Lírio do Amazonas: saiba mais sobre a espécie

Compartilhar:


Saiba mais sobre o Lírio do Amazonas

Se você se interessa por jardinagem, certamente você já ouviu falar ou viu um Lírio do Amazonas e ficou encantado com o formato, a cor, a beleza e a duração dessa planta. Por isso hoje nós separamos algumas características e curiosidades para você se apaixonar ainda mais e, quem sabe, até cultivar um em seu jardim! 

Características do Lírio do Amazonas

Também conhecida como estrela-d’alva, estrela-de-belém e estrela-da-anunciação, o Lírio do Amazonas é uma planta originária da América do Sul, concentrada no Brasil – mais precisamente na floresta amazônica – Colômbia e Peru. 

Ela possui bulbos arredondados na parte de dentro que podem medir até 6 cm de diâmetro, além de folhas que podem chegar até 40 cm de comprimento. Suas flores são brancas e perfumadas e surgem em cachos de 3 a 6 unidades. Cada flor possui 6 pétalas que surgem em conjunto criando o formato de uma estrela. Entretanto, sequer é preciso das flores para que essa planta possa ser apreciada, pois o seu perfume suave e suas folhas compridas já se bastam para encantar a todos. 

O Lírio do Amazonas é uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida de longa duração podendo viver até mais de dois anos, ou mais de dois ciclos sazonais. A época mais comum em que essa planta costuma florescer é na primavera por conta do clima tropical dessa estação do ano. 

Uma curiosidade interessante é que, na Europa, o Lírio é visto como uma planta ornamental, mas os Europeus não têm muito sucesso no plantio, por conta do clima temperado desse continente ao longo do ano. Para que a planta floresça em lugares como a Europa, é preciso ser cultivada em estufas. 

Como posso cultivar o Lírio do Amazonas?

Saiba mais sobre o Lírio do Amazonas

O Lírio do Amazonas é excelente para ambientes internos como varandas ou janelas, pois é uma das poucas plantas que florescem na sombra, precisando receber uma carga pequena de sol. Também pode ser plantado em vasos largos e, se bem cuidado, pode florescer até 3 vezes ao ano.

O lugar ideal no seu jardim para cultivar essa planta é em canteiros adubados sob a copa das árvores, onde a sombra bate durante o dia, mas não impede que a planta deixe de receber iluminação e se aqueça ao longo do tempo. Além disso, ela deve ser cultivada em um substrato leve, fértil e que seja irrigado frequentemente. 

Qual é o jeito certo de plantar?

O plantio dos Lírios do Amazonas pede que você não coloque um bulbo muito perto do outro, dentro de um mesmo vaso. O indicado é que exista um espaçamento de 40 a 50 cm entre eles. Feito isso, na hora de cobri-los com a terra adubada, tente não colocar uma quantidade muito grande. Uma leve e fina camada de terra será o suficiente. Depois é só pressionar o substrato delicadamente ao redor dos bulbos, para se certificar de que eles estão bem firmes.

Nos dias seguintes à plantação, tente não regar em demasia para não afogar os bulbos e acabar fazendo com que eles apodreçam. O ideal é deixar a terra úmida, mas não molhada. Feito isso, apenas lembre das dicas de iluminação, deixando o seu lírio sempre aquecido, mas em lugares que não batem luz direta do sol.

Agora que você já sabe como plantar e cuidar de um lírio-do-amazonas, que tal ver outras dicas de jardinagem: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Suely disse:

    Amo lirio do Amazonas o meu demora muito pra florir tem ano que não dá flor .Ele fica em vaso perto da janela. Quando flurecencia chega a casa fica toda perfumada!

Deixe o seu comentário