Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lambida de cachorro: entenda tudo sobre

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Lambida de cachorro

Se você é tutor de algum mamífero com certeza já recebeu uma lambida de cachorro. Essa é uma forma de se relacionar característica dessa classe de animais, a mesma que nós pertencemos. Cachorros lambem, morcegos lambem, crianças lambem.

Mas qual o motivo de tanta lambida? A língua é um órgão é um órgão poderosíssimo. Alguns répteis a usam para caçar, verificar a temperatura ambiente, procurar cheiros. Alguns insetos e pássaros a usam para caçar ou recolher materiais. Nós, mamíferos, a utilizamos para criar relações com o mundo.

Por isso, uma lambida de cachorro pode significar muitas coisas. E o mesmo vale para os gatos, hamsters ou vacas. Uma lambida pode ser sinal de carinho ou de depressão, pode servir para limpar o corpo ou conhecer o mundo, pode curar machucados ou fazer novos. Como entender, então, a linguagem das lambidas dos pets?

Lambidas lentas e gentis

Você já foi surpreendido por uma lambida lenta e gentil do seu cãozinho? Então alegre-se: ele está dizendo que te ama. Já reparou como as cadelas lambem seus filhotes com delicadeza? Este é um gesto de amor, um ato que pretende transmitir segurança e afeto.

Gatos que lambem uns aos outros estão criando vínculos entre si. O mesmo vale para cães ou hamsters. Aliás, o mesmo vale para humanos, já que o beijo de língua é um dos gestos de vinculação e intimidade mais poderosos que existem. 

Línguas rápidas e afobadas

Por outro lado, se as lambidas são rápidas e algo desesperadas, pode ser sinal que seu bichinho está demandando alguma coisa. Se as lambidas lentas representam um gesto de doação, as rápidas e afobadas representam um pedido.

O que o pet deseja pode variar bastante. Talvez esteja demandando mais atenção, ou que vocês saiam para fazer o passeio diário, ou então o que ele quer é água e comida. O fato é que lambidas rápidas representam a excitação provocada por um desejo. E pode ser, também, só saudade. Nesse caso o que o seu pet está demandando é a sua presença.

Lambida no próprio corpo

lambida de gato

Cachorros vivem lambendo o próprio focinho. Quando seu pet faz isso ele pode estar animado, limpando o nariz, ou mantendo o focinho hidratado. Porém, quando a lambida é obsessiva e frequente, é sinal de que a hora de procurar um veterinário chegou. Cães que lambem o próprio focinho por horas seguidas podem estar doentes ou deprimidos. 

Os sinais de doença não se resumem a lamber os focinhos. É muito comum que cães e gatos estressados desenvolvam a síndrome da lambedura, que é quando o animal lambe tanto uma parte do corpo que chega a abrir feridas no local. Se perceber esse comportamento em seu pet procure ajuda veterinária. 

Agora, não podemos esquecer das lambidas de higienização. Afinal, gatos e hamster, por exemplo, estão sempre lambendo o próprio corpo como forma de se limpar. Como a língua do hamster não é áspera como a do gato, esses roedores primeiro se esfregam com as patinhas para depois as lamberem. Já os gatos, em contraste, conseguem se limpar unicamente com as lambidas.

Em resumo: lambidas são formas que a maioria dos mamíferos desenvolveu para se relacionar uns com os outros e com o mundo. Servem para manter a higiene em dia e os vínculos afetivos fortes. Podem ser um presente ou um pedido. E também podem indicar que as coisas não vão bem. Por isso, fique atento à língua dos pets, eles também se comunicam por elas.

Gostou de saber um pouco mais sobre os significados das lambidas? Confira este posts sobre comportamento animal que separamos especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário