Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lírio do vale: saiba tudo sobre ele

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lírio do vale com pétalas brancas
Lírios do vale pode ser plantados em vasos ou na terra.

O Lírio do vale é uma espécie de planta com um visual delicado e é bastante usado na decoração de jardins, salas de estar e casamentos. Vem com a gente e descubra como é fácil cultivar e cuidar dessa planta em casa!

O que é Lírio do vale?

O Lírio do vale é uma planta herbácea, que faz parte da família das Asparagaceae. Conhecida pelo nome de Convallaria majalis, ela tem como principais características ser originária da Europa e da Ásia, medir até 30 cm de altura e ter um aroma inconfundível.

Lírio do vale: qual é o significado?

O Lírio do vale é uma planta capaz de expressar sentimentos como alegria e felicidade, além disso, há lendas que ajudam a explicar sua importância.  A primeira delas tem a ver com o período de floração da planta.

De acordo com a crença popular, o Lírio do vale adorava ouvir o canto do rouxinol, pois o som alegrava tudo o que estava em volta dela. Porém, um dia o pássaro deixou de aparecer e as pétalas do lírio murcharam. A flor só voltou a florescer quando a ave cantou novamente, o que aconteceu no mês de maio.

A segunda lenda relacionada ao Lírio do vale é religiosa. Em alguns lugares, a planta é conhecida como “lágrimas de Maria”. Pois, acredita-se que o choro de Maria, quando Jesus foi crucificado, teria se transformado em lirios.

Cultive Lírios do vale

Uma das principais vantagens do Lírio do vale é que é muito fácil cultivar e cuidar, pois trata-se de uma espécie que exige pouca manutenção do apaixonado por jardinagem. Confira o passo a passo para cultivar Lírio do Vale em casa.

Escolha um local com iluminado

vaso com lírios do vale
O lírio do vale precisa de uma local iluminado para se desenvolver.

A planta que precisa de clima ameno, úmido e com boa iluminação para poder se desenvolver. Por isso, escolha locais à meia sombra para cultivá-la. Varandas e próximo às janelas são boas sugestões para o seu vaso com lírios.

É importante lembrar que o Lírio do vale é uma espécie que precisa de exposição à luz indireta do sol por, aproximadamente, 5 horas por dia. Evite fazer o cultivo em locais abertos, pois ela não suporta geadas, frio intenso e exposição direta aos raios do sol.

O substrato ideal para Lírio do vale

Para plantar Lírio do vale corretamente, é preciso ter atenção à escolha do vaso e do substrato que irá abrigar a planta. O recomendado é optar por vasos de cerâmica ou argila com furos em sua base, pois facilitam a drenagem do solo.

Prefira substratos que combinem terra de jardim, húmus de minhoca e areia para ajudar no processo de drenagem. Além disso, na hora de fazer a adubação, use sempre produtos ricos em matéria orgânica.

Cuidados com a rega

Assim como a maioria das plantas, o lírio precisa de um solo úmido para poder se desenvolver. Porém, é necessário ter cuidados com a rega para não deixar o substrato encharcado e assim, prejudicar as raízes da planta.

O ideal é fazer a rega direta do solo três vezes por semana. Mas uma dica importante é verificar antes como está a umidade do substrato. Para isso, coloque o dedo na terra e só hidrate o solo caso perceba que está seco. 

Podas no inverno

A poda periódica é necessária para manter o seu lírio sempre saudável. De acordo com especialistas, a melhor época para remover as folhas secas e mortas é durante o inverno, pois estimula a renovação das folhagens.

Tem pet em casa? Cuidado!

Você tem crianças pequenas, cachorros ou gatos em casa? Então é melhor ter cuidado. O lírio, apesar de toda a sua delicadeza e beleza, é um tipo de planta tóxica. Ao perceber qualquer mal-estar em seu animal de estimação, procure urgente um médico-veterinário.

Gostou de aprender sobre o cultivo do lírio do vale em casa? Então conta para nós qual é a sua planta preferida para decorar o ambiente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Joselita Maria disse:

    Muito Linda todas as flores ! Amo todas ! Meu mês de nascimento é dezembro, minha flor diz que é lírio do campo! Amei ! Mas acho que vou continuar comprando rosas vermelhas que adoroooo!

  2. Marina silvana da Rocha disse:

    Sou apaixonada por plantas,gostaria de comprar mudas deste lírio belíssimo,por favor pode dizer onde comprou agradeço muito,ótimo sábado pra você.

    • Cobasi disse:

      Mariana, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário