O que são animais nocivos? Descubra aqui

Compartilhar:


Você já deve ter ouvido falar sobre os animais úteis, não é mesmo? Eles carregam essa nomenclatura porque são benéficos ao ser humano, muitas vezes, por fornecerem alimento ou outros produtos, além de terem valor econômico. Um exemplo disso são as abelhas, que fornecem o mel, a cera e o pólen. Mas o que são animais nocivos?

Bom, esses animais têm esse nome por um motivo: causam prejuízos aos seres humanos, podendo, inclusive, afetar sua saúde diretamente. Os insetos que atingem as plantações ou transmitem doenças são exemplos claros disso.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo: neste artigo, abordaremos tudo sobre animais nocivos para o ser humano. Vamos nessa?

Entenda mais sobre animal nocivo e útil

Dentro do reino animal, existem os chamados invertebrados. Eles são aqueles que não possuem coluna vertebral, nem vértebras e ou crânio.

Grande parte dos animais que passam pelas nossas vidas são invertebrados. A exemplo, podemos citar: insetos, crustáceos, aranhas, escorpiões, esponjas, águas-vivas, vermes, estrelas-do-mar, entre outros.

Os insetos são os que têm a maior diversidade dentre todos os animais. O que poucos sabem é que existem aqueles que são nocivos e outros que são úteis.  Mas, afinal, o que são animais nocivos?

Dentro desse cenário, é importante ressaltar que os animais só atacam quando se sentem ameaçados. Isso porque essa é uma forma de defesa. Se o ser humano ocupar o território de um animal, ele pode atacá-lo para defender o seu espaço.

Assim, se uma pessoa estiver numa mata e pisar ou tocar acidentalmente uma aranha ou um escorpião, provavelmente será picada, não é mesmo?  Esse processo de ataque se denomina instinto de sobrevivência do animal. Portanto, convém conhecer e respeitar os hábitos do animal, como qualquer animal peçonhento ou venenoso, evitando acidentes.

Quais animais são nocivos para os seres humanos?

Se ainda está se perguntando o que são animais nocivos, essa vai para você! Eles são aqueles que, de alguma forma, prejudicam os seres humanos. Normalmente, é devido à propagação de doenças, causando ferimentos; na destruição de plantações ou efeitos desagradáveis; fortes dores e paralisia do corpo, até o óbito. Os exemplos mais conhecidos desse tipo de animal são as cobras, os mosquitos, peixes e abelhas.

Mas não pense que um animal nocivo é semelhante com um animal venenoso, viu? Ele pode ser um animal nocivo em algumas circunstâncias, mas pode não ser em outras. Um bom exemplo são as abelhas, que apesar de terem uma picada fatal, produzem o mel, que é um alimento muito apreciado pelos seres humanos.

O mais indicado é que você respeite o espaço desses animais. Quando eles se sentem seguros, não atacam e, consequentemente, não causam nenhum tipo de preocupação na vida humana. 

Gostou de saber o que são animais nocivos? Que tal conferir outros conteúdos disponíveis aqui no blog? Veja abaixo!

Para que serve a cefalexina em animais?

Qual o animal que dorme com um olho aberto?

Panetone para cachorro: entenda se o seu animal de estimação pode comer

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário