Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que é ser voluntário e como ajudar na causa animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
voluntaria cuidando do cachorros
Voluntariado é um trabalho importante para a causa animal

Quem gosta de animais e não aceita ver os peludinhos sofrendo pelas ruas, certamente já se perguntou o que é ser voluntário e como ajudar uma ONG de proteção animal. Se esse é o seu caso, você está no lugar certo!

Continue com a gente e conheça mais sobre o trabalho voluntário de milhões de pessoas que fazem a diferença na vida de cães, gatos e outros animais Brasil afora.

O que é ser um voluntário?

De acordo com a definição usada pela ONU, um voluntário é uma pessoa que, por interesse pessoal ou espírito cívico, dedica parte do seu tempo a um trabalho não remunerado. Na maioria dos casos, essa atividade está ligada às organizações de bem-estar social ou coletivos, como as ONGs de proteção animal.

Trabalho voluntário com animais

Se você quer dedicar parte do seu tempo às causas sociais e se tornar um verdadeiro voluntário da causa animal, uma ótima maneira é atuar junto às ONGs. Há opções que vão desde organizações de proteção aos animais até protetores independentes, passando por órgãos públicos com atuação na causa.

No geral, as organizações de interesse social desenvolvem um trabalho importante de resgate, acolhimento, cuidados e encaminhamento para adoção de animais abandonados. Em sua maioria são cães e gatos, mas muitas instituições atuam também com coelhos, roedores e até animais de grande porte.

O trabalho voluntário em ONGs de animais vai desde a ajuda em resgates, até o trabalho financeiro, passando por contribuições importantes como caronas solidárias, por exemplo. Existem muitas formas de ajudar, não é mesmo?

O que um voluntário em ONGs de proteção animal faz?

Muito além de resgatar e participar de eventos de adoção, quem deseja contribuir participando em ONGs de proteção animal, tem uma série de atividades nos mais diferentes segmentos de atuação.

Confira na lista abaixo como ser voluntário em ONGs de animais fazendo o que você gosta:

  • participar do resgate de animais abandonados e/ou vítimas de maus-tratos;
  • cuidar dos animais durante feiras de adoção pet;
  • criar e divulgar campanhas de conscientização à posse responsável, à vacinação, castração e muito mais;
  • promover eventos em escolas para educar crianças sobre cuidado com animais;
  • colaborar em campanha de doação de alimentos, medicamentos ou arrecadação de fundos;
  • cuidar da limpeza e manutenção do abrigo dedicado aos animais;
  • dar banho em animais de ONGs;
  • oferecer lar temporário solidário até o animal ser adotado;
  • dar caronas solidárias;
  • fazer a organização financeira da ONG;
  • atuar na construção de parcerias entre empresas e ONGs;
  • ajudar na divulgação nas redes sociais;
  • para veterinários, fazer atendimentos solidários para animais sem tutores.

Um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo, pode fazer trabalho voluntário nas melhorias na estrutura dos abrigos. Um contador pode se tornar responsável pelo financeiro da ONG. Mais do que saber o que é um voluntário, é importante ter consciência que toda a ajuda é muito importante e que há muitas formas de colaborar.

Qual a importância do trabalho voluntário em ONGs de animais?

mulher cuidado de cachorro o que é ser voluntário
Voluntariar em ONGs de proteção animal é um gesto de amor.

Segundo números levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), há no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo que 60% são cachorros. Estima-se que nas grandes capitais do país há, aproximadamente, um cão abandonado para cada 5 habitantes.

A importância da existência de ONGs de proteção animal e o trabalho de voluntários é mudar esse cenário. É por meio dessa ação voluntária que cães e gatos recebem carinho, afeto, tratamento médico e encontram um tutor disposto a torná-los parte da família.

E você acha que só os animais é que tem a sua vida impactada pelo trabalho das organizações de proteção animal? Os voluntários também são positivamente influenciados. 

“O trabalho voluntário exige esforço, dedicação e normalmente não é fácil, mas os resultados fazem com que tudo valha a pena. Uma carona solidária ou o compartilhamento de um post podem ser decisivos para salvar a vida de um animal. Ver os animais adotados e felizes com as famílias não tem preço. Faz um bem enorme também para nós, para os animais e para o mundo”, conta Daniela Catelli, fundadora e voluntária da ONG Pet Friends Animal.

Como ser voluntário em ONGs de animais  

O primeiro passo é encontrar uma ONG ou um protetor independente e conversar sobre como gostaria de ajudar. Você pode levar ideias e oferecer formas de ajudar, mas também existe a possibilidade de consultar a organização sobre as principais necessidades.

No site Cobasi Cuida você encontra organizações parceiras engajadas na proteção animal e pode entrar em contato para oferecer sua força de trabalho como voluntário para a organização mais próxima de você.

Lá, você encontrará ONGs onde fazer trabalho voluntário com animais em São Paulo, trabalho voluntário com animais em Recife e vários outros estados brasileiros. Confira também, o calendário de eventos de adoção aqui no nosso blog e visite uma das famosas feirinhas para conversar pessoalmente com os responsáveis.

Agora você sabe o que é ser voluntário, que tal colocar as suas habilidades em prática e ajudar muitos animais?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Rosângela Ferreira Pinto disse:

    Amo bichinhos estou com 6 gatos sendo dois filhotes e dois cachorros a situação deles não são boas pois resgatei eles da rua aqui onde

  2. José Rubens oliveira do Nascimento disse:

    Tenho 5 gatos e 3 cachorros gosto muito de todos fico muito triste quando vejo um animal sofrendo nas ruas e não posso ajudar a todos porque não tenho condições financeiras mas sempre procuro fazer o possível pô cada um deles.

Deixe o seu comentário