Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Machucado na almofada da pata do cachorro: saiba mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
machucado na almofada da pata do cachorro

Os cachorros são considerados os melhores amigos dos seres humanos. Eles costumam ser dóceis, amigáveis e bastante brincalhões. Mas isso varia de acordo com a raça e o humor do animal. Por serem muito agitados, é comum que acabem se machucando em algum lugar da casa ou do apartamento. Por isso é importante ficar atento caso tenha um machucado na almofada da pata do cachorro.

De modo geral, as almofadinhas são os tecidos finais da pata do pet, que está em contato permanente com o chão. Por conta disso, é importante que essa região esteja sempre segura, uma vez que constitui a única barreira entre os tecidos mais sensíveis do cão e as agressões presentes no solo.

Caso seu cachorro acabe machucando essa região, é importante que leve-o ao veterinário. Somente ele é capaz de entender a gravidade e tratar corretamente a lesão. Caso tenha ficado com curiosidade para saber como cuidar do machucado na almofada da pata do cachorro, continue a leitura deste artigo!

Principais causas para machucado na almofada da pata do cachorro

As feridas nas almofadinhas das patas dos cães acontecem com certa frequência. Normalmente, elas ocorrem devido a três fatores: traumatismo, erosão ou queimadura. No caso da primeira situação, o animal se corta ao pisar em farpas, vidros, pontas de metal afiadas e outros elementos cortantes. 

Já no caso da erosão, a almofadinha do cachorro pode sofrer devido à ação de caminhar por um longo período de tempo em terrenos duros e que produzem muita fricção. Por exemplo, sobre rocha vulcânica ou areia da praia. Por fim, a queimadura costuma dar-se devido à ação do calor. Muitos cachorros machucam a almofada da pata por caminharem sobre o asfalto quente, sobre terreno gelado ou sobre neve.

machucado na almofada da pata do cachorro

Em alguns casos, pode ocorrer lesões sem que haja sangramento. Nesse caso, é importante evitar que o cão caminhe sobre terrenos que possam castigar. Lembrando que, em caso de lesão, é fundamental levar o seu pet ao veterinário. Afinal, só o profissional é capaz de cuidar do animal da melhor maneira.

Cuidado da ferida na almofadinha do cão

Quando existe uma ferida na almofadinha do cachorro, é importante lavar cuidadosamente com água abundante e com sabão. Após esse procedimento, com o maior cuidado possível, se o tutor já aplicou o soro fisiológico, é de extrema importância se assegurar de que não resta nenhuma sujeira no local lesionado.

Agora, caso a ferida seja ainda mais profunda e grave, é considerável aplicar pontos de sutura na região para facilitar uma cicatrização adequada. Às vezes, também será necessário aplicar uma pomada antibiótica. Mas isso tudo só deverá ser feito com a orientação de um veterinário. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário