Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jardim dos sonhos: 5 dicas para florir

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cuidados com o jardim

Um jardim cheio de verde ajuda a adicionar uma bela quantidade de qualidade de vida nos dias de qualquer um. No entanto, com a rotina corrida, o aumento do número de prédios e outros aspectos da vida cotidiana, esses espaços se tornaram cada vez mais raros.. até agora!

Cada dia é mais comum a procura pela criação de plantas para jardim, nem que seja dentro do apartamento. Com isso, a decoração para jardim cresceu significativamente nos últimos anos. Você certamente já ouviu falar de jardins de inverno, hortas e jardins verticais ou suspensos e, o termo da moda: urban jungle.

Você gosta do assunto, mas ainda está começando a cuidar de plantas? Este texto é perfeito para ajudar você a ter o jardim dos sonhos!

1. Cultive seu jardim com amor

Existem vários benefícios de um jardim dentro de casa, um deles está justamente no exercício da jardinagem. Uma atividade relaxante e divertida, conecta você com a natureza, ajuda na concentração e tranquiliza. A dica é investir amor e dedicação nos cuidados com o seu jardim.

Pode parecer tolo, mas a atenção e o carinho dedicados à atividade melhorarão os resultados. Separe e invista um pouco de tempo uma ou duas vezes por semana para aguar e cuidar do seu jardim. Ele recompensará com flores, frutos e muito beleza.

Você pode aproveitar o tempo sozinho ou praticar a jardinagem com amigos, filhos ou seus pais. A atividade proporciona momentos de relaxamento e qualidade, reduzindo o estresse. Com plantas em casa, a qualidade do ar também melhora e, se você plantar temperos ou hortaliças, ainda reforça sua alimentação de um jeito muito saudável.

Doe e receba amor!

2. Escolha com cuidado as plantas do seu jardim

samambaia

Flores para jardim, hortaliças, arbustos.. existe uma infinidade de plantas embelezar seu lar e a escolha dos tipos certos ajuda muito na construção do seu jardim dos sonhos.

Nosso foco será o jardim vertical, uma técnica que não exige muito espaço e utiliza paredes para adicionar o verde à decoração. Plantas pendentes são ótimas para embelezar o espaço com charme e movimento. É o caso da Jiboia e da Samambaia. Elas podem ser fixadas em ganchos no teto ou nas paredes.

Outra forma de fazer seu jardim vertical é usar treliça de madeira e vasos com suporte. A estrutura permitirá um florido jardim com Antúrios, Camélias e Begônias ou uma parede verde com Singônios ou até cactos! A dica para escolher as plantas para seu jardim é reunir espécies que tenham a mesma necessidade de sol e sombra.

Você ainda pode aproveitar as paredes da casa para fazer uma horta vertical com temperos. Além de mais verde, você desfrutará de aromas deliciosos e ingredientes sempre frescos.

3. Varie os tipos de vasos na decoração

Além das plantas ideias, um jardim dos sonhos precisa ter a decoração adequada. Os vasos de planta são os coadjuvantes perfeitos! Você pode optar por vasos em vários formatos e tamanhos, até diversos modelos dos práticos cachepôs, que recobrem os vasos e ainda dispensam a utilização do pratinho.

Eles estão disponíveis em diversos materiais, como plástico, concreto, cerâmica, polietileno, entre outros. Você pode escolher um deles ou combinar diversos tipos de vasos. Os vasos de plásticos são ótimos pela leveza e praticidade. Já os de concreto adicionam estilo ao ambiente. Os de polietileno possuem texturas e cores variadas, podendo se adequar aos mais variados ambientes. Os vasos de cerâmica possuem um estilo mais rústico e cheio de charme.

Você ainda pode optar pelas jardineiras, que são vasos mais largos e muito usados como floreiras. Normalmente instaladas em janelas, elas também podem encher sua sala ou quarto de vida e cor.

4. Estude sobre os cuidados

Plantas são seres vivos que exigem muitos cuidados e, mais que isso, possuem particularidades. Por isso, é fundamental estudar sobre cada tipo de planta que você tem em casa e saber pelo menos sobre a necessidade de sol, água e adubo.

Cada espécie se desenvolve melhor com o tipo de luz correta e uma frequência de regas. Para que o seu jardim dentro de casa esteja sempre bonito, não tente manter uma folhagem que gosta de sol em um local meia-sombra.

Para ajudar você nestes estudos, separamos algumas informações sobre quatro das plantas preferidas param ter dentro de casa: a samambaias, Begônias, Espada de São Jorge e as Suculentas.

Samambaia para jardim

A Samambaia gosta de meia-sombra e luz difusa. Plante-a em um vaso suspenso para que suas folhas caiam e ela fique ainda mais bonita. Evite o vento ao máximo e regue-a um pouco todos os dias, mas sem excesso.

Begônia Rex

Uma planta ornamental encantadora, a Begônia Rex gosta de meia-sombra e um local arejado, mas sem vento. Regue-a um dia sim e o outro dia não em épocas mais quentes. Nunca deixe o solo encharcado e evite molhar as folhas.

jardim de suculentas

Jardim de Suculentas

Fáceis de cuidar, as suculentas precisam de 4 horas de sol diariamente para crescerem saudáveis. A rega é semanal, mas é aconselhável sempre verificar a terra para ter certeza de que ela precisa de água. Além disso, verifique as folhas, que se estiverem murchas indicam a necessidade de mais água. Folhas apodrecendo, menos água.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta bem resistente, que fica bem em lugares com bastante luz, mas também na meia-sombra. Ela deve ser regada duas vezes na semana.

Dica! Pegue um caderninho e monte uma rotina de regas com a lista de todas as plantas do seu jardim.

5. Aposte na urban jungle

decoração de apartamento

Estar perto da natureza faz bem para o nosso organismo e você ainda sai ganhando com uma decoração cheia de cores e vida. Urban jungle, ou selva urbana, é uma tendência de estilo e decoração cada vez mais comuns em casas e apartamentos de todo o mundo. A ideia é levar o verde para dentro de forma integrada com móveis e artigos de decoração.

Para isso, os vasos e outros objetos de decoração são grandes parceiros. Eles possibilitam a montagem do ambiente de forma integrada e linda! Afinal, o jardim dos sonhos precisa ter a sua cara!

Conheça os móveis e produtos de decoração selecionados pela Cobasi.

Com tantas informações, você já pode começar a escolher as plantinhas que gostaria de ter ao seu lado diariamente. Não se esqueça das dicas sobre iluminação e ambiente, com os cuidados básicos, todas crescerão saudáveis.

Quer saber mais sobre jardinagem? Confira nossos posts:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. CRISTIANE ALMEIDA Tavares disse:

    Quero adotar um cachorro pequeno que não cresça quero pequeno,pra minha filha ,940286970

    • Cobasi disse:

      OI, Cristiane! Como vai? Adotar é muito bom! No entanto, mais do que o tamanho, é importante levar em consideração o comportamento do animal. Afinal é isso que realmente fará diferença. Sugerimos que visite nosso Centro de Adoção na loja Villa Lobos e encontre o amiguinho da sua filha. =)

Deixe o seu comentário