Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quer descobrir o que escorpião come? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que os escorpiões comem? Uma alimentação exótica!

Os escorpiões, também popularmente conhecidos pelos nomes de alacrau ou lacrau, são animais invertebrados e artrópodes. De longe, aparentam ser inofensivos. Porém, em algumas regiões do mundo os escorpiões são grandes responsáveis por parte de muitos casos fatais, considerados predadores. Mas, na verdade, o que escorpião come?

Afinal, como todos os animais, eles também precisam se alimentar. Neste texto, você ficará por dentro das melhores opções de alimentos para escorpiões, além de conhecer suas principais características! Confira!

E a alimentação? O que escorpião come?

Esses animais se alimentam majoritariamente de insetos. Por isso, eles possuem um hábito noturno. Carnívoros e com uma habilidade para caçar impressionante, os escorpiões usam seus sensores (localizados em suas pinças e patas) para capturar suas presas.

Então, caso tenha um escorpião de estimação, saiba que os insetos devem ser dados vivos ao animal como alimento, por conta de seu instinto caçador. Além de tudo, a prática do canibalismo é comum entre os escorpiões, ou seja, eles podem se alimentar de animais da mesma espécie.

o que escorpião come

Confira uma lista com o que escorpião comem

  • Moscas;
  • gafanhotos;
  • lagartixas;
  • borboletas;
  • caracóis;
  • formigas;
  • minhocas;
  • camundongos;
  • aranhas;
  • entre outros.

Detalhes importantes sobre a alimentação do escorpião

Os escorpiões são incapazes de comerem alimentos sólidos, apenas líquidos. Portanto, não se alimentam diretamente de suas presas.

Por isso, utilizam suas pinças para capturar e triturar sua presa. Dessa forma, a picada age como neutralizadora caso a vítima tente escapar. Para ingerir a presa, eles utilizam as quelíceras, que auxiliam a desmembrar o alimento em várias partes.

Quanto tempo o escorpião pode ficar sem se alimentar?

Nativos de ambientes áridos e precários, os escorpiões são considerados grandes sobreviventes do reino animal. Um dos principais motivos de receberem esse título é por poderem passar um tempo maior sem acesso a refeição ou água. Na verdade, o tempo máximo chega a 1 ano! Já imaginou ficar todo esse período sem se alimentar?

Então, para isso, os escorpiões possuem a capacidade de desacelerar seu metabolismo. Assim, reduzem o gasto de energia e oxigênio. Mesmo em estado de inércia, independentemente de quanto tempo passar, assim que surge a oportunidade o escorpião consegue ativar suas habilidades de caça muito rapidamente.

Apesar de todos esses pontos positivos, os escorpiões, quando ingerem uma quantidade maior de alimentos, acabam retardando seu processo de movimentos. Dessa forma, acabam mais lentos e vulneráveis aos seus predadores.

Quais as principais características de um escorpião?

Os escorpiões possuem corpo alongado, com quatro pares de patas, um par de pinças no extremo anterior e apresentam um ferrão com glândulas de veneno na ponta da “cauda” articulada. Cada espécie pode variar de tamanho, cor e grau de fatalidade do veneno. O animal possui hábitos noturnos, saindo para procurar alimentos apenas no período da noite.

Uma curiosidade é o fato de escorpiões amarelos serem todos fêmeas. A reprodução acontece por partenogênese, ou seja, os óvulos da fêmea se dividem sem fecundação com o espermatozoide.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. geovana rodrigues disse:

    Muito bom este resumo, amei

  2. ANTENAS PAULO disse:

    Pergunta: escorpião come a mesma ração de animais domésticos? Ou seja: cachorro, gato

Deixe o seu comentário