Saiba se papagaio pode comer laranja

Compartilhar:


papagaio pode comer laranja

A alimentação que você oferece ao seu pet é o que define o quão saudável o papagaio será. Uma questão muito importante para os tutores é o que essas aves podem comer. Uma das perguntas mais frequentes é se papagaio pode comer laranja. Neste artigo vamos responder essa pergunta e ainda te contar outras dicas para a alimentação destas aves.

Antes de mais nada, é importante lembrar que quando um animal silvestre é criado em casa, fica difícil reproduzir os hábitos dos animais silvestres. Principalmente quando o assunto é alimentação.

Com os papagaios não é diferente. Essas aves têm uma dieta muito variada. Quando estão soltos na natureza, eles têm o costume de comer diversas frutas, plantas, sementes e até mesmo alguns insetos.

Contudo, é fundamental ter em mente que a rotina de uma ave silvestre, na natureza, é extremamente agitada. Ou seja, é o oposto da vida das aves que foram domesticadas. Pensando nisso, é importante que o tutor busque garantir uma alimentação balanceada e específica para os papagaios.

Mas um papagaio pode comer laranja?

Como dissemos, é fundamental que a alimentação dessas aves seja variada. Contudo, além da ração própria para eles, as frutas e verduras podem e devem fazer parte da dieta dos papagaios. Cerca de 40% da dieta do papagaio precisa ser composta por frutas e verduras variadas – quanto maior a diversidade, melhor. 

O tutor pode oferecer pelo menos três frutas diferentes por dia. O importante é que elas sejam frescas e que estejam lavadas. Maçã, pera, laranja, tangerina, morangos e melancia podem ser oferecidas. Então, respondendo à pergunta, sim! Papagaio pode comer laranja. Mas também é importante que o tutor procure um médico veterinário para que a quantidade seja adequada para a ave. 

papagaio pode comer laranja

Mas o que mais os papagaios comem? 

Muitos tutores alimentam os papagaios com uma grande quantidade de semente de girassol. Mas é importante saber que essas sementes são pobres em nutrientes e ricas em gorduras. Por isso, é importante saber dosar a quantidade de sementes para oferecer às aves. 

Outro alimento comumente oferecido pelos tutores de papagaios é o mix de sementes. Essa mistura é realmente bem mais saudável do que oferecer somente sementes de girassol. Contudo, o tutor precisa ter cuidado, já que apenas as sementes não são suficientes para garantir todos os nutrientes necessários à saúde dos papagaios.

Por isso, o mix de sementes deve ser oferecido apenas como um petisco, nos momentos de descontração. Além disso e das frutas já mencionadas, estas aves também podem comer:

  • Verduras – Algumas folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola ajudam a manter a saúde da sua ave em dia.
  • Sementes – Apesar de não serem tão nutritivas, os papagaios adoram ganhar sementes como petisco.
  • Legumes – Abobrinha, batata e cenoura também são indicados.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário