Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Máquina de tosa: como funciona e o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Máquina de tosa: como funciona e o que você precisa saber

Você sabe o que é a máquina de tosa e como ela funciona? Essas máquinas são instrumentos profissionais, utilizados em pet shops, clínicas e hospitais veterinários, para remover total ou parcialmente os pelos de animais diversos, principalmente cachorros.

A manutenção dos pelos dos cães é uma parte importante da sua saúde, especialmente nos casos dos cães com pelo longo. Com os movimentos que os cachorros fazem, é natural que se formem nós, e nem sempre é possível removê-los com uma simples escovação.

A máquina de tosa pode ser uma boa opção para você que precisa tosar o seu cão com frequência, mas que prefere não enviá-lo todas as vezes para o pet shop, e também caso esteja querendo começar o próprio negócio. Vem com a gente saber mais sobre esse assunto!

Diferença entre a máquina de tosa e uma máquina de cortar cabelos

Diferença entre a máquina de tosa e uma máquina de cortar cabelos

Ainda que sejam aparelhos semelhantes no formato, a máquina de tosa não é adequada para uso em humanos, assim como a máquina de cortar cabelos não serve para tosar animais.

A principal diferença entre elas está nos pentes e nas lâminas. Enquanto a máquina de tosa tem lâminas mais resistentes, acompanhadas por pentes maiores, as máquinas de cortar cabelo tem lâminas mais frágeis, que tendem a perder o corte em contato com os pelos dos animais, que são naturalmente mais espessos do que os cabelos humanos.

A máquina de tosa, por ser um instrumento profissional, foi desenvolvida para suportar um uso mais prolongado sem danificar. Já as máquinas de cortar cabelo, ainda que sejam utilizadas em salões profissionais, não costumam ser usadas por longas horas seguidas.

Cuidados e manutenção com a máquina de tosa

O principal dos cuidados com a máquina de tosa é a higiene entre um uso e outro. A remoção dos pelos que porventura ficam presos à máquina é fundamental para que o instrumento permaneça como novo por muito mais tempo.

Além disso, existe um óleo próprio para manter a máquina de tosa lubrificada. O uso é indicado para manter a máquina funcionando perfeitamente e evitar que as lâminas fiquem prendendo nos nós e emaranhados dos pelos do animal.

Acessórios da máquina de tosa

Acessórios da máquina de tosa

Além do óleo lubrificante para manter a máquina de tosa funcionando perfeitamente, existem também alguns outros acessórios que podem tornar o uso desse equipamento melhor e mais eficiente.

Como os animais têm diferentes tipos de pelagem, com pelos mais curtos ou mais longos, mais grossos ou mais finos, a escolha da máquina de tosa e de uma escova adequada para o tipo de pelo do animal é importantíssimo para um bom resultado.

Também é preciso observar se o objetivo é apenas aparar os pelos ou removê-los completamente. Existem alguns casos em que o animal sofre uma lesão e é preciso aplicar medicamento no local. Nessas situações, a remoção completa dos pelos dá uma melhor visibilidade da lesão, e torna até mais eficaz o uso do remédio, que passa a ser colocado diretamente sobre a pele e não fica preso nos pelos.

Seja qual for o modelo escolhido de máquina de tosa, é muito importante que você siga as orientações do fabricante para fazer o melhor uso possível do equipamento, além de manter o pet em segurança.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Fatima disse:

    Acho bem interessante a observação

Deixe o seu comentário