatura dessa forma, caso não tenha a certeza de que a espécie do seu peixe é capaz de tolerar, ou caso um veterinário não tenha recomendado. Além disso, como o íctio é causado por parasitas, não adianta fazer o uso de bactericidas. 

O primeiro passo é colocar os peixes infectados em um saco plástico próprio para eles, com a água do aquário, e levá-los o mais rápido possível ao veterinário. Com um diagnóstico preciso, o especialista pode optar pelo uso de medicamentos parasiticidas, eliminando a doença de forma eficiente.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário