Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o animal que dorme com um olho aberto?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Qual o animal que dorme com um olho aberto?

A natureza não vai nunca deixar de nos surpreender! A variedade de espécies animais ao redor do mundo é impressionante, assim como as características de cada uma delas. Como nós, seres humanos, precisamos de pelo menos algumas horas de sono profundo todos os dias para recuperar as energias e manter níveis ideais de desenvolvimento e saúde, é no mínimo interessante pensar em qual o animal que dorme com um olho aberto.

Nesse artigo vamos te contar mais a respeito de alguns desses animais incríveis, em especial sobre um deles, que vive cercado de mistérios e curiosidades: os crocodilos. Vem com a gente!

Tipo de animal que dorme com um olho aberto

Existem alguns animais que dormem com os dois olhos abertos por não terem pálpebras, como é o caso dos peixes. Mas os cientistas descobriram outro tipo de animal que dorme com um olho aberto, e a explicação para ofenômeno é fascinante.

Algumas espécies de aves, os golfinhos e os crocodilos possuem o chamado sono unihemisférico, que permite que um dos hemisférios cerebrais permaneça ativo enquanto o outro descansa. Esse recurso faz com que esses animais sejam capazes de repousar ao mesmo tempo em que se mantêm em segurança.

Ao observar ameaças de predadores e movimentações diversas no ambiente em que está, o animal que dorme com um olho aberto pode reagir mais rapidamente a vários tipos de ameaças, aumentando significativamente suas chances de escapar de um ataque inimigo.

Características gerais do crocodilo

Características gerais do crocodilo

Dentre as espécies apontadas pelos cientistas, o animal que dorme com um olho aberto descoberto mais recentemente foi o crocodilo. Esse réptil está no topo da cadeia alimentar e, portanto, não tem predadores naturais.

Juntamente com as aves, os crocodilos são os animais vivos mais próximos dos dinossauros. A maior parte dos crocodilos vive em rios, mas algumas espécies originárias da Austrália e das ilhas do Pacífico podem ser encontradas no mar também.

A alimentação do crocodilo é composta de aves aquáticas, peixes e mamíferos de pequeno porte. O crocodilo é extremamente ágil e pode se locomover com muita rapidez na água e na beira dos rios, então deve ser observado de longe e com muita cautela.

Curiosidade sobre os crocodilos

Ainda que sejam bem parecidos, o crocodilo e o jacaré são animais bem diferentes. O formato da cabeça e da boca, que é mais comprida e fina no crocodilo, no jacaré é mais curto e arredondado. Outras diferenças entre os dois animais também incluem a disposição dos dentes e as cores das escamas.

Por fim, se você já ouviu a expressão “lágrimas de crocodilo”, pode ter ficado curioso para saber de onde ela surgiu e por que remete a pessoas que choram sem sinceridade, ou sem motivo.

Os crocodilos são conhecidos por engolir grandes pedaços de carne de uma vez e, segundo os especialistas, quando isso acontece o céu da boca do animal é empurrado e pressiona seus canais lacrimais. Isso faz com que sejam liberadas as lágrimas, que dão a impressão que o animal está chorando de pena pela presa que enche a sua barriga. Demais, não é mesmo?

Continue aprendendo com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário