Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como escolher a melhor mangueira de jardim para sua casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mangueira de jardim

Não basta ir até a loja e comprar uma mangueira de jardim para a casa. Há diversos fatores a serem considerados na hora da escolha, e vamos agora te dar algumas dicas para você nunca errar.  

Existem vários tipos de mangueira e elas não se diferenciam apenas pela aparência, mas sim pela qualidade e para que ela será utilizada. Vamos lá?

Quais os principais tipos de mangueira de jardim?

Na hora de escolher uma mangueira de jardim, leve em conta para que ela será utilizada. Existem pessoas que usam a mangueira para lavar o quintal, para regar as plantas, ou simplesmente para jogar uma aguinha no chão para refrescar. 

Para isso, será necessário analisar os principais tipos de mangueira na hora da escolha. Vamos aos principais: 

Mangueira de borracha 

As mangueiras em borracha costumam ter mais elasticidade, são mais resistentes às ações do tempo, como mudanças de temperatura e luz solar e transferem uma pressão de água de 1 para 10 atm. 

No entanto, elas costumam ser mais pesadas e a borracha pode ser tóxica. Neste caso, é importante deixá-la longe de animais domésticos. 

Mangueira de PVC

A mangueira feita em PVC é mais acessível. Ela é composta de camadas, quanto maior o número de camadas, menos ela tende a se deformar com o tempo de uso. São mais resistentes a ações do tempo e a pressão da água, o que faz com que elas durem mais tempo. 

Mangueira em plástico

A mangueira em plástico também pode ser mais acessível, contudo, elas são intolerantes a mudanças de temperatura, se deformam com facilidade e não são tão resistentes à pressão da água, que não pode passar dos 5 bar. 

Mangueira em Silicone

As mangueiras confeccionadas em silicone são mais elásticas e resistentes, aguentam temperaturas entre -20°C e 40°C, são comumente usadas na horticultura, por serem resistentes. 

Mangueira em Nylon

As mangueiras em Nylon são muito leves, pouco volumosas, resistentes e flexíveis. No entanto, elas não aguentam temperaturas muito altas e grande pressão. 

Fatores a serem consideradas na hora de escolher

homem usando mangueira de jardim para regar plantas

Tamanho da mangueira

Quando falamos sobre o tamanho da mangueira, precisamos considerar também o diâmetro. Antes de escolher uma mangueira de jardim, é importante você analisar qual tamanho ela precisará ter para alcançar todo o local

O ideal, é medir a distância existente entre a fonte de água e ponto de irrigação, depois, você pode arredondar o número do resultado, para garantir uma mangueira de tamanho adequado. 

O diâmetro deve ser de acordo com o tamanho da torneira, há mangueiras com 13 mm, 19,mm, 25mm, mas também pode ser utilizado adaptadores para que elas caibam na torneira. 

Vida útil da mangueira

A vida útil da mangueira vai variar de acordo com seu uso, onde fica exposta e de que material ela é feita. 

As mangueiras de borracha podem ter uma vida útil de até 20 anos, quando armazenadas de maneira adequada. Já as de plástico e PVC são mais fáceis de se deformar, por isso podem ter uma durabilidade menor. 

O ideal é que nas épocas mais frias do ano, as mangueiras sejam guardadas, a fim de não ressecarem devido às ações do tempo. Uma boa dica na hora de guardar as mangueiras é utilizar um suporte para mangueiras. Dessa forma elas ficam enroladas e são armazenadas sem deformar

Gostou de conhecer mais sobre mangueiras? Continue lendo nosso blog para saber mais dicas de jardinagem:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário